Who: "Who's Next", mais do que obrigatório, é necessário!
Resenha - Who's Next - Who
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 30 de junho de 2012
Antonio Carlos Monteiro, em uma espetacular resenha sobre "Who's Next", publicada na Roadie Crew (abril de 2011), inicia seu texto dizendo: "Convenhamos:`megalomania´ é uma palavra que sempre pode ser escrita ao lado do nome `The Who´".Sábias palavras: se existe um grupo que sempre trabalhou no vanguardismo, que sempre extrapolou os limites do mainstream –junto ao PINK FLOYD- esse alguém foi o irrequieto quarteto londrino.
"Who´s Next" foi primeiramente criado como um novo álbum conceitual- na esteira de" Tommy"- chamado de "Lifehouse". O projeto foi abandonado, mas o "espírito revolucionário" persistiu: o disco é inovador, trazendo uma série de elementos que influenciariam do hard ao soft rock nas décadas seguintes.
Tendo GLYN JOHNS como produtor associado, o álbum traz elementos que auxiliaram a arquitetar a "esquisitice" presente na cabeça de DALTREY e companhia: sintetizadores, pianos e violinos emolduram composições antológicas como "Baba O'Riley" e "Won't Get Fooled Again", clássicos instantâneos, reproduzidos posteriormente por gente do calibre de VAN HALEN e PEARL JAM. "Won´t", aliás, é fonte de inspiração para um meio mundo de gente- sobretudo o rock de arena de meados ao final dos anos setenta.
"Behind Blue Eyes" é a tradução perfeita da grandiosidade de uma balada que se preze: arranjo orquestral e uma letra fantástica que retrata a raiva e angústia presas no indivíduo (é bom lembrar que a idéia original era contextualizar uma "saga"-esse seria um de seus fragmentos). "Bargain" é rock n´roll puro, cru e com um grande trabalho de bateria de MOON, enquanto "Love Ain´t For keeping", em minha opinião, é a melhor faixa do disco- cheia de lirismo e com um violão "fora de base"de TOWNSHEND.
Uma das marcas registradas do disco é sua capacidade de coesão, transformando as faixas em um "rolo compressor", direcionado e objetivo. A ligação entre as faixas, possui uma dinâmica singular- vide a sequência extraordinária entre "The Song is Over" e "Getting In Tune"- dando uma fantástica sensação de uniformidade às canções.
"Who´s Next" é mais do que obrigatório- é necessário! Nota: 10.
Track list:
1. "Baba O'Riley"
2. "Bargain"
3. "Love Ain't for Keeping"
4. "My Wife
5. "The Song Is Over"
6. "Getting in Tune"
7. "Going Mobile"
8. "Behind Blue Eyes"
9. "Won't Get Fooled Again"
Outras resenhas de Who's Next - Who
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps