Arcturus: O que dizer sobre o novo disco? Fantástico!
Resenha - Arcturian - Arcturus
Por Alexandro Sousa
Postado em 09 de maio de 2015
Queria muito escrever o mesmo que tenho dito sobre novos discos de outras bandas já consagradas, algo tipo: - OK! Um bom disco, porém esperava mais. Pois é isso que espero de um disco quando me proponho escutá-lo – algo mais. Contudo fiquei completamente sem palavras ao escutar Bane, faixa que encerra Arcturian, quinto disco de estúdio do quinteto norueguês e lançado nesta sexta-feira (8 de maio) pelo selo alemão Prophecy Productions.
Com 25 anos de existência e curta discografia, a banda não lançava nada inédito desde 2005, quando Sideshow Symphonies se tornou um divisor de águas entre os admiradores da banda pois também marcou a saída do Garm que deixou o posto de vocalista para ICS Vortex. Dois anos depois a banda entrou em hiato e retornou em 2011, me gerando uma expectativa de quando a banda lançaria algo novo e que fosse tão revolucionário quanto os outros registros.
Arcturian mostra que o Arcturus realmente não é deste planeta, pois é um disco com quase 48 minutos equilibradamente distribuídos em 10 faixas, onde a banda defende o direito de ser uma das maiores bandas do estilo Avant-Garde/Progressive Metal . É de longe é uma banda/disco que eu indicaria para os fãs mais conservadores do metal extremo (ou tradicional), pois se trata de uma música qual você ama ou odeia, sem meio termos.
Para quem torcia o nariz contra o vocal do ICS Vortex vai encontrar um músico que não precisa de muitas apresentações e esnoba versatilidade; enquanto isso Magne e Skoll dão vida e peso às composições de Sverd que continuam cada vez mais geniais; já o polêmico Hellhammer arregaça com aquele estilo que o faz um dos baterista mais notórios e controversos da música extrema. Enfim, é um disco do Arcturus com sua assinatura do primeiro ao ultimo minuto.
ARCTURIAN - ARCTURUS/2015
Tracklist:
1. The Arcturian Sign
2. Crashland
3. Angst
4. Warp
5. Game Over
6. Demon
7. Pale
8. The Journey
9. Archer
10. Bane
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco que define o metal, na opinião de Amy Lee, vocalista do Evanescence
Produtor de "Master of Puppets" afirma que nada acontecia no Metallica sem aval de Cliff Burton
Com brasileiros e lendas do rock, Eric Clapton anuncia cast do Crossroads Guitar Festival 2026
Anika Nilles relembra como foi seu primeiro ensaio como baterista do Rush
"Vocês são idiotas?"; o que Neil Peart acharia da escolha de Anike Nilles para integrar o Rush
Prika Amaral explica por que a Nervosa precisou sair do Brasil
A opinião de Kerry King sobre Layne Staley, saudoso vocalista do Alice in Chains
A surpreendente faixa apontada pelo Loudwire como a melhor do primeiro disco do Guns N' Roses
Blaze Bayley se apresentará no Eddfest, festival organizado pelo Iron Maiden
Com instrumentistas do King Diamond nos anos 1980, Lex Legion lança primeiro single
Por que Julia Lage não faz backing vocals no Smith/Kotzen? Ela explica o motivo por trás
Aos 82 anos, Keith Richards conta como dribla limitações para seguir tocando
Veja a estreia da nova formação do Rush durante o Juno Awards 2026
Babymetal trará o kawaii metal novamente ao Brasil em novembro
35 músicas para relembrar e celebrar Raul Seixas, pioneiro do Rock brasileiro
A banda amada por milhões que para Lemmy é "uma porcaria" se comparada com os Beatles
Guitar World: as 50 melhores canções de Rock de todos os tempos


Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



