Os guitarristas icônicos que mais influenciaram Pete Townshend: "Tudo mudou"
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de fevereiro de 2026
Segundo o jornalista Callum MacHattie, da Far Out, houve "uma mudança brusca que aconteceu em toda a música no início dos anos 1970". Para ele, aquela virada marcou o fim de uma era dominada por The Beatles e abriu caminho para "uma das fases mais diversas da história", com o crescimento do rock progressivo, psicodélico, punk e disco.
Who - Mais Novidades
Nesse cenário de transformação, The Who não apenas sobreviveram - evoluíram. O principal responsável por essa guinada foi o guitarrista Pete Townshend. "A partir de 1971, tudo mudou", afirmou ele, referindo-se ao período posterior ao ambicioso Tommy e anterior a Who's Next, álbum que consolidaria uma nova identidade sonora para a banda.
Embora muitos associem essa mudança ao uso de sintetizadores em faixas como "Baba O'Riley", Townshend deixou claro que a transformação passou principalmente pela guitarra. Ele explicou: "Alan Rogan me ajudou a encontrar várias guitarras incríveis. Joe Walsh me deu uma Gretsch e um combo Fender Bassman com um pedal Edwards para conseguir o som do Neil Young. Ele também me deu uma Flying V, que infelizmente vendi para comprar meu primeiro barco grande - ele nunca me perdoou totalmente por isso. Comprei duas ou três D'Angelicos e comecei a realmente apreciar o que era uma guitarra de alto nível."
Para Townshend, a guitarra deixou de ser apenas um instrumento de base para se tornar uma ferramenta de camadas e texturas. Ele próprio reconheceu a diversidade de suas referências, citando uma extensa lista de influências.
"Quando eu era jovem, minhas influências eram Wes, Kenny Burrell no trabalho com Jimmy Smith, Jim Hall com Jimmy Giuffre, Buddy Guy, Leadbelly, Lightnin' Hopkins, Snooks Eaglin, Big Bill Broonzy, Hubert Sumlin com Howlin' Wolf, Albert King, Steve Cropper, Don Everly, Bruce Welch com The Shadows, Eddie Cochran, James Burton com Ricky Nelson. Entre meus contemporâneos, eram Dave Davies, Jimi Hendrix e Neil Young. Na escola de arte conheci Bert Jansch e percebi que os caras do folk usavam afinações alternativas!"
MacHattie observa que essa mistura de blues, folk, rockabilly e experimentação moldou a guinada criativa do guitarrista. Em vez de abandonar as raízes, Townshend expandiu seu arsenal sonoro e levou o rock a novos territórios - sem perder o vínculo com os mestres que o inspiraram.
No fim, como destaca o jornalista, mesmo quando The Who soavam "como se estivessem explorando o espaço", a essência permanecia ancorada nas tradições do rock e do blues. A revolução de Townshend não foi ruptura total - foi evolução guiada por heróis da guitarra que ajudaram a redefinir o rumo do rock nos anos 1970.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
Andreas Kisser afirma que irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
Série dos Raimundos expõe crítica pesada de Canisso à reconciliação entre Rodolfo e Digão
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Roland Grapow: "Eu não me importo mais com fórmulas, só quero fazer Metal"
Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
O melhor álbum da banda Death, segundo o Loudwire
A música tocante do Dream Theater inspirada por drama familiar vivido por James LaBrie
Por que Aquiles Priester não quis opinar nas músicas do show do Angra, segundo o próprio
"Holy Land", do Angra, será relançado em CD e LP

O maior cantor de todos os tempos, segundo Roger Daltrey do The Who
Pete Townshend acha que "Tommy" tem mais a ver com os dias de hoje do que tinha quando lançado
Phil Collins pediu para substituir Keith Moon no The Who
Pete achou que o disco seria um fracasso, e ele virou um dos grandes clássicos do The Who
Nomes do rock e do heavy metal que fazem aniversário em março
O ator que estragou uma canção de rock clássico, de acordo com Jack Black; "hedionda"
O lendário guitarrista que o fenomenal Ritchie Blackmore considera superestimado
A banda de southern rock mais metal do mundo que "esmagou" o The Who, segundo Gary Holt


