Carmine & Vinny Appice: DVD com duelo entre irmãos bateristas
Resenha - Drum Wars: The Ultimate Battle - Carmine & Vinny Appice
Por Eduardo Kaneco
Postado em 20 de fevereiro de 2016
Este DVD, de 2007, se trata de um relançamento do VHS dos anos 80, que os irmãos bateristas Carmine e Vinny Appice produziram em formato de falsa reportagem sobre uma suposta desavença entre os dois, que seria resolvida através de um duelo de bateria.
"Drum Wars" começa com entrevistas com Carmine e Appice, conduzidas por Francesca Cappucci e filmadas em separado, e onde um alfineta o outro, principalmente em relação à pronúncia do sobrenome familiar – Carmine defende a versão com a segunda sílaba tônica e Vinny argumenta que o correto seria tendo a primeira sílaba tônica. E, pelo lado musical, discutem quem seria o melhor, culminando em um desafio no palco. Um pouco longas, as entrevistas em tom de brincadeira cansam um pouco e suas piadas perdem a graça com a repetição.
Uma breve biografia chama a atenção com fotos antigas onde se pode observar Carmine segurando no colo o bebê Vinny, onze anos mais novo. O histórico musical dos dois também recebe uma breve abordagem. Carmine reúne em seu currículo Vanilla Fudge, Rod Stewart, Beck Bogert & Appice e outros. Já Vinny conta em seu currículo com Black Sabbath e Dio.
Porém, o melhor mesmo só poderia ser o "duelo" entre os bateristas. Gravada ao vivo no The Roxy, na Sunset Strip de Los Angeles, a apresentação começa com os dois tocando simultaneamente "The Ocean" (Led Zeppelin), acompanhados pela guitarrista Jennifer Batten e pelo baixista Alphonso Johnson, ambos músicos de estúdio. Depois, os dois ficam sozinhos no palco, e revezam o momento de manter o ritmo e fazer as variações, permitindo que cada um mostre suas habilidades. Na parte final, como no filme "A Encruzilhada" (Crossorads, 1986), um lick deve ser copiado pelo outro.
Os irmãos possuem estilos diferentes de tocar. Carmine usa pedal de bumbo duplo, é mais showman, gira as baquetas nos dedos e bate nos pratos como se fossem golpes de artes marciais. Vinny toca pedal simples, e é mais engessado em suas variações – porém, este vídeo abre a oportunidade para ele mostrar seu lado mais técnico, até mesmo imitando o irmão.
Essa apresentação dura 25 minutos, e fruto dos anos 1980s, possui imagem de pouca qualidade e aqueles irritantes efeitos visuais da época.
A reedição traz um material adicional, gravado em 2007, com melhor qualidade de imagem. Há uma nova entrevista, com os dois reunidos. Nela, se explica o motivo de se ter feito o filme, porém perde tempo repetindo alguns temas já abordados na versão original. De quebra, há um clipe dessa época mais recente, um de uma clínica de Vinny e outro de um solo de Carmine num show ao vivo.
A proposta de um formato não convencional para o filme sempre é interessante, porém a atuação dos envolvidos deixou a desejar – tanto da entrevistadora do original como dos próprios irmãos Appice. Além disso, o que limita um pouco o interesse pelo registro, principalmente para músicos, especificamente bateristas, é que Carmine e Vinny, apesar de ótimos instrumentistas, na verdade não chegam a estar no top 10 dos virtuosos do instrumento. O mais importante, enfim, é que "Drum Wars" vale como registro histórico de dois nomes essenciais do rock pesado. E, "Drum Wars" roda os palcos como um show de rock até hoje.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Max Cavalera só curtia futebol até ver essa banda: "Virei roqueiro na hora"
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire
"Obedeço à lei, mas não, não sou de direita", afirma Dave Mustaine
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
De Kate Bush a Can, John Lydon lista seus 12 álbuns preferidos de todos os tempos
O álbum do Pink Floyd que para Roger Waters tem pouca coisa que se salva


Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



