Panikk: Um soco na cara direto da Eslovênia
Resenha - Discarded Existence - Panikk
Por Jefferson Alexandre da Silva
Fonte: thethrashpit.blogspot
Postado em 03 de abril de 2017
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O sucessor do excelente Unbearable Conditions (Metal Tank Records, 2013), esse segundo disco da banda PANIKK apresenta um salto de qualidade em termos de sonoridade e produção.
Discarded Existence é, a meu ver, a profissionalização da banda, principalmente pelo fato de ter sido lançado pela experiente gravadora espanhola Xtreem Music e pelo exímio trabalho de mixagem e masterização de Domen Hudrap.
Embora tenha sido ele o responsável pelo trabalho de produção, mixagem e masterização do disco de 2013, a impressão que tenho é que o suporte oferecido a banda foi mais profissional (engenheiros, equipamentos, etc.), aproveitando os recursos disponíveis para criar um disco excelente.
Já que falamos sobre mixagem, é possível distinguir nitidamente todos os instrumentos, os quais foram colocados sob medida nas músicas. O grave do baixo sempre acompanhando os velozes bumbos duplos, embora esse não seja o limite para o groove desse instrumento, o qual é bem presente em passagens preenchendo todo o som. A gravação das guitarras também é excelente, sendo possível perceber as duas trabalhando independentemente com as oitavas e riffs, mas em sincronia com todo o restante.
Musicalmente, Discarded Existence apresenta um thrash metal clássico e cheio de influências atuais do estilo e nítida influência do crossover nos vocais. Portanto temos: velocidade, alterações de tempo nas músicas e na dinâmica dos riffs, oitavas de guitarra, graves muito presentes nos pedais da bateria, vocais agressivos, letras críticas.
Um excelente adicional é a utilização de vibratos criando uma sonoridade diferenciada e cadenciada dentro dos riffs. Trechos de músicas como Investigator of War, Rotten Cells são exemplos de introdução desses elementos no novo trabalho.
Em relação aos solos de guitarra, os mesmos são curtos em todas as músicas e, em algumas delas, não senti aquele poder do som destruindo os amplificadores. Faixas como Discarded Existence, Reconstruction, Individual Right servem como exemplos.
No entanto o solo de Under Pretence é matador, veloz e agressivo; utiliza muito bem a escala e é encaixado no momento exato da música, entre gritos e aceleração dos bumbos. Essa música aliás é forte candidata a melhor do disco, ao lado de Rotten Cells.
Um outro elemento muito distinto inserido pela banda é uma curta faixa instrumental no fim do disco chamada Outro. Pois, após toda a pancadaria ao longo das 8 faixas anteriores, são inseridos instrumentos acústicos seguidos de um melódico solo de guitarra. Isso demonstra, de fato, a versatilidade e capacidade técnica dos thrashers eslovenos.
Analisando a parte lírica, os temas abordados nas canções são tópicos relacionados a guerra, decadência humana, insensibilidade entre os humanos, busca do lucro/riqueza a qualquer custo.
Duas músicas chamam atenção pela letra: Sedated in Utopia e Rotten Cells.
A primeira apresenta uma humanidade perdida, sem saber o que fazer para ter um mundo de paz. Não conseguem se encontrar novamente no mundo porque estão cegos, "comendo" dinheiro e caçando lucro.
Essa crítica a ganância continua em Rotten Cells, pois os "escravos capitalistas abusam do sistema" e são eles quem ditam as regras do mundo. No entanto, eles não esperam a resistência das massas humanas que destruirão o "apodrecido país das mentiras".
Aplicando todos os ensinamentos de mais de 30 décadas de thrash metal, aprimorando a técnica e, em alguns casos, adicionando elementos, PANIKK entra com os dois pés no peito em uma cena mundial cada vez mais aperfeiçoada.
Ficha técnica
País: Eslovênia
Lançamento: 15 de março de 2017
Gravadora: Xtreem Music
Gravação: agosto e dezembro de 2016 – Demo Studio e Negligence Studio
Produção: Domem Hudrap e PANIKK
Mixagem e Masterização: Domem Hudrap
Banda
Gašper Flere – vocais e guitarra
Rok Vrčkovnik – baixo
Črt Valentić – bateria
Jaka Črešnar - guitarra
Faixas
1. Instigator of War 06:01
2. Sedated in Utopia 04:19
3. Under Pretence 04:49
4. Individual Right 04:13
5. Rotten Cells 05:56
6. Discarded Existence 04:32
7. Eyes Don't Lie 03:42
8. Reconstruction 05:01
9. Outro 01:58
Fonte: Encyclopaedia Metallum
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
A melhor época do U2, de acordo com o guitarrista The Edge
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
"Acordo toda manhã e penso: 'Meu Deus, isso ainda continua'", diz Roger Glover
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
Vocalista do Queensryche reconhece que maioria dos fãs só gosta dos primeiros discos
O controvertido álbum dos anos setenta que Roger Waters colocou entre seus cinco favoritos
Schmier (Destruction) critica falta de identidade visual no metal contemporâneo
O real significado do verso "amor com jeito de virada" de "Pintura Íntima" do Kid Abelha
Gene Simmons diz que quem não gosta dos EUA deve voltar para "o lugar de onde veio"
Deep Purple lança "Splat!", seu disco mais pesado em muitos anos
Guitarrista não se arrepende de ter recusado proposta de voltar ao Megadeth
O hino clássico do Metallica que fala abertamente sobre vício em drogas
O hit de 1958 que Jimmy Page e Bob Dylan concordam ser obra-prima: "Fenomenal"
A lenda do rock de quem Alceu Valença só curte os primeiros discos: "Os outros são uma merda"
O guitarrista que para Herbert Vianna redesenhou a música, mas é desprezado por nossos leitores
Rob Halford: explicando por que chutou o celular do fã durante o show


Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



