O nome do rock nacional que não colocaria o próprio álbum nem no Top 20 dos anos 1980
Por Gustavo Maiato
Postado em 31 de janeiro de 2026
Antes de virar sinônimo de hit radiofônico e personagem central da explosão pop rock dos anos 1980, Sylvinho Blau-Blau construiu sua trajetória à frente da banda Absyntho, um dos grupos que ajudaram a consolidar o chamado rock carioca da década. Sucesso absoluto nas rádios, programas de TV e festas populares, o grupo entrou para a memória afetiva do público com canções como "Ursinho Blau-Blau", "Só a Lua" e "Lobo".

Décadas depois, ao revisitar aquele período em entrevista ao Pitadas do Sal, Sylvinho surpreendeu ao falar sobre como enxerga hoje o álbum homônimo do Absyntho, de 1985, dentro do contexto histórico do rock nacional. Sem rodeios, ele foi categórico: "Eu jamais colocaria o álbum do Absyntho como um dos grandes álbuns do rock nacional". Em seguida, reforçou o ponto com ainda mais clareza: "Eu não botaria ele nem no Top 15, talvez nem no Top 20".
O cantor fez questão de explicar que essa avaliação não é um ataque às músicas individualmente, mas ao conjunto do trabalho. "Não é pelas canções", disse, antes de detalhar o que o incomoda no disco. "É pela irregularidade, pelo momento que a gente passou. A gente era muito verde". Segundo ele, o contexto da época teve impacto direto no resultado final: "Teve muita interferência, muita coisa acontecendo ao mesmo tempo".
Sylvinho também citou como o enorme sucesso de uma faixa específica acabou influenciando negativamente o processo criativo do grupo. "A gente gravou 'Ursinho Blau-Blau' e aquilo bloqueou muito a nossa linha de criação", afirmou. Ele lembrou que, internamente, outras músicas eram vistas como apostas mais representativas da banda: "A gente achava que 'Linda Criatura' ia ser a música de trabalho".
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
O dia em que Phil Lynott disse a um fã famoso: "acabarei com o Thin Lizzy por sua causa"
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
O maior guitarrista da história da música pesada, segundo o Loudwire
Deathfeast Open Air terá 33 bandas em 3 dias de shows na edição de 2026 do festival
Wanessa Camargo prefere Black Sabbath com Dio, mas Zezé Di Camargo prefere com o Ozzy
Quando David Gilmour teve que ouvir "música comercial" para gravar um disco do Pink Floyd
James Hetfield pede namorada em casamento debaixo d'água
A curiosa lembrança que Phil Campbell enviou para o funeral de Lemmy Kilmister
A mensagem curta e grosseira que EMI teria enviado ao Venom nos anos 80
Nergal recebe box do Sepultura de Jairo Guedz e fica admirado com seu conteúdo
Gabriela Abud anuncia saída da banda Nervosa
A revelação da NWOBHM que não quis seguir o caminho do Priest e Maiden, e quebrou a cara
A música épica que tem uma das melhores melodias do Dream Theater, segundo o Loudwire
A opinião elogiosa de Ron "Bumblefoot" Thal sobre Slash
As duas bandas que foram as primeiras a fazer rock nacional nos anos 1980
O nome do rock nacional que não colocaria o próprio álbum nem no Top 20 dos anos 1980
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"


