Kiko Loureiro lista seus cinco solos de guitarra favoritos
Por Bruce William
Postado em 16 de junho de 2024
O guitarrista e compositor brasileiro Kiko Loureiro se tornou conhecido mundialmente pelo seu trabalho com o Angra, onde atuou de forma ativa durante mais de duas décadas, tendo gravado álbuns clássicos como "Angels Cry", "Holy Land" e "Rebirth", até que em 2015 ele foi convidado para o Megadeth, onde ele permaneceu até 2023, tendo contribuído de forma significativa para o álbum "Dystopia", agraciado com um Grammy na categoria "Melhor Performance de Metal".
Kiko Loureiro - Mais Novidades
Além de seu trabalho com o Angra e o Megadeth, Kiko também lançou álbuns solo, onde explora uma variedade de estilos musicais do jazz ao fusion e música instrumental, o que deixa transparecer sua destreza como guitarrista, assim como sua capacidade de transcender gêneros e criar músicas fora de delimitações artísticas rígidas.
Para se ter uma ideia do seu trabalho, em 2017 o guitarrista Gustavo Silva montou um Top 10 de solos do Kiko Loureiro, que pode ser visto no vídeo a seguir.
Conforme Kiko: "Um grande solo de guitarra precisa ter melodias memoráveis. Você precisa criar uma tensão, e em seguida liberá-la. Porém, mais do que qualquer coisa, você precisa contar uma história. A maioria dos solos que vou citar têm esse aspecto, eles contam uma história. Não há nada de aleatório neles. Todos esses solos irão te conduzir para outro lugar de forma mágica. Você viaja com a guitarra e depois se volta para a melodia e letra. Eu ia incluir 'Stairway To Heaven' do Led Zeppelin, mas ela é tão óbvia que eu nem fiz isso", disse o guitarrista ao eleger seus solos de guitarra favoritos de todos os tempos para a Metal Hammer.
"Mr Crowley" do Ozzy Osbourne (1980), solo de Randy Rhoads.
"Bohemian Rhapsody" do Queen (1975), solo de Brian May.
"Hot For Teacher" do Van Halen (1984), solo de Eddie Van Halen.
"Highway Star" do Deep Purple (1972), solo de Ritchie Blackmore.
"Cause We’ve Ended As Lovers" de Jeff Beck (1975)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
Amy Lee odiava um dos grandes hits do Evanescence - que superou 1 bilhão de plays no YouTube
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
Guitarrista do Blind Guardian comemora ao receber seu "CPF"
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A maior lenda do rock de todos os tempos, segundo Geezer Butler do Black Sabbath
Ozzy Osbourne sugeriu gravar último álbum com Zakk Wylde, revela o guitarrista


Kiko Loureiro relembra o dia que tocou música de Lô Borges com Marty Friedman
Kiko Loureiro celebra aniversário de "Aurora Consurgens", disco do Angra
Kiko Loureiro posa para foto ao lado de músicos do Angra e seguidores se empolgam
Rafael Bittencourt se surpreendeu ao ver que Tom Zé cuidava do jardim do prédio de Kiko Loureiro
Baron disse que Mustaine "quase saiu na porrada" após crise de ciúme por Kiko Loureiro


