Cartel da Cevada: uma bela rock opera regionalista
Resenha - Cartélico Vol. 1; Fronteira, Trago e Querência - Cartel da Cevada
Por Victor de Andrade Lopes
Postado em 15 de agosto de 2017
Uma campanha de financiamento coletivo depois, e o Cartel da Cevada - mais um filho da usina de bandas de rock que o Rio Grande do Sul se revelou nas décadas recentes - deu à luz seu segundo disco de estúdio, Cartélico Vol. 1: Fronteira, Trago e Querência. Com a obra, conseguiram o que muitas bandas novas de rock nacional tentam, mas fracassam miseravelmente: fazer rock and roll em português sobre cerveja, churrasco e mulher sem ficar forçado.
Em forma de rock opera, o lançamento aborda a história de um gaúcho em sua jornada do interior do mais meridional dos estados brasileiros para a sua capital Porto Alegre. As aventuras rendem faixas sobre assuntos banais como churrasco ("O Assador") e cerveja ("Enquanto a Ceva Não Gela"); poemas pornográficos com requintes de escatologia ("O Ginete do 4º Distrito"); impressões sobre a capital ("Porto Alegre Pelamor") e até um bate-papo com um extraterrestre vem parar no meio da história ("Bacontato").
Para dar voz aos personagens, além do próprio vocalista Igor Assunção, que lembra de longe o finado Chris Cornell, um grande time de convidados especiais foi chamado: Cristiano Wortmann (Hangar/ZeroDoze), Carlos Carneiro (Bidê ou Balde/Império da Lã), Jacques Maciel (Rosa Tattooada), Iuri Sanson (Hibria), entre outros.
No campo instrumental, o rendimento foi farto. "A Barbada" e "Minuano" abrem com riffs iommíticos. "Porto Alegre Pelamor" nos leva a uma deliciosa viagem instrumental tecladística com aromas de Deep Purple. "Vermelho na Prata" entrega um dos melhores solos do álbum numa base à la Megadeth. E será que o acordeão em "O Assador", na abertura "Fronteira", no encerramento "Timbuka e Querência" e nos interlúdios nos permitem atribuir-lhes o rótulo de folk rock? Tal instrumento, junto com as letras, deu o mais óbvio toque de regionalismo ao trabalho, que é no geral bem puxado para a cultura gaúcha.
E foi assim, com letras bem elaboradas e uma instrumentação de primeira, que o Cartel da Cevada construiu um disco de "música séria" com temas leves. É o Rio Grande do Sul mais uma vez dando uma aula de rock independente.
Segundo seu site oficial, a banda queria "fazer um disco ao mesmo tempo inovador e audacioso no cenário musical gaúcho e brasileiro". Conseguiram. O lançamento pode ser baixado por apenas R$ 15 no site, embora essa versão lamentavelmente omita a introdução e os três interlúdios, em que regionalismo aflora como nunca. Vamos apoiar o rock nacional de qualidade?
Abaixo, o vídeo da faixa "Enquanto a Ceva Não Gela".
Track-list:
1. "Fronteira"
2. "A Barbada"
3. "Incumbência"
4. "O Assador"
5. "Enquanto a Ceva Não Gela"
6. "Porto Alegre Pelamor"
7. "Lembranças de Melancia"
8. "Bacontato"
9. "O Ginete do 4º Distrito"
10. "Vermelho na Prata"
11. "Minuano"
12. "A Barganha"
13. "A Razão, a Maldade e a Visão"
14. "Timbuka e Querência"
Fonte: Sinfonia de Ideias
http://bit.ly/carteldacevada
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
Deep Purple lança "Splat!", seu disco mais pesado em muitos anos
Guitarrista não se arrepende de ter recusado proposta de voltar ao Megadeth
O pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock (e não é "Virtual XI")
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
O hit de 1958 que Jimmy Page e Bob Dylan concordam ser obra-prima: "Fenomenal"
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
Geezer Butler exalta "o melhor jogo da Copa do Mundo" até agora
Os guitarristas que para Angus Young fazem os melhores solos do rock com menos de três notas
A melhor balada do Aerosmith de todos os tempos, segundo Joe Perry
O problema do Motörhead que Mikkey Dee afirma ter resolvido
"Acordo toda manhã e penso: 'Meu Deus, isso ainda continua'", diz Roger Glover
As 25 melhores músicas do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
O filme com a melhor trilha sonora de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
A febre que "contribuiu" com a criação de uma das músicas mais bonitas da história
Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica, odeia o Guns N' Roses?
O membro mais subestimado do Guns N' Roses segundo Slash: "É metade do charme do 'Appetite'"

Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



