Equilibrium: Folk metal com uma grande variedade de influências

Resenha - Armageddon - Equilibrium

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Junior Frascá
Enviar Correções  

8

Em seu disco anterior, "Erdentempel", os alemães do EQUILIBRIUM atingiram um patamar mais elevado em sua carreira, com um maior reconhecimento por parte do público. E agora, com o lançamento de seu quinto trabalho (já no mercado nacional, via Shinigami Records), a banda mostra que consolidou essa excelente fase de sua carreira, destacando-se como um dos grandes nomes do folk metal mundial, mesmo após perder dois de seus membros, o guitarrista Andreas Völkl e a baixista Sandra Van Eldik, que estavam com a banda desde o início.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas aqui vale destacar que você não pode se prender à rótulos para definir a sonoridade do EQUILIBRIUM, pois os caras trazem latentes diversas outras influências, que vão do doom ao black metal, passando pelo death e pelo power metal melódico (em especial na estrutura melódica de guitarras e teclados em certos momentos). Há até algo mais eletrônico, como na faixa "Helden", mas é uma rara exceção.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Isso porque, o material aqui presente é o mais agressivo já composto pela banda, embora o clima épico permeie o trabalho durante todo seu interregno (ouça "Born to Be Epic" e comprove).

O aspecto lírico abordado também é outro ponto de grande mudança, já que a banda passou a tratar do tema com mais seriedade, deixando de lado a fantasia, e passando a encarar a realidade e o cotidiano, de forma crua e ácida.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

E este fato também é refletido nas músicas aqui presentes, com um climão dark e melancólico bem na cara, em faixas de destaque como "Erwachen", "Zum Horizont" e "Rise Again".

Cito ainda como destaque "Koyaaniskatsi", talvez a faixa mais variada e experimental já composta pela banda, que aqui mostra toda sua maturidade.

Ou seja, temos aqui um disco maduro, intenso e variado, que mostra o motivo do maior destaque na cena conseguido pela banda recentemente, e que tem a perdurar ainda por muitos e muitos anos, se mantiverem o nível de qualidade aqui apresentado.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Armageddon - Equilibrium
(2016 - Shinigami Records)

1. Sehnsucht
2. Erwachen
3. Katharsis
4. Heimat
5. Born to Be Epic
6. Zum Horizont
7. Rise Again
8. Prey
9. Helden
10. Koyaaniskatsi
11. Eternal Destination


Outras resenhas de Armageddon - Equilibrium

Equilibrium: Banda adota discurso crítico em ótimo álbum




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Megadeth: Mustaine fala sobre satanistas, gays e gatosMegadeth
Mustaine fala sobre satanistas, gays e gatos

Top 5 Metallica: About.com elege os cinco melhores álbunsTop 5 Metallica
About.com elege os cinco melhores álbuns


Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

Goo336 Cli336 Goo336 Goo336 CliHo