Cartoon: Um som diferenciado, de muita qualidade e bom gosto

Resenha - Unbeatable - Cartoon

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Junior Frascá
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Sem dúvida o CARTOON é um dos grandes nomes da cena independente nacional. Com 18 anos de estrada, quatro álbuns lançados, vários prêmios conquistados, e tendo no currículo o lançamento da primeira ópera-rock do Brasil ("Bigorna", de 2002), a banda é dona de uma musicalidade diferenciada e cativante, que foge de rótulos pré estabelecidos, sempre surpreendendo o ouvinte, como ocorre novamente com o lançamento desse seu novo disco, "Unbeatble", lançado no final de 2013.

Nirvana: 20 coisas que você não sabia sobre "Nevermind"Black Sabbath: As 10 melhores músicas da banda segundo a Ultimate Classic Rock

O som dos caras é riquíssimo, e traz diversas influências, que vão do rock progressivo setentista, passando pelo hard rock, e com nuances de jazz, soul, blues, southern rock e muito mais, tudo de forma muito orgânica e cheia de estilo próprio, fazendo da audição do trabalho uma experiência das mais agradáveis. Ademais, tudo parece que foi cuidadosamente pensado e executado minuciosamente, tamanha a qualidade que sai das caixas de som a cada nota tocada pelo quarteto.

Como dito, no geral, o disco é bem variado. A primeira faixa do trabalho, "Down on the Road Ahead", por exemplo, é bem direta, com linhas vocais cativantes, e ótimos riffs, com referências claras de DEEP PURPLE, em especial pelos ótimos hammonds de Raphael Rocha.

Mas já na sequência, com "The Golden Chariot", os caras já mostram seu lado mais viajado, com rítimos intrincados, e ótimo instrumental (em especial o baixo do também vocalista Khadhu), cheio de passagens psicodélicas, e linhas vocais muito bem construídas, remetendo aos bons tempos do QUEEN. E o disco segue assim até o seu final, sempre mantendo a qualidade lá no alto, e embora traga influências do passado, soa moderno e atual.

E isso deve-se também à sua ótima produção, a cargo de Tomás Alem, no Musika Studio, com masterização de Luiz Tornaghi, no Batmastersom.

Destaque também para a ótima arte gráfica do material, que vem em uma bela versão digipack.

Certamente um trabalho que trará muitos frutos positivos ao quarteto, que esbanja talento e bom gosto, agradando o ouvinte sem fazer força!

Unbeatable - Cartoon
(Independente - Nacional)

1. Down on the road ahead
2. The Golden Chariot
3. Until I found you
4. She
5. Bridge to Nowhere
6. Promises
7. Lazarus' Feet
8. No coming back!
9. Time is running
10. On the judgement day


Outras resenhas de Unbeatable - Cartoon

nullnullnullnullnull




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Cartoon"


Nirvana: 20 coisas que você não sabia sobre NevermindNirvana
20 coisas que você não sabia sobre "Nevermind"

Black Sabbath: As 10 melhores músicas da banda segundo a Ultimate Classic RockBlack Sabbath
As 10 melhores músicas da banda segundo a Ultimate Classic Rock

Poison: Bret passou o cambão na mãe da Hannah Montana?Poison
Bret passou o cambão na mãe da Hannah Montana?

Guitar World: as 50 melhores canções de Rock de todos os temposLinkin Park: Mike Shinoda fala como Chester se sentiaMetallica: os segredos de "Enter Sandman"Iron Maiden: a interessante história de Steve Gadd

Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336