The Who: O quinto registro de uma banda clássica
Resenha - Who's Next - Who
Por Richely Campos
Postado em 20 de fevereiro de 2016
"A sensação de mistério é a única emoção que se experimenta com mais força na arte do que na vida". Esta frase é de autoria do cineasta Stanley Kubrick, que soube imortalizar a literatura na sétima arte de maneira única.
Citarei algumas obras que intensificam o que eu disse antes, o escritor russo Vladimir Nabokov escreveu o polêmico romance "Lolita" em 1955 e Stanley Kubrick o filmou em 1962; Kubrick filma em 1971 o romance clássico e distópico escrito em 1962 pelo inglês Anthony Burgess "Laranja Mecânica", o escritor americano Stephen King escreveu o aterrorizante "O Iluminado" em 1977 e Kubrick o filmou em 1980 e o escritor inglês Arthur C. Clarke escreveu a ficção científica "2001: Uma Odisseia no Espaço em 1968 e Stanley Kubrick filmou este clássico no mesmo ano.
Conforme a frase dita por Kubrick, acrescento outra frase proferida pelo escritor britânico Oscar Wilde "A vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida...". Diante desta premissa apresento um composto destas duas frases que estão incluídas nos sentimentos de uma banda clássica do rock e precisamente em seu quinto registro que é objeto desta resenha. Estou falando da banda THE WHO composta por ROGER DALTREY vocal; PETE TOWNSHEND guitarra; JOHN ENTWISTLE baixo e KEITH MOON bateria e o álbum "WHO’S NEXT".
O álbum abre com a enigmática e exótica "BABA O’RILEY" o sintetizador cria a combustão sonora, os teclados controlam o ritmo, a bateria intensifica este ritmo e o vocal entusiasma o ouvinte a lidar com toda essa amplitude musical de modo fidedigno. Esta canção parece uma contagem regressiva para se lançar ao encontro da Luz.
"BARGAIN" a bateria de KEITH MOON constrói toda a sumidade desta canção, linha de baixo de JOHN ENTWISTLE e vocal de ROGER DALTREY estão primorosos filiados aos acordes acústicos e aos sintetizadores de PETE TOWNSHEND.
"LOVE AIN’T FOR KEEPING" uma canção folk com fragmentos rítmicos de blues, a interpretação de DALTREY e arranjos de violão de TOWNSHEND são fascinantes. O ponto alto da música é o clima envolvente, perfeito.
"MY WIFE" esta faixa é cantada por ENTWISTLE e a bateria de MOON exerce sua potência demonstrando todo seu talento como um dos melhores bateristas da humanidade.
"THE SONG IS OVER" seu início calmo nos pianos dá impressão que será assim até o fim, engano seu no 01:16 a música toma um coquetel de sustagem e dá uma encorpada de forma precisa e diligente.
"GETTING IN TUNE" começo sereno semelhante à canção anterior, na qual também toma aquele mesmo coquetel, ficando mais rock n’ roll com um estilo mais pop e empolgante, a bateria detona inteiramente nesta faixa.
"GOING MOBILE" TOWNSHEND assume os vocais desta balada acústica mais agitada escoltada por um som de guitarra enigmático, sintetizadores e empenho ímpar da bateria.
Em seguida temos a clássica "BEHIND BLUE EYES" uma balada comovente tanto na letra como na instrumentação, espetacular. Acredito que o primeiro verso remete a Adolf Hitler.
"WON’T GET FOOLED AGAIN" os sintetizadores abrem a canção, dando espaço para o riff agressivo da guitarra, baixo conciso, bateria frenética e vocal sublime. Estamos diante de outro clássico da banda.
Outras resenhas de Who's Next - Who
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Prika Amaral explica por que a Nervosa oficializou duas baixistas na banda
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Por que Dave Mustaine escolheu regravar "Ride the Lightning" na despedida do Megadeth?
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
Guns N' Roses lança duas novas canções
A separação dos Beatles segundo a visão de Ringo Starr
Rodolfo sobre saída: "Era impossível seguir Jesus Cristo e cantar letras do Raimundos"
O dia que Rogério Skylab disse que papo com Rafael Bittencourt o fez sentir falta do Monark

No mictório de pedra, gênios do The Who glorificaram o nascimento de uma obra-prima
O defeito muito grave dos baixistas de heavy metal na opinião de John Entwistle
O maior cantor de todos os tempos, segundo Roger Daltrey do The Who
A melhor banda ao vivo que Joey Ramone viu na vida; "explodiu minha cabeça"
O dia que Elton John desencorajou Rod Stewart para depois aceitar o mesmo convite
As 5 melhores músicas de Peter Townshend de todos os tempos, segundo o próprio
As cinco músicas que Pete Townshend, do The Who, coloca no topo da própria carreira
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



