A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"
Por Bruce William
Postado em 30 de janeiro de 2026
Nem toda implicância de músico vira história, mas algumas ficam registradas do jeito que foram ditas. Em 1966, Mick Jagger falou de The Beach Boys numa conversa publicada naquele ano e republicada pela Far Out, onde ele foi bem franco já no começo: "Eu odeio os The Beach Boys, mas eu gosto do Brian Wilson. Ele é muito legal e meio diferente deles."
Rolling Stones - Mais Novidades
E antes que alguém pense que Mick possivelmente ainda não tivesse ouvido a banda com atenção, naquele momento ele contou que havia acabado de pegar o "Pet Sounds", e embora tenha comentado que o disco era bom, ele soltou uma frase ambígua: "Eu não gosto muito das músicas. Eu acho que são grandes discos."
Contraditório, não? Mas, em seguida, ele separa as coisas de um jeito mais prático, reconhecendo o trabalho do Brian no estúdio: "Eu acho que o Brian Wilson é um grande produtor de discos." E, na mesma sequência, vem o motivo do ranço: "Mas eu acho que ele poderia variar o som das vozes. O som - não as harmonias - me irrita um pouco."
Saindo do estúdio e indo pro palco, Mick pesou mais a mão. A frase apareceu assim: "Se você visse os The Beach Boys ao vivo, não acreditaria. O baterista não parece conseguir manter o tempo nem pra salvar a própria vida." E ele continua explicando o que estava enxergando naquele pacote todo. Diz que o que o Brian fazia era "muito Hollywood", "muito suave", e que as letras pareciam "ingênuas" demais pra alguém escrever em Londres. Ele chega a citar um trecho de letra como exemplo e diz que aquilo tinha um ar de 'juventude da América' e coisa do tipo."
Vamos pensar em termos de contexto para compreender melhor o que estava acontecendo; em meados dos anos sessenta, os Stones estavam construindo a imagem de banda mais "suja", mais urbana, mais provocativa. Do outro lado, The Beach Boys vinham com um tipo de pop californiano que o Jagger claramente não engolia. Além disso, havia também a parte prática: nessa época o Brian Wilson já tinha se afastado da rotina de turnês, então muita gente via a banda ao vivo sem ele, enquanto ele focava no estúdio.
Em 1966, Stones e Beach Boys vendiam mundos bem diferentes: um mais urbano e provocativo, outro mais solar e "americano". Jagger ouviu "Pet Sounds", gostou do trabalho do Brian, mas não comprou o pacote todo - especialmente o timbre vocal e a impressão que ele tinha do show. E como ele falou isso de forma espontânea, a frase ficou guardada como registro de época, com todas as arestas que um registro desses costuma ter.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
Hamburgueria que atendeu o Guns N' Roses em Porto Alegre fixa pedido da banda no cardápio
O conselho que Aquiles Priester deu a Ricardo Confessori na época do "Fireworks"
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Dave Mustaine diz que influenciou todas as bandas do Big Four do thrash metal
Iron Maiden é confirmado no Hall da Fama do Rock; Bruce Dickinson vai aceitar a homenagem?

Black Crowes e Whiskey Myers lançam cover para "Star Star", dos Rolling Stones
Rolling Stones lançam amanhã música sob nome falso e segue o mistério sobre novo álbum
Metallica recebeu pedido inusitado ao abrir show dos Rolling Stones, relembra Lars Ulrich
3 músicas subestimadas de 1972 que hoje soam melhores, segundo a American Songwriter
Aos 82 anos, Keith Richards conta como dribla limitações para seguir tocando
Os 100 melhores discos dos anos 70, segundo a Ultimate Classic Rock
Quando o Lynyrd Skynyrd irritou Mick Jagger ao abrir o show dos Rolling Stones
O momento que Angus Young deixou de curtir Rolling Stones: "A partir daí, não há nada"


