RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

A opinião de Tarja Turunen sobre Anette Olzon voltar a fazer shows cantando Nightwish

Iggor Cavalera revela o baterista que o inspirou a misturar bateria de metal com percussão

O solo de guitarra do Led que Jimmy Page patinou pra conseguir fazer

O disco que David Gilmour diz que todo guitarrista precisa conhecer

Como festival Ozzfest ajudou a inserir o Lacuna Coil no mapa do metal

O momento em que o Megadeth começou a desmoronar, segundo David Ellefson

Tracii Guns considera James Hetfield "o homem mais corajoso do rock"

Mike Portnoy relembra como era sua amizade com seu ídolo Neil Peart - o baterista do Rush

A respeitada banda de rock que Roger Waters sequer reconheceria se ouvisse no rádio

Matt Heafy afirma que tanto Trivium quanto Bullet for My Valentine tocarão na América Latina

Foo Fighters anuncia volta aos palcos em show ligado à Fórmula 1

O solo do Queen que Brian May achava complicado demais pra tocar ao vivo

Quando Paul Stanley perdeu para Gene Simmons e teve que aceitar: "foi melhor assim"

Pink Floyd volta ao topo da parada britânica com registro histórico

Empresário garante que turnê de reunião do Oasis será a última


Manunkind
Stamp

Tabula Rasa: Melodias calmas e sofisticação

Resenha - Tabula Rasa - Tabula Rasa

Por Rafael Lemos
Postado em 24 de março de 2016

Nota: 9 starstarstarstarstarstarstarstarstar

Lançado em 1975 pela Love Records, é um bom trabalho da cena finlandesa progressiva da época. A edição em CD, que saiu em 1995, é bastante simples, contendo somente uma foto da banda, um desenho e o nome das músicas com informações técnicas (estúdio de gravação, nome do fotógrafo etc). Não há letras das músicas e nenhuma informação sobre a banda. A beleza das canções falam por si só.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

O Tabula Rasa, em seu primeiro disco, era formado por Jukka Leppilampi (vocal), Heikki Silvennoinem (guitarra e fundador da banda), Tapio Suominem (baixo), Asko Pakkanen (bateria) e Jarno Sormunem (flauta), não possuindo órgão. As partes de piano (que são lindas) foram executadas por um músico contratado chamado Jimpa "Jim" Pembroke, que futuramente viraria um integrante fixo.

O grupo se formou em 1972, na cidade de Kangasala, na Finlândia, conhecida por suas características místicas e espirituais, características essas que terão influências diretas no Tabula Rasa. Os integrantes da banda praticavam um Progressivo diferente de seus contemporâneos, como Elonkrjuu, Tasavalan Presidentti e Wigwam, apostando em uma sonoridade totalmente calma e relaxante. Podemos sentir algumas influências do Camel nas músicas do primeiro disco, provavelmente pelo uso constante de flautas. O estilo dos solos de guitarra também se assemelham.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

A banda fez um relativo sucesso local ao começarem a abrir os shows do Wigwam, conseguindo um contrato que os rendeu a gravação do seu primeiro álbum, que ocorreu em Estocolmo, na Suécia.

Ele abre com a animada "Läthö", que funciona bem como música de abertura. A voz agradável de Jukka nos dá uma interpretação quase que circense ao estilo em que cantou nessa canção.

"Miks’ ette vastaa vanhat puut" e principalmente "Tuho" são as músicas que dão o ritmo predominante do álbum, calmo e soturno. São músicas magistrais, de uma delicadeza e requinte elevado. "Tuho" virou um dos grandes hits da banda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

"Gryf" já é um pouco mais agitada, onde a flauta faz umas frases interessantes, enquanto "Tyhjä on taulu" possui somente piano e voz, em uma harmonia fenomenal.

Outros destaques vem em seguida: a instrumental "Nyt maalaan elämää" e a fabulosa "Vuorellaistuja" parecem se completar. Ambas têm ótimos solos de guitarra, sendo músicas um pouco mais rápidas do que as demais. Alguns duetos de guitarra e flauta são de um brilho enorme.
"Prinssi" fecha o álbum de maneira contemplativa, em uma linda canção onde a melodia de voz combina com as linhas perfeitas de piano e guitarra, tornando este um álbum obrigatório para qualquer fã de Rock Progressivo.

Este primeiro disco lhes rendeu alguns prêmios locais, como o de "Melhor banda pop" de 1972 (não faziam música pop, mas na Finlândia consideram como tal qualquer música feita por qualquer banda que vise atingir o grande público).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

O Tabula Rasa encerrou suas atividades em 1977, mas antes lançariam um ep em 1975, contendo "Läthö" de um lado e "Prinssi" do outro, um novo álbum em 1976, que segue os moldes deste primeiro, chamado "Ekkedien Tanssi" (a edição em cd deste disco vem com duas bônus) e um single em 1977, que contém a música "Rakastatko vielä kun on ilta" (uma das bônus que está presente na edição CD do segundo álbum). Ainda no segundo disco, a formação mudaria, pois o flautista Jarmo Sormunn tinha saído do grupo, o baterista Asko foi substituído por Jukka Aaronen e o pianista Pembroke foi substituído por Jarno Sinislalo.

O fim da banda se deu por conflitos internos. Aaronen e Silvennoinen foram integrar uma banda chamada Coitus Inc e todos os demais integrantes abandonaram a música e foram se dedicar à vida espiritual (perceberam a influência que a cidade trouxe para os seus membros?).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5

Uma observação: se quiserem saber quais são as músicas, deve-se comprar o CD original. Elas estão com títulos errados no Youtube, alguns invertidos ("Gryf", por exemplo, é nomeada "Tuho" por lá).

Faixas:
01- Läthö
02- Miks’ ette vastaa vanhat puut
03- Tuho
04- Gryf
05- Tyhjä on taulu
06- Nyt maalaan elämää
07- Vuorellaistuja
08- Prinssi

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Manifesto 2025


publicidadeMarcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Rafael Lemos

Rafael Lemos começou a gostar de Heavy Metal, Hard Rock e Progressivo em 1991, sem influência de ninguém, realizando pesquisas sobre as bandas.
Mais matérias de Rafael Lemos.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS