Velvet Underground: O quarto álbum é seu trabalho mais comercial
Resenha - Loaded - Velvet Underground
Por Edson Medeiros
Postado em 24 de novembro de 2015
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O quarto álbum de estúdio do Velvet Underground é também seu trabalho mais comercial.
Esse foi o caminho natural que o som vanguardista do grupo acabou tomando, depois de experimentações no "disco da banana" e em White Light/White Heat, colocaram no mercado o transitório The Velvet Underground de 1969, sendo Loaded o destino musical final do som deste último.
Velvet Underground - Mais Novidades
Os problemas com drogas começavam a ruir com o clima da banda, a Atlantic também não ajudava, pressionando-os para produzir algum hit, o que de uma forma ou de outra acirrou ainda mais os ânimos. O clima ficou tão insuportável que o baterista Maureen Tucker abandonou a banda – tendo de ser substituído por uma série de músicos de estúdio – e Lou Reed caiu fora logo depois das gravações, e em seguida um a um os músicos foram debandando até o Velvet acabar de vez.
O som do álbum é uma mistura do estilo de rock britânico produzido por Beatles e Stones com a música de garagem da banda. O resultado final é um rock áspero, mas bem trabalhado.
O primeiro lado da bolacha contém a maioria dos prováveis singles: "Who Loves the Sun" é um Sunshine pop cheio de vida com belas harmonias vocais, a faixa "Sweet Jane" é o mais próximo que a banda chegou de um verdadeiro sucesso e tornou-se parte vitalícia da carreira solo de Reed. "Rock & Roll" conta a história de uma garota salva pela música (na verdade trata-se de uma confissão de Lou Reed).
"Cool It Down" e "Head Held High" simulam o som energético dos Stones do final dos anos 60. A balada "New Age" traz os vocais delicados do baixista Doug Yule e supostamente fala sobre a bissexualidade de Reed em mais uma de suas canções autobiográficas, outra balada, "I Found a Reason" tem forte influência do doo-wop.
Destoando um pouco do restante do álbum temos o clima country de "Lonesome Cowboy Bill" e "Train Round the Bend" – onde mostram sua verdadeira veia bluesy.
Encerrando o álbum de forma brilhante temos o semi-épico de "Oh! Sweet Nuthin’" tratando os infortúnios da vida com extrema alienação.
O resultado final deixou Loud Reed furioso, ele acusa o guitarrista Stearling Morrison de agir pelas suas costas ao contratar os produtores Geoff Haslam e Shel Kagan para re-mixar boa parte das faixas. Portanto, podemos concluir que Loaded está para o Velvet Underground assim como Let It Be está para os Beatles.
Apesar de não conseguir atingir o topo das paradas, Loaded é repleto de grandes músicas. As composições extremamente pessoais de Loud Reed e a musicalidade única do grupo convergem muito bem em um dos meus discos favoritos dos anos 70.
(Lado A)
"Who Loves the Sun"
"Sweet Jane"
"Rock & Roll"
"Cool It Down"
"New Age"
(Lado B)
"Head Held High"
"Lonesome Cowboy Bill"
"I Found a Reason"
"Train Round the Bend"
"Oh! Sweet Nuthin’"
Banda (formação):
Lou Reed (guitarra-solo, guitarra-rítmica, piano e vocal)
Stearling Morrison (guitarra-rítmica e guitarra-solo)
Doug Yule (baixo, piano, piano-elétrico, bateria e vocal)
Maureen Tucker (bateria)
Músicos adicionais: Adrian Barber (bateria), Billy Yule (bateria), John Cale (órgão) e Tommy Castagnaro (bateria).
Título do álbum: Loaded.
Artista/banda: The Vevet Underground.
Lançamento: 15 de Novembro de 1970.
Gravação: Abril - Agosto de 1970, no Atlantic Recording Studios (Nova York).
Gênero(s): Rock.
Duração: 40:35 aproximadamente.
Gravadora(s): Cotillion.
Produção: Geoff Haslam, Shel Kagan e The Velvet Underground.
Para muito mais sobre a boa música visitem
http://besouromusical.blogspot.com.br/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ozzfest confirma segundo país que receberá o evento em 2027
Digão explica o erro dos Raimundos: "Mamonas Assassinas foram mais inteligentes"
Em parceria com a Casa da Moeda Real, Pink Floyd lança palhetas em cobre, prata e ouro
A música do Metallica que deixava o público entediado, segundo Kirk Hammett
Marcelo Nova e Drake Nova lançam álbum "Onde Judas Perdeu As Botas" pela Radar Records
Tarja Turunen fará show em São Paulo em maio de 2027
Metallica já era chamado de "vendido" nos anos 80, segundo Lars Ulrich
Ian Hill se afasta temporariamente do Judas Priest devido a lesão no braço
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
As 7 maravilhas do mundo do heavy metal e como conhecê-las
Focado em seus primeiros discos, Placebo anuncia 4 shows no Brasil para 2027
Quiet Riot anuncia seu novo vocalista, John Torra
Malcolm Young era um guitarrista "melhor que Eddie Van Halen", segundo Angus Young
Aos 58 anos, baterista do Cannibal Corpse admite dificuldades de sair em turnê
James Hetfield enviou mensagem de apoio quando Dave Mustaine estava com câncer
O integrante do Metallica que James Hetfield acha fraco, mas está ali por outros motivos
A única música do Iron Maiden que Rafael Bittencourt não gosta
Planet Rock: as maiores vozes da história do rock

As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?



