Carmine & Vinny Appice: DVD com duelo entre irmãos bateristas
Resenha - Drum Wars: The Ultimate Battle - Carmine & Vinny Appice
Por Eduardo Kaneco
Postado em 20 de fevereiro de 2016
Este DVD, de 2007, se trata de um relançamento do VHS dos anos 80, que os irmãos bateristas Carmine e Vinny Appice produziram em formato de falsa reportagem sobre uma suposta desavença entre os dois, que seria resolvida através de um duelo de bateria.
"Drum Wars" começa com entrevistas com Carmine e Appice, conduzidas por Francesca Cappucci e filmadas em separado, e onde um alfineta o outro, principalmente em relação à pronúncia do sobrenome familiar – Carmine defende a versão com a segunda sílaba tônica e Vinny argumenta que o correto seria tendo a primeira sílaba tônica. E, pelo lado musical, discutem quem seria o melhor, culminando em um desafio no palco. Um pouco longas, as entrevistas em tom de brincadeira cansam um pouco e suas piadas perdem a graça com a repetição.
Uma breve biografia chama a atenção com fotos antigas onde se pode observar Carmine segurando no colo o bebê Vinny, onze anos mais novo. O histórico musical dos dois também recebe uma breve abordagem. Carmine reúne em seu currículo Vanilla Fudge, Rod Stewart, Beck Bogert & Appice e outros. Já Vinny conta em seu currículo com Black Sabbath e Dio.
Porém, o melhor mesmo só poderia ser o "duelo" entre os bateristas. Gravada ao vivo no The Roxy, na Sunset Strip de Los Angeles, a apresentação começa com os dois tocando simultaneamente "The Ocean" (Led Zeppelin), acompanhados pela guitarrista Jennifer Batten e pelo baixista Alphonso Johnson, ambos músicos de estúdio. Depois, os dois ficam sozinhos no palco, e revezam o momento de manter o ritmo e fazer as variações, permitindo que cada um mostre suas habilidades. Na parte final, como no filme "A Encruzilhada" (Crossorads, 1986), um lick deve ser copiado pelo outro.
Os irmãos possuem estilos diferentes de tocar. Carmine usa pedal de bumbo duplo, é mais showman, gira as baquetas nos dedos e bate nos pratos como se fossem golpes de artes marciais. Vinny toca pedal simples, e é mais engessado em suas variações – porém, este vídeo abre a oportunidade para ele mostrar seu lado mais técnico, até mesmo imitando o irmão.
Essa apresentação dura 25 minutos, e fruto dos anos 1980s, possui imagem de pouca qualidade e aqueles irritantes efeitos visuais da época.
A reedição traz um material adicional, gravado em 2007, com melhor qualidade de imagem. Há uma nova entrevista, com os dois reunidos. Nela, se explica o motivo de se ter feito o filme, porém perde tempo repetindo alguns temas já abordados na versão original. De quebra, há um clipe dessa época mais recente, um de uma clínica de Vinny e outro de um solo de Carmine num show ao vivo.
A proposta de um formato não convencional para o filme sempre é interessante, porém a atuação dos envolvidos deixou a desejar – tanto da entrevistadora do original como dos próprios irmãos Appice. Além disso, o que limita um pouco o interesse pelo registro, principalmente para músicos, especificamente bateristas, é que Carmine e Vinny, apesar de ótimos instrumentistas, na verdade não chegam a estar no top 10 dos virtuosos do instrumento. O mais importante, enfim, é que "Drum Wars" vale como registro histórico de dois nomes essenciais do rock pesado. E, "Drum Wars" roda os palcos como um show de rock até hoje.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Banda dinamarquesa perde grande parte de seus equipamentos em incêndio
A faixa do Iron Maiden que ficou com 5 minutos a mais do que eles imaginaram
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
O baterista que Phil Collins disse que "não soava como nenhum outro", e poucos citam hoje
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
Mark Morton, do Lamb of God, celebra sobriedade e explica por que ainda aborda o assunto
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Som ruim, fezes e urina: Um brinde à farsa de Woodstock
Como o maior riff da história do Rock foi roubado do Brasil
O megahit da Jovem Guarda que Roberto Carlos só aprovou após artimanha do produtor





