V.A. British Steel: onze bandas dos porões das ilhas britânicas
Resenha - V.A. British Steel (Coletânea) - Diversos
Por Ivison Poleto dos Santos
Postado em 09 de setembro de 2017
Ah, coletâneas. Como são controversas. Amá-las ou odiá-las, eis a questão. Mas não se pode negar que várias bandas tiveram suas primeiras chances de gravar com elas. às vezes, a participação em uma coletânea pode ser a diferença entre parar e continuar. Dá ânimo aos músicos, especialmente para nós ligados ao Metal que enfrentamos tantas dificuldades para divulgar nossos trabalhos. Olhando para trás, as coletâneas feitas durantes os anos 1980s eram verdadeiros caldeirões de estilos de Metal tal a diversidade que elas, muitas propositalmente, abarcavam. A "Metal Massacre", talvez a mais famosa de todas, mostrou bandas como Metallica, Slayer, Lizzy Borden, Cirith Ungol, Armored Saint, Bitch, Metal Church e muitas outras. Outras como "Speed Metal Hell" foram o ponto de entrada para muitas outras bandas como Savage Grace, Flotsam and Jetsam, At War, Artillery e outras. Nós aqui no Brasil também tivemos o nosso quinhão. Quem não conhece a SP Metal I e II e Warfare Noise que apresentaram bandas que são clássicas hoje em dia.
A V. A. British Steel vem preencher este vazio e dar oportunidade a onze bandas que militam incansavelmente nos porões das ilhas britânicas. Bandas que precisam de um empurrão, de uma força inicial, todas elas que tocam aquele tipo de Metal chamado hoje de tradicional, old school ou simplesmente NWOBHM. Como todos nós sabemos, as coisas mudaram bastante desde o lançamento da primeira Metal Massacre. Até aí nenhum problema. Como nos ensina Engels as coisas devem mudar mesmo e isso é natural. Mas a questão é: está ficando cada vez mais difícil para os músicos viverem da sua música, e não só de Metal, outros estilos também vem sofrendo com as mudanças estruturais de mercado. Exceto, é claro, para aqueles que fazem aquele mesmo som que vimos ouvindo há pelo menos trinta anos. E é isso que tornam iniciativas como V. A. British Steel tão importantes. Alguém pode nos lembrar: mas esse tempo já passou! E eu digo, e daí? As onze bandas contidas na V. A. British Steel também não dão a mínima.
Amulet, Aggressive Perfector, Eliminator, Dungeon, Dark Forest, Toledo Steel, Vuil, Seven Sisters, Insurgency, Neronspoiler, Wytch Hazel são fiéis ao som do Metal dos anos 1980’s. E isso deve ser respeitado. Eu respeito. Bastante. Algumas delas estão juntas há pelo menos dez anos. Não se pode chamá-las de oportunistas. Com certeza não. É muito tempo para tocar para plateias minúsculas em lugares apertados, muitas vezes sem estrutura, com o próprio equipamento, carregando e descarregando tudo na raça. O tempo está dando o reconhecimento que elas merecem. E a V. A. British Steel cumpre bem esta tarefa. Todas as bandas tiveram a mesma chance. Todas foram muito bem gravadas. Talvez tenha sido a primeira (e única) vez que algumas pisaram em um estúdio profissional. Talvez algumas se separem depois do lançamento, mas e daí, todas tiveram a sua chance. E isso conta muito.
Musicalmente falando, V. A. British Steel é tão diversa quanto as suas famosas antecessoras. Ela mantém a mesma chama e paixão dos anos 1980. As bandas representam a miríade de estilos que já acontecia na época. Todos os estilos de Metal que existiam nos anos 1980 estão bem representados. Mais ainda, todas bandas tocam com muita paixão e garra. A V. A. British Steel é cheia de garra. Não há virtuosos, sem fritação, sem firulas. Percebe-se que muitos músicos são autodidatas, como muito eram na época, e é isso que nós queremos ouvir: garra! Ah, e tem mais! Vai acontecer um show de lançamento em Londres. Sim, é isso mesmo! E adivinhe quem abre? Grim Reaper.
Lista de músicas:
Amulet – Highway Woman
Aggressive Perfector – Harlot’s Spell
Eliminator – Lost To The Void
Dungeon – Queen Of Sin
Dark Forest – Where The Arrow Falls
Toledo Steel – Rock Nights
Vuil – Iron Witch
Seven Sisters – The Witch’s Eyes
Insurgency – Destined For Death
Neuronspoiler – Slay The Beast
Witch Hazel – Freedom Battle
V. A. British Steel será lançado em 22 de setember via Dissonance Productions and Back On Black.
O show de lançamento do álbum será no sábado 23 de setembro no The Underworld Camden, em Londres.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas que mais inspiraram o lado pesado do Queen, segundo Brian May
Metallica anuncia mais 12 datas da tour M72 para 2027
Como a opinião de James Hetfield sobre Lars Ulrich mudou ao longo dos anos
Falling in Reverse lança "Joseph", com Corey Taylor (Slipknot) e Serj Tankian (SOAD)
Baixo de James LoMenzo apresenta falha durante intro de "Peace Sells" em show do Megadeth
O cantor de power metal que aprendeu a cantar metal com Mariah Carey
O motivo que ainda impede Paulo Ricardo e Fernando Deluqui de reunir o RPM
Ian Gillan responde se Ritchie Blackmore se apresentará de novo com o Deep Purple
O grande problema do show de Roger Waters, segundo Ed Motta
Dave Grohl não acreditava no potencial de "Smells Like Teen Spirit"
"Back to the Beginning", adeus de Ozzy e do Black Sabbath, nos cinemas em outubro
A canção da Legião Urbana sobre a qual Dado Villa-Lobos errou em seu livro
Gessinger desfaz a comparação que persegue os Engenheiros do Hawaii há 40 anos
John Lennon sobre o real motivo da separação dos Beatles: "Era inevitável desde o Sgt. Pepper's"
A única regravação do novo disco do Accept que superou a original, segundo Wolf
O maior disco de heavy metal da história, na opinião de Doro Pesch
Relembre a trajetória do baterista Eloy Casagrande do Faustão ao Slipknot
A gozação contra emos que fez João Gordo perder seu último programa na MTV

Relevante como nunca, Totalitär retorna após vinte anos com EP furioso
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
Entre nostalgia, legado e recomeços, Beseech apresenta seu 7º álbum de estúdio
Veterano Sacrifice mostra que continua afiado como nunca no ótimo "Volume Six"
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



