O álbum que mudou a vida de Simone Simons (Epica)
Por João Renato Alves
Postado em 03 de fevereiro de 2026
O estouro do Nightwish fez com que o mundo prestasse atenção em bandas com influências sinfônicas e mulheres nos vocais. Erroneamente, várias foram vistas como sendo a mesma coisa pelo simples fato de contarem com uma voz feminina à frente. O Epica foi um exemplo.
Epica - Mais Novidades
Ainda assim, não dá para esconder a influência dos finlandeses. Em entrevista à nova edição da Metal Hammer, Simone Simons reconheceu a importância do grupo de Tuomas Holopainen em sua vida, especialmente com o segundo álbum, "Oceanborn" (1998).
"Esse era o meu álbum favorito, mas não o primeiro que ouvi do Nightwish. Quando comecei a curtir metal, meio que migrei de bandas como Garbage, Radiohead e Silverchair para o black metal, porque meu primeiro namorado era fã. Ele estava andando no pátio da escola com camisetas do Cradle Of Filth e do Dimmu Borgir, e eu pensei: 'Hum, cara de cabelo comprido, parece bonitinho'. E foi assim que passei do rock para o black metal. Um dos amigos dele pensou: 'Talvez sua namorada gostasse desse álbum' e me emprestou o 'Angels Fall First', primeiro do Nightwish."
O trabalho despertou o interesse da jovem Simone, especialmente por conta de Tarja Turunen. "Pensei: 'Que legal, uma voz feminina!' Claro, com o Cradle Of Filth, já tínhamos naquela época a Sarah Jezebel Deva, que cantava em algumas partes. Mas essa foi a primeira vez que ouvi uma voz feminina, grave e clássica. Além disso, adorei o lado sinfônico do Nightwish."
A conquista definitiva veio com o play seguinte, especialmente graças ao cover para um clássico de Howard Blake. "E então, claro, veio o 'Oceanborn' e por acaso há uma faixa nele que é um cover de 'Walking In The Air', do filme de animação 'O Boneco de Neve'. Eu conhecia essa música da minha infância, então isso realmente me atraiu ainda mais. Antigamente eu tinha aulas de canto – jazz, pop – mas não combinava muito comigo. Então pensei: 'Talvez eu deva tentar o canto clássico', e isso me deu o impulso necessário. Passei a me aventurar em outras bandas com vocalistas femininas, como Lacuna Coil e Tristania."
Apesar de ter agregado novas influências e preferências, o trabalho que abriu o caminho ainda conta com lugar especial no coração da intérprete. "Aquele álbum, eu até tinha em fita cassete - ainda tenho! Minha mãe estava revirando caixas no sótão e encontrou algumas fitas cassete onde eu tinha feito minha própria mixtape, e 'Walking In The Air' do Nightwish estava lá. Eu ouvia no meu quartinho sonhando que talvez eu também pudesse ser cantora."
"Oceanborn" marca uma guinada mais forte do Nightwish em direção ao power metal em relação ao disco de estreia, que trazia elementos folk. Foi o primeiro a contar com o baixista Sami Vänskä. Ganhou disco de platina na Finlândia. O single "Sleeping Sun" foi gravado na mesma época. Com o sucesso, acabou incluído no tracklist das edições posteriores.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



58 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de outubro
Bruce Dickinson promete novo álbum "em um patamar bem acima de 'Mandrake Project'"
A música de 1983 que resumiu tudo de errado no rock americano, segundo Lemmy
Aquiles Priester diz que Cronos, do Venom, "mudou o jogo"
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
A banda que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
O guitarrista apontado como melhor do mundo que Alex Lifeson não curte: "Não me tocava"
Fabio Lione debocha de fala de Felipe Andreoli: "Inventaram hiato para eu sair do Angra?"
Metallica inicia temporada de shows em Las Vegas e volta a tocar "...And Justice for All"
Nicko McBrain quis deixar o Iron Maiden nos anos 1980 por ter errado em um show
Slash anuncia álbum solo "Flying Blind" e confirma quatro shows no Brasil
Mantas, guitarrista original do Venom, homenageia Cronos
Scott Ian (Anthrax) lembra como reagiu quando o Metallica demitiu Dave Mustaine
A banda que tentou trabalhar com Kurt Cobain, mas ele mal conseguia parar em pé
Epica lança álbum digital "Live At The Symphonic Synergy"
Ingressos para show do Epica em São Paulo estão quase esgotados
Epica se apresentará em São Paulo em novembro de 2027
Os 10 discos essenciais do metal sinfônico, segundo a Louder
Simone Simons cita religião divertidamente absurda ao explicar disco do Epica


