Candlemass: Ressurgingo das cinzas com EP
Resenha - Death Thy Lover - Candlemass
Por Bruno Faustino
Postado em 17 de agosto de 2016
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após muitas especulações e dúvidas depois do anúncio de que o Candlemass estaria encerrando atividades e supostamente, não seriam lançados mais álbuns de estúdio, eis que os suécos pioneiros do Doom Metal retornam quatro anos após seu último registro, o bom "Psalms Of The Dead" e apresentam o EP "Death Thy Lover".
A ansiedade dos fãs era enorme e o primeiro pensamento antes de partir para esta audição era no sentido do que se esperar de um novo lançamento de um dos maiores expoentes do gênero, com álbuns de extrema importância para o Metal como os clássicos "Epicus Doomicus Metalicus" (1986), "Nightfall" (1987) e "Ancient Dreams" (1988).
Posso dizer que a primeira audição foi um tanto "diferente", afinal, um dos nomes de maior importância em minha formação musical estava "voltando" a lançar material inédito e precisei ouvir "Death Thy Lover" mais de uma vez para que uma análise mais aprofundada pudesse ser feito.
O EP tem como faixa de abertura, a canção que dá título ao registro, nela fica evidenciado que a energia e a essência do Candlemass permanece intacta. Um riff marcante no início da canção, traz à tona características da fase antiga do grupo, em especial, um paralelo interessante com "Tales Of Creation" (1989) e aquela densa e sombria névoa sonora. Destaco os acordes muito bem colocados, sintetizando aquela quebra de clima e encerrando com um solo de guitarra que casa de maneira perfeita com o riff inicial.
"Sinister and Sweet" mostra em seus primeiros momentos, aquela boa e inconfundível influência dos mestres do Black Sabbath, com um andamento cadenciado e riffs obscuros, unindo-se ao vocal de Mats Levén, que conduz a composição de forma impecável, mostrando a ótima fase em que os suecos se encontram.
Ainda temos "Sleeping Giant" e "The Goose", que confirmam a excelência do lançamento e não deixam a qualidade cair em nenhum instante. Ambas são detentoras de excelente linhas vocais e de guitarra, onde destaca-se além do bom entrosamento, a parte rítmica formada por Jan Lindh (bateria) e o excepcional Leif Edling (baixo).
Com "Death Thy Lover", o quinteto de Estocolmo ressurge das cinzas com um dos EP’s que, sem dúvidas, coloca o grupo no topo do estilo novamente e já concorre ao posto de um dos melhores lançamentos do estilo em 2016 (em se tratando de EP’s).
Integrantes:
Leif Edling (baixo)
Mats Mappe Björkman (guitarra)
Lars Johansson (guitarra)
Jan Lindh (bateria)
Mats Levén (vocal)
Faixas:
1. Death Thy Lover
2. Sinister and Sweet
3. Sleeping Giant
4. The Goose
Outras resenhas de Death Thy Lover - Candlemass
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
O álbum do U2 que para Bono não tem nenhuma música fraca, mas também é difícil de ouvir
O motivo que levou Fabio Lione a quase sair do Angra em 2023, segundo Marcelo Barbosa
A conversa franca entre Angra e Fabio Lione que levou à saída do italiano, segundo Barbosa
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
Andreas Kisser participa de novo álbum do Bruce Dickinson - sem tocar guitarra
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
A era do metal que Dave Mustaine odeia; "ainda bem que passou"
O disco dos anos 1980 que foi muito influente para Metallica e Megadeth, segundo Dave Mustaine
A respeitosa opinião de Dave Mustaine sobre Ritchie Blackmore
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Bruce Dickinson: se dinheiro é tudo na sua vida, vá roubar bancos
Quem é a verdadeira Sopa onde pousou a Mosca da canção de Raul Seixas
Regis Tadeu fica indignado após descobrir que Lobão nunca ouviu duas bandas clássicas

Vocalista do Candlemass não sentiu ciúmes da reunião da banda com Messiah Marcolin
Ex-vocalista do Candlemass perdeu oportunidade de cantar no Ghost por não ver mensagem no MySpace
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



