Nightwish: A terceira Era com "Endless Forms Most Beautiful"
Resenha - Endless Forms Most Beautiful - Nightwish
Por Junior Pontes
Postado em 24 de março de 2015
Nota: 9
... O álbum começa com a frase "O consolo profundo reside na compreensão, esta antiga corrente invisível, um tremor diante do belo"... na sequência, começa a apoteose, "Shudder Before the Beautiful"... nos moldes de Storytime e Dark Chest of Wonders, uma típica música de abertura com a cara do NIGHTWISH, mas na minha modesta opinião é superior a essas músicas que citei, logo de cara a orquestra de Pip Willians (O senhor dos Anéis) já se faz presente, a música tem uma bela letra, lembrando que o álbum não é de todo conceitual, mas boa parte dele, é baseado na teoria evolucionista, cito ainda o belo solo de guitarra nesta faixa, e o coro depois da metade da música, começou com o pé direito.
Na sequência vem "Weak Fantasy" com sua levada forte de bateria, belos vocais de Floor e um refrão pesado, com a voz de Marco ao fundo, voz essa que retorna na parte final da música, uma música diferente do usual feito pela banda, mas um ótimo trabalho. Fechando a trinca inicial, temos "Élan" o primeiro single, a grande controvérsia por parte dos fãs, música com uma bela melodia e vocais sublimes da Floor, já é o "single" mais bem sucedido da banda, será uma música grandiosa nos show, e certamente logo cairá nas graças dos fãs, nessa música é a primeira aparição de Troy com mais evidencia no álbum, destaque também para a bela letra.
"Yours is an Empty Hope" começa com a orquestra a mil, talvez a música mais pesada do álbum, grandiosos Riffs de Emppu, esta lembra pouco mais a Dark Chest of Wonders, convém destacar a participação de Kai Hahto que gravou a bateria deste álbum, devido aos problemas de saúde do Baterista original Jukka Nevalainem, Kai deverá assumir as baquetas nos shows, mas esperamos que em breve tenhamos o retorno do "bandana".
Para acalmar os animos na sequência temos a tranquila e melodiosa "Our Decades in the Sun" mais uma vez o destaque vai para a bela voz de Floor Jansen. "My Walden" começa estranhamente, mas cresce com o instrumental de Troy e a voz de Floor, é a música mais "folk" do álbum, levando em conta que Troy foi oficializado na banda, esperava mais coisas folk no som da banda, no entanto acho que a banda soube dosar. A faixa título "Endless Forms Most Beautiful" é uma bela música, como tem uma voz incrível essa Floor, Tuomas soube aproveitar da capacidade dela, fazendo com que ela saísse do usual, que era o lírico ou cantar de forma mais agressiva, o resultado não poderia sair melhor.
Em "Edema Ruh" temos linhas de teclado que lembram Century Child ou até mesmo Oceanborn, bateria cadenciada e um ótimo refrão, é a música mais completa do álbum, onde mostra a sincronia da banda toda. E segue o som, na sequência temos "Alpenglow" certamente a melhor música do álbum, como disse outrora, Élan é ótima, mas talvez a banda acertasse em cheio o alvo se lançasse Alpenglow como single deste trabalho. Após temos a instrumental "The Eyes of Sharbat Gula", curiosos devem pesquisar sobre Sharbat Gula, inicialmente tuomas pretendia escrever uma letra para a música, mas preferiu deixar como esta, melancolica, cheia de atmosfera, é possível visualizar a música mesmo sem uma letra por trás dela.
Para finalizar temos "The Greatest Show on Earth", com esse nome sugestivo, não poderia ser diferente a música é apoteótica, grandiosa, mostra o NIGHTWISH na melhor forma, mostra toda a genialidade de Tuomas Holopainem, a música é sobre a vida e evolução por seleção natural, a canção começa calma e vai crescendo, quando finalmente chega no Big Bang, toda a sensibilidade do poeta foi colocada nesta faixa, temos ainda o polêmico Biólogo Richard Dawkins contribuindo com sua voz "narrativa" nesta faixa, "Nós vamos morrer e isso faz de nós os mais sortudos. A maioria das pessoas jamais morrerá, pois jamais nascerão (...) Como ousamos lamentar nosso inevitável retorno àquele estado anterior do qual a vasta maioria de nós jamais saiu?" um trecho de uma das falas de Dawkins...temos 24 minutos de uma obra de arte.
Minhas considerações finais sobre esse "ENDLESS FORMS MOST BEAUTIFUL" é que por mais que a maioria dos fãs estejam decepcionados ou esperavam "mais" deste álbum, eu analiso não como fã ortodoxo, mas ouvindo as músicas sem pré-conceito, defino esse trabalho como um dos melhores da banda, e certamente com o tempo passará a ser favorito de muitos fãs, se tem algo de negativo é que eu também gostaria de ouvir os líricos da Floor, no entanto ela foi perfeita nesse álbum, as letras são grandiosas, o poeta nunca morrerá, no geral grande trabalho da banda, que venha a turnê.... pois "The Greatest Show on Earth" deve continuar.
Endless Forms Most Beautiful - NIGHTWISH
(Nuclear Blast, 2015)
1. Shudder Before the Beautiful
2. Weak Fantasy
3. Élan
4. Yours is an Empty Hope
5. Our Decades in the Sun
6. My Walden
7. Endless Forms Most Beautiful
8. Edema Ruh
9. Alpenglow
10. The Eyes of Sharbat Gula
11. The Greatest Show on Earth
Outras resenhas de Endless Forms Most Beautiful - Nightwish
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps