Candlemass: Ressurgingo das cinzas com EP
Resenha - Death Thy Lover - Candlemass
Por Bruno Faustino
Postado em 17 de agosto de 2016
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após muitas especulações e dúvidas depois do anúncio de que o Candlemass estaria encerrando atividades e supostamente, não seriam lançados mais álbuns de estúdio, eis que os suécos pioneiros do Doom Metal retornam quatro anos após seu último registro, o bom "Psalms Of The Dead" e apresentam o EP "Death Thy Lover".
A ansiedade dos fãs era enorme e o primeiro pensamento antes de partir para esta audição era no sentido do que se esperar de um novo lançamento de um dos maiores expoentes do gênero, com álbuns de extrema importância para o Metal como os clássicos "Epicus Doomicus Metalicus" (1986), "Nightfall" (1987) e "Ancient Dreams" (1988).
Posso dizer que a primeira audição foi um tanto "diferente", afinal, um dos nomes de maior importância em minha formação musical estava "voltando" a lançar material inédito e precisei ouvir "Death Thy Lover" mais de uma vez para que uma análise mais aprofundada pudesse ser feito.
O EP tem como faixa de abertura, a canção que dá título ao registro, nela fica evidenciado que a energia e a essência do Candlemass permanece intacta. Um riff marcante no início da canção, traz à tona características da fase antiga do grupo, em especial, um paralelo interessante com "Tales Of Creation" (1989) e aquela densa e sombria névoa sonora. Destaco os acordes muito bem colocados, sintetizando aquela quebra de clima e encerrando com um solo de guitarra que casa de maneira perfeita com o riff inicial.
"Sinister and Sweet" mostra em seus primeiros momentos, aquela boa e inconfundível influência dos mestres do Black Sabbath, com um andamento cadenciado e riffs obscuros, unindo-se ao vocal de Mats Levén, que conduz a composição de forma impecável, mostrando a ótima fase em que os suecos se encontram.
Ainda temos "Sleeping Giant" e "The Goose", que confirmam a excelência do lançamento e não deixam a qualidade cair em nenhum instante. Ambas são detentoras de excelente linhas vocais e de guitarra, onde destaca-se além do bom entrosamento, a parte rítmica formada por Jan Lindh (bateria) e o excepcional Leif Edling (baixo).
Com "Death Thy Lover", o quinteto de Estocolmo ressurge das cinzas com um dos EP’s que, sem dúvidas, coloca o grupo no topo do estilo novamente e já concorre ao posto de um dos melhores lançamentos do estilo em 2016 (em se tratando de EP’s).
Integrantes:
Leif Edling (baixo)
Mats Mappe Björkman (guitarra)
Lars Johansson (guitarra)
Jan Lindh (bateria)
Mats Levén (vocal)
Faixas:
1. Death Thy Lover
2. Sinister and Sweet
3. Sleeping Giant
4. The Goose
Outras resenhas de Death Thy Lover - Candlemass
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Chris Cornell integraria se convidassem; "Ele nunca me chamou"
Manowar tocará "Kings of Metal" e "Fighting the World" na íntegra em shows de 2027
As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
O maior riff de guitarra de todos os tempos, segundo Tony Iommi do Black Sabbath
Jason Newsted diz que Metallica é, na prática, uma dupla de James Hetfield e Lars Ulrich
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Max Cavalera explica o que fez o Sepultura mudar o som em "Chaos A.D."
Zakk Wylde contesta Gene Simmons sobre mercado da música: "Seja como Jimmy Page"
Edu Falaschi conta como a reaproximação com Angra o levou ao Masters of Voices
Como Paulo Ricardo faz para evitar que suas músicas soem muito metal ou hard rock
Os roqueiros da Seleção Brasileira na História das Copas do Mundo
Nocturno Culto explica por que o Darkthrone nunca mais tocou ao vivo
Nenhum de Nós celebra show histórico de número 2.500 com teatro lotado em Belo Horizonte
O melhor disco do Bad Religion, de acordo com o Louder
Bandas com formações em que todos os músicos já morreram
O hit de Raul Seixas que ele fez aos 12 anos e Paulo Coelho desdenhou e se arrependeu
The Simpsons: 10 melhores aparições de roqueiros no desenho



Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Tarja Turunen: Frisson Noir - o álbum que os fãs sempre quiseram ouvir
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



