Roger Waters: The Wall, um filme além do fiel registro dos palcos
Resenha - Wall - Roger Waters
Por Paulo Roberto P. Ferreira
Postado em 06 de outubro de 2015
Há muitas décadas que "The Wall", álbum duplo do PINK FLOYD, é mais do que uma marcante experiência musical. A obra já ganhou registros audiovisuais importantes, tanto em relação a sua inovadora turnê para a época, onde um muro era erguido em tempo real no palco durante a execução das canções, quanto em 1982 no filme mesclado com impressionantes animações gráficas do diretor Alan Parker e roteiro de Roger Waters, o genial ex-membro da banda que agora em 2015 apresenta uma nova e intensa versão do clássico.
"Roger Waters – The Wall", que estreou mundialmente nos cinemas em 29 de setembro de 2015, faz a platéia imergir na intensa experiência que foram os shows da turnê "The Wall Live", encerrada há cerca de 3 anos.
Se as apresentações do PINK FLOYD entre 1980 e 1981 já impressionavam pela ousadia, o que Roger Waters apresentou nesta década foi um espetáculo tecnológico e grandioso com projeções de cores vivas em um muro com 11metros de altura e que chegava a mais de 130 metros de largura, dependendo da arena ou estádio que o recebia.
O filme visto em tela grande revive com fidelidade a sensação de quem pôde acompanhar o show ao vivo, além de ser uma ótima oportunidade para quem não teve a chance de fazê-lo, com o "plus" de captar a movimentação dos músicos nos momentos em que eles se encontravam por trás do muro, fora do campo de visão da platéia.
Mas "Roger Waters – The Wall" não se limita ao concerto musical, logo de início o ator Liam Neeson faz um depoimento e convida o público a refletir sobre o conceito da obra que, ao longo de suas duas horas e cinquenta minutos de duração, conta com o próprio Roger em uma jornada pessoal, visitando os túmulos do pai e do avô, apresentando as situações que o marcaram e serviram de inspiração para "The Wall", lançado em 1979, com foco na história de um músico que perdeu o pai na Segunda Guerra Mundial, mas ainda assim uma crítica atual que trata das injustiças, do consumismo, das grandes corporações e do terrorismo de Estado, como o que resultou na morte do inocente brasileiro, Jean Charles de Menezes, pela polícia de Londres, em 2005, fato que resultou em uma emocionante homenagem de Roger Waters durante os shows da turnê, devidamente registrada no filme.
Ainda que seja uma mistura de documentário com registro ao vivo, é importante destacar que uma coisa complementa a outra, mas as canções não são atropeladas por discursos ou cortadas, como no padrão de transmissões Globo em eventos musicais.
Para fechar com chave de ouro, após o letreiro é possível acompanhar um divertido bate-papo entre Roger e seu ex-companheiro de PINK FLOYD, o baterista Nick Manson, respondendo perguntas enviadas por fãs, em material que certamente constará como extra nas mídias digitais.
"Roger Waters – The Wall", ainda pode ser conferido na telona nos dias 3 e 4 de outubro de 2015, em São Paulo, nas salas UCI Anália Franco, UCI Santana e Kinoplex Vila Olímpia (esta última somente no dia 4). Já o lançamento em mídia está previsto para o início de dezembro.
Direção e roteiro: Roger Waters e Sean Evans.
Outras resenhas de Wall - Roger Waters
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Não somos um cover, somos a banda real", diz guitarrista do Lynyrd Skynyrd
A música do Metallica que foi inspirada em "Run to the Hills" (e virou um "patinho feio")
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
Type O Negative ainda não conseguiu convencer tecladista a voltar
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Rob Halford revela por que deixou o Judas Priest após "Painkiller"
O único membro do "Angraverso" que tem uma boa gestão de imagem e carreira
Alissa White-Gluz fala sobre "Black Widow's Web" do Angra e reação ao conhecer Sandy
Os artistas que passaram toda carreira sem fazer um único show, segundo Regis Tadeu
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
Metallica recebeu pedido inusitado ao abrir show dos Rolling Stones, relembra Lars Ulrich
O guitarrista que entrou no lugar de Eric Clapton e não tremeu; "ele era superior aos outros"
O melhor álbum de metal de todos os tempos, segundo Gary Holt do Exodus
Essa música do Lynyrd Skynyrd é uma das mais polêmicas da história
A regra não escrita que o Iron Maiden impõe nos solos de guitarra, segundo Adrian Smith
Slayer: a macabra e insana história por trás da música "213"
Guitarra: o riff mais popular de todos os tempos (vídeo)
Bruce Dickinson teve em "Number Of The Beast" o mesmo problema de Dio em "Heaven And Hell"

Roger Waters nunca teve paciência para rock "barulhento"; "algumas pessoas são e elas adoram"
Por que Roger Waters saiu do Pink Floyd; "força criativa esgotada"
O disco obscuro que Roger Waters acha que o mundo precisa ouvir; "Um álbum muito importante"
Roger Waters conta como "Hey You" entrou em "The Wall" na última hora e mudou o lado 3
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



