Os guitarristas icônicos que mais influenciaram Pete Townshend: "Tudo mudou"
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de fevereiro de 2026
Segundo o jornalista Callum MacHattie, da Far Out, houve "uma mudança brusca que aconteceu em toda a música no início dos anos 1970". Para ele, aquela virada marcou o fim de uma era dominada por The Beatles e abriu caminho para "uma das fases mais diversas da história", com o crescimento do rock progressivo, psicodélico, punk e disco.
Who - Mais Novidades
Nesse cenário de transformação, The Who não apenas sobreviveram - evoluíram. O principal responsável por essa guinada foi o guitarrista Pete Townshend. "A partir de 1971, tudo mudou", afirmou ele, referindo-se ao período posterior ao ambicioso Tommy e anterior a Who's Next, álbum que consolidaria uma nova identidade sonora para a banda.
Embora muitos associem essa mudança ao uso de sintetizadores em faixas como "Baba O'Riley", Townshend deixou claro que a transformação passou principalmente pela guitarra. Ele explicou: "Alan Rogan me ajudou a encontrar várias guitarras incríveis. Joe Walsh me deu uma Gretsch e um combo Fender Bassman com um pedal Edwards para conseguir o som do Neil Young. Ele também me deu uma Flying V, que infelizmente vendi para comprar meu primeiro barco grande - ele nunca me perdoou totalmente por isso. Comprei duas ou três D'Angelicos e comecei a realmente apreciar o que era uma guitarra de alto nível."
Para Townshend, a guitarra deixou de ser apenas um instrumento de base para se tornar uma ferramenta de camadas e texturas. Ele próprio reconheceu a diversidade de suas referências, citando uma extensa lista de influências.
"Quando eu era jovem, minhas influências eram Wes, Kenny Burrell no trabalho com Jimmy Smith, Jim Hall com Jimmy Giuffre, Buddy Guy, Leadbelly, Lightnin' Hopkins, Snooks Eaglin, Big Bill Broonzy, Hubert Sumlin com Howlin' Wolf, Albert King, Steve Cropper, Don Everly, Bruce Welch com The Shadows, Eddie Cochran, James Burton com Ricky Nelson. Entre meus contemporâneos, eram Dave Davies, Jimi Hendrix e Neil Young. Na escola de arte conheci Bert Jansch e percebi que os caras do folk usavam afinações alternativas!"
MacHattie observa que essa mistura de blues, folk, rockabilly e experimentação moldou a guinada criativa do guitarrista. Em vez de abandonar as raízes, Townshend expandiu seu arsenal sonoro e levou o rock a novos territórios - sem perder o vínculo com os mestres que o inspiraram.
No fim, como destaca o jornalista, mesmo quando The Who soavam "como se estivessem explorando o espaço", a essência permanecia ancorada nas tradições do rock e do blues. A revolução de Townshend não foi ruptura total - foi evolução guiada por heróis da guitarra que ajudaram a redefinir o rumo do rock nos anos 1970.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
Steve Harris rebate Bruce e nega ter barrado novo disco do Iron Maiden
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
O arrependimento de Tarja Turunen: "Eu deveria tê-los feito passar por um inferno"
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
4 clássicos do rock nacional em que a melhor parte não é o refrão
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
O guitarrista que fez Ian Anderson desistir da guitarra e escolher a flauta
As maiores mentiras que muita gente ainda conta sobre o rock progressivo
Kai Hansen, do Helloween e Gamma Ray, conta que foi eletrocutado em sua primeira visita ao Brasil
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
A melhor música do Alice in Chains, na opinião de Max Cavalera
O maior cantor de todos os tempos, segundo Roger Daltrey do The Who
O integrante mais importante do Led Zeppelin, segundo Pete Townshend
A banda clássica que Pete Townshend criticou por fazer sempre o mesmo álbum
A música do The Who que Keith Moon não conseguiu tocar
Com Roger Daltrey e Eddie Vedder, Best of Blues and Rock 2026 confirma atrações
Cinco artistas que Angus Young, do AC/DC, não suporta — nas palavras dele mesmo
Os melhores bateristas de todos os tempos, na opinião de Charlie Benante


