Zona Tribal: Vale pela perseverança nos ideais
Resenha - Zona Tribal - Zona Tribal
Por Mário Orestes Silva
Postado em 19 de dezembro de 2014
Mais uma banda, dentre as que surgiram, na virada do século e continuam em atividades na cidade de Manaus. No ano de 2003 a Zona Tribal lança este seu primeiro CD, homônimo à banda e consegue uma razoável aceitação de público e crítica, não só pela produção do disco, mas sim por seu incansável ritmo de apresentações contínuas, na época.
"Crônica – A Noite" é a canção que abre a bolachinha e exprime logo no início o que se encontrará no restante do disco. Um rock básico calcado diretamente nos grupos do rock nacional da década de 80. A segunda faixa "Em Nome Do Pai" tem uma ótima letra, com uma poesia pronta para fazer refletir qualquer cristão fundamentalista.
A terceira "Aldeia Global" é o maior hit da banda. Já havia ficado famosa na coletânea "Além Da Fronteira – Vol. II" (que também consta a primeira música "Crônica – A Noite"), lançada dois anos antes, mas a música realmente tem uma melodia grudenta. Com um riff que lembra muito a música "Aos Fuzilados Da CSN" dos paulistanos Garotos Podres, a quarta faixa "Suicídio" tem uma letra bem bacana e backing vocals totalmente influenciados por Pixies.
Em seguida vem "Nós Temos Tudo A Ver" que tem uma levada legal e expõe a inspiração no Capital Inicial. "É Tudo" no meio do disco talvez seja a com menos destaque, não apresenta nenhum diferencial marcante e parece muito o grupo Catedral. A próxima "Bandeira Nacional" é uma crítica anti nacionalista com base na ausência de soberania devido à submissão econômica e política do Brasil, ao que é imposto pelas nações desenvolvidas.
Na sequência um bom título: "Apocalipse Segundo O Carnaval". Um pique de punk rock e uma letra bem humorada com um refrão que convida ao coro. "Canção Da Semana" segue sendo outro ponto baixo do disco. Agora já remetendo ao Biquíni Cavadão. Volta um ponto alto com a música homônima à banda. "Zona Tribal" é um punk rock básico que poderia muito bem ter sido gravado pelos Inocentes em sua fase mais comercial.
A décima primeira faixa "Pedras No Liquidificador" é uma boa música esquecida ou ignorada por não ter um bom trabalho de produção. É possível perceber um desafinado da voz numa subida de tom, mas nada que comprometa. A última faixa "Ritual" é outra que tem boa letra e deixa a sensação de que poderia ficar melhor trabalhada. Fechando a bolacha vem um curto instrumental com flauta que mais parece um lamento psicodélico.
O acabamento gráfico até que não é ruim. Com capa de papelão, para contenção de custos evidentemente, o material acaba se tornando vulnerável com o passar do tempo, mesmo com todo o cuidado de um bom colecionador, mas a arte frontal é sugestiva e o encarte conta com foto da banda, fotos artísticas, letras das músicas e créditos detalhados. Fica a ausência de uma produção mais refinada que valorizaria mais ainda o trabalho do grupo. De qualquer forma, vale o registro e o incentivo à Zona Tribal pela perseverança nos ideais.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
Megadeth lança seu último disco de estúdio, que traz versão de "Ride the Lightning"
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
Guitarrista resume a era de ouro do death metal dos anos 90 em tributo relâmpago
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Fãs de heavy metal traem menos em relacionamentos, aponta pesquisa
A banda de glam que Gugu Liberato era fã e trouxe para o Brasil (e tiveram medo de morrer)
A canção em que os Beatles sofreram para fazer os vocais, e sem Ringo não teriam conseguido
Revista Metal Hammer elege o melhor álbum do metal de todos os tempos


Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



