Cartel da Cevada: uma bela rock opera regionalista
Resenha - Cartélico Vol. 1; Fronteira, Trago e Querência - Cartel da Cevada
Por Victor de Andrade Lopes
Postado em 15 de agosto de 2017
Uma campanha de financiamento coletivo depois, e o Cartel da Cevada - mais um filho da usina de bandas de rock que o Rio Grande do Sul se revelou nas décadas recentes - deu à luz seu segundo disco de estúdio, Cartélico Vol. 1: Fronteira, Trago e Querência. Com a obra, conseguiram o que muitas bandas novas de rock nacional tentam, mas fracassam miseravelmente: fazer rock and roll em português sobre cerveja, churrasco e mulher sem ficar forçado.
Em forma de rock opera, o lançamento aborda a história de um gaúcho em sua jornada do interior do mais meridional dos estados brasileiros para a sua capital Porto Alegre. As aventuras rendem faixas sobre assuntos banais como churrasco ("O Assador") e cerveja ("Enquanto a Ceva Não Gela"); poemas pornográficos com requintes de escatologia ("O Ginete do 4º Distrito"); impressões sobre a capital ("Porto Alegre Pelamor") e até um bate-papo com um extraterrestre vem parar no meio da história ("Bacontato").
Para dar voz aos personagens, além do próprio vocalista Igor Assunção, que lembra de longe o finado Chris Cornell, um grande time de convidados especiais foi chamado: Cristiano Wortmann (Hangar/ZeroDoze), Carlos Carneiro (Bidê ou Balde/Império da Lã), Jacques Maciel (Rosa Tattooada), Iuri Sanson (Hibria), entre outros.
No campo instrumental, o rendimento foi farto. "A Barbada" e "Minuano" abrem com riffs iommíticos. "Porto Alegre Pelamor" nos leva a uma deliciosa viagem instrumental tecladística com aromas de Deep Purple. "Vermelho na Prata" entrega um dos melhores solos do álbum numa base à la Megadeth. E será que o acordeão em "O Assador", na abertura "Fronteira", no encerramento "Timbuka e Querência" e nos interlúdios nos permitem atribuir-lhes o rótulo de folk rock? Tal instrumento, junto com as letras, deu o mais óbvio toque de regionalismo ao trabalho, que é no geral bem puxado para a cultura gaúcha.
E foi assim, com letras bem elaboradas e uma instrumentação de primeira, que o Cartel da Cevada construiu um disco de "música séria" com temas leves. É o Rio Grande do Sul mais uma vez dando uma aula de rock independente.
Segundo seu site oficial, a banda queria "fazer um disco ao mesmo tempo inovador e audacioso no cenário musical gaúcho e brasileiro". Conseguiram. O lançamento pode ser baixado por apenas R$ 15 no site, embora essa versão lamentavelmente omita a introdução e os três interlúdios, em que regionalismo aflora como nunca. Vamos apoiar o rock nacional de qualidade?
Abaixo, o vídeo da faixa "Enquanto a Ceva Não Gela".
Track-list:
1. "Fronteira"
2. "A Barbada"
3. "Incumbência"
4. "O Assador"
5. "Enquanto a Ceva Não Gela"
6. "Porto Alegre Pelamor"
7. "Lembranças de Melancia"
8. "Bacontato"
9. "O Ginete do 4º Distrito"
10. "Vermelho na Prata"
11. "Minuano"
12. "A Barganha"
13. "A Razão, a Maldade e a Visão"
14. "Timbuka e Querência"
Fonte: Sinfonia de Ideias
http://bit.ly/carteldacevada
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
Os 4 indícios de que Floor Jansen já estava mesmo de saída do Nightwish
Nightwish anuncia saída de Floor Jansen, e 2027 já tem planos dos dois lados
5 cantoras que poderiam substituir Floor Jansen no Nightwish sem problemas
Fãs do Nightwish reagem à saída da vocalista Floor Jansen
O disco injustiçado dos anos 90 do Iron Maiden, de acordo com Regis Tadeu
A banda que James Hetfield odeia e Robert Trujillo ama: "É por isso que eu os odiava"
O dia em que Steve Harris virou checador de fatos do baterista do Nightwish
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
Após saída do Nightwish, Floor Jansen se dedicará à carreira solo
Os álbuns do Metallica que Kirk Hammett exalta e James Hetfield chama de forçados
O clássico de Raul Seixas que é tão agudo que até Xororó pediu para baixar o tom
Equipe médica retira tecido do quadril para reconstruir mão de vocalista do Fleshgod Apocalypse
Os álbuns do Iron Maiden que colocam Bruce Dickinson e Steve Harris em lados opostos
A melhor banda brasileira de prog metal segundo o Loudwire
Brian Johnson revela segredo obscuro de Angus Young, guitarrista do AC/DC
Quando Axl Rose foi a todos os shows de uma turnê da banda concorrente do Guns N' Roses
Jason Newsted é melhor que Cliff Burton, mas Lars e James ferraram ele no Metallica


Kiss - há 44 anos, "Creatures of the Night" marcou o retorno da banda ao hard rock pesado
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
A Tempestade (ou O Livro dos Dias): 30 anos da despedida
"Se o Rádio Não Toca", o raro registro ao vivo de Raul Seixas que ganhou edição definitiva
Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Pride Of Lions Mantém a Tradição do AOR Clássico em "Unbridled"
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
Alice In Chains: Sete músicas, que podem mudar a vida de uma pessoa



