Candlemass: Ressurgingo das cinzas com EP
Resenha - Death Thy Lover - Candlemass
Por Bruno Faustino
Postado em 17 de agosto de 2016
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após muitas especulações e dúvidas depois do anúncio de que o Candlemass estaria encerrando atividades e supostamente, não seriam lançados mais álbuns de estúdio, eis que os suécos pioneiros do Doom Metal retornam quatro anos após seu último registro, o bom "Psalms Of The Dead" e apresentam o EP "Death Thy Lover".
A ansiedade dos fãs era enorme e o primeiro pensamento antes de partir para esta audição era no sentido do que se esperar de um novo lançamento de um dos maiores expoentes do gênero, com álbuns de extrema importância para o Metal como os clássicos "Epicus Doomicus Metalicus" (1986), "Nightfall" (1987) e "Ancient Dreams" (1988).
Posso dizer que a primeira audição foi um tanto "diferente", afinal, um dos nomes de maior importância em minha formação musical estava "voltando" a lançar material inédito e precisei ouvir "Death Thy Lover" mais de uma vez para que uma análise mais aprofundada pudesse ser feito.
O EP tem como faixa de abertura, a canção que dá título ao registro, nela fica evidenciado que a energia e a essência do Candlemass permanece intacta. Um riff marcante no início da canção, traz à tona características da fase antiga do grupo, em especial, um paralelo interessante com "Tales Of Creation" (1989) e aquela densa e sombria névoa sonora. Destaco os acordes muito bem colocados, sintetizando aquela quebra de clima e encerrando com um solo de guitarra que casa de maneira perfeita com o riff inicial.
"Sinister and Sweet" mostra em seus primeiros momentos, aquela boa e inconfundível influência dos mestres do Black Sabbath, com um andamento cadenciado e riffs obscuros, unindo-se ao vocal de Mats Levén, que conduz a composição de forma impecável, mostrando a ótima fase em que os suecos se encontram.
Ainda temos "Sleeping Giant" e "The Goose", que confirmam a excelência do lançamento e não deixam a qualidade cair em nenhum instante. Ambas são detentoras de excelente linhas vocais e de guitarra, onde destaca-se além do bom entrosamento, a parte rítmica formada por Jan Lindh (bateria) e o excepcional Leif Edling (baixo).
Com "Death Thy Lover", o quinteto de Estocolmo ressurge das cinzas com um dos EP’s que, sem dúvidas, coloca o grupo no topo do estilo novamente e já concorre ao posto de um dos melhores lançamentos do estilo em 2016 (em se tratando de EP’s).
Integrantes:
Leif Edling (baixo)
Mats Mappe Björkman (guitarra)
Lars Johansson (guitarra)
Jan Lindh (bateria)
Mats Levén (vocal)
Faixas:
1. Death Thy Lover
2. Sinister and Sweet
3. Sleeping Giant
4. The Goose
Outras resenhas de Death Thy Lover - Candlemass
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
Ozzy Osbourne foi avisado pelos médicos que não sobreviveria se fizesse o último show
Sharon revela as últimas palavras que ouviu de Ozzy Osbourne
Axl Rose e a maior canção country que já existiu - e que veio de uma banda de rock
Sharon lembra primeira reação ao ver Ozzy Osbourne morto
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
Sonia Anubis denuncia abusos no Burning Witches: "Tratam músicos como lixo; pior que a Dogma"
Alírio Netto quebra silêncio sobre Angra e fala se há planos futuros
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Os melhores álbuns de 2025, segundo João Renato Alves
Como seria o Sepultura se Max não tivesse deixado a banda, segundo ele mesmo
Gene Simmons pede desculpas após comentário sobre a morte de Ace Frehley
O icônico solo de David Gilmour que foi feito "de primeira, sem repetir"
Sebastian Bach e o maior arrependimento que lhe trouxe a amizade com Axl Rose
Cinco músicas do ABBA que ganharam ótimas versões pesadas


Vocalista do Candlemass não sentiu ciúmes da reunião da banda com Messiah Marcolin
Após show de reunião, Messiah Marcolin gostaria de seguir com o Candlemass
Ex-vocalista do Candlemass perdeu oportunidade de cantar no Ghost por não ver mensagem no MySpace
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



