Carmine & Vinny Appice: DVD com duelo entre irmãos bateristas

Resenha - Drum Wars: The Ultimate Battle - Carmine & Vinny Appice

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Eduardo Kaneco
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Este DVD, de 2007, se trata de um relançamento do VHS dos anos 80, que os irmãos bateristas Carmine e Vinny Appice produziram em formato de falsa reportagem sobre uma suposta desavença entre os dois, que seria resolvida através de um duelo de bateria.

361 acessosBlack Sabbath: Tony Iommi fala sobre o último show5000 acessosSlayer: "Raining Blood" é brutal, mesmo com a bateria da Barbie

“Drum Wars” começa com entrevistas com Carmine e Appice, conduzidas por Francesca Cappucci e filmadas em separado, e onde um alfineta o outro, principalmente em relação à pronúncia do sobrenome familiar – Carmine defende a versão com a segunda sílaba tônica e Vinny argumenta que o correto seria tendo a primeira sílaba tônica. E, pelo lado musical, discutem quem seria o melhor, culminando em um desafio no palco. Um pouco longas, as entrevistas em tom de brincadeira cansam um pouco e suas piadas perdem a graça com a repetição.

Uma breve biografia chama a atenção com fotos antigas onde se pode observar Carmine segurando no colo o bebê Vinny, onze anos mais novo. O histórico musical dos dois também recebe uma breve abordagem. Carmine reúne em seu currículo Vanilla Fudge, Rod Stewart, Beck Bogert & Appice e outros. Já Vinny conta em seu currículo com Black Sabbath e Dio.

Porém, o melhor mesmo só poderia ser o “duelo” entre os bateristas. Gravada ao vivo no The Roxy, na Sunset Strip de Los Angeles, a apresentação começa com os dois tocando simultaneamente “The Ocean” (Led Zeppelin), acompanhados pela guitarrista Jennifer Batten e pelo baixista Alphonso Johnson, ambos músicos de estúdio. Depois, os dois ficam sozinhos no palco, e revezam o momento de manter o ritmo e fazer as variações, permitindo que cada um mostre suas habilidades. Na parte final, como no filme “A Encruzilhada” (Crossorads, 1986), um lick deve ser copiado pelo outro.

Os irmãos possuem estilos diferentes de tocar. Carmine usa pedal de bumbo duplo, é mais showman, gira as baquetas nos dedos e bate nos pratos como se fossem golpes de artes marciais. Vinny toca pedal simples, e é mais engessado em suas variações – porém, este vídeo abre a oportunidade para ele mostrar seu lado mais técnico, até mesmo imitando o irmão.

Essa apresentação dura 25 minutos, e fruto dos anos 1980s, possui imagem de pouca qualidade e aqueles irritantes efeitos visuais da época.
A reedição traz um material adicional, gravado em 2007, com melhor qualidade de imagem. Há uma nova entrevista, com os dois reunidos. Nela, se explica o motivo de se ter feito o filme, porém perde tempo repetindo alguns temas já abordados na versão original. De quebra, há um clipe dessa época mais recente, um de uma clínica de Vinny e outro de um solo de Carmine num show ao vivo.

A proposta de um formato não convencional para o filme sempre é interessante, porém a atuação dos envolvidos deixou a desejar – tanto da entrevistadora do original como dos próprios irmãos Appice. Além disso, o que limita um pouco o interesse pelo registro, principalmente para músicos, especificamente bateristas, é que Carmine e Vinny, apesar de ótimos instrumentistas, na verdade não chegam a estar no top 10 dos virtuosos do instrumento. O mais importante, enfim, é que “Drum Wars” vale como registro histórico de dois nomes essenciais do rock pesado. E, “Drum Wars” roda os palcos como um show de rock até hoje.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Black SabbathBlack Sabbath
Tony Iommi fala sobre o último show

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Black Sabbath"

BaixistasBaixistas
Steve Harris ganha de Cliff Burton em votação

E-FarsasE-Farsas
Papa Francisco era fã do Black Sabbath?

Black SabbathBlack Sabbath
O mundo do rock ainda precisa deles

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Vinny Appice"0 acessosTodas as matérias sobre "Black Sabbath"0 acessosTodas as matérias sobre "Dio"0 acessosTodas as matérias sobre "Vanilla Fudge"0 acessosTodas as matérias sobre "King Kobra"

SlayerSlayer
"Raining Blood" é brutal, mesmo com a bateria da Barbie

DioDio
Escolhendo suas músicas de Heavy Metal/Rock favoritas

Paula FernandesPaula Fernandes
Aos 19 anos ela ia em shows de Black Metal

5000 acessosDavid Coverdale: Em 1974, o Deep Purple Expulsou o ACDC do palco5000 acessosNew York Times: os 100 melhores covers de todos os tempos5000 acessosMotörhead: Amy Lee no colo de Lemmy Kilmister5000 acessosJames Hetfield: o verdadeiro lado Enter Sandman do Metallica5000 acessosO Rock Morreu: Agora é o AC/DC quem põe Gene Simmons em seu lugar5000 acessosHetfield: triste quando descobriu que Papai Noel não existe

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Eduardo Kaneco

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online