Cartoon: Literalmente imbatível
Resenha - Unbeatable - Cartoon
Por Victor Freire
Fonte: Rock n Prosa
Postado em 21 de abril de 2017
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Minas Gerais é um verdadeiro celeiro de excelentes bandas. Além do tradicional Clube da Esquina, passando pelo também clássico 14 Bis, o Cartoon, assim como o Somba, trazem na bagagem essa história e mantêm o nome do estado na produção de música de qualidade. O Unbeatable (2013) é o quarto álbum dos mineiros.
O rock progressivo por si só já permite uma liberdade maior nas composições, e é justamente isso que temos no Unbeatable (2013). Músicas com estilos diversificados e bastante coesas.
Down on the Road Ahead traz um excelente rock clássico, abrindo em grande estilo o trabalho. Os vocais de Khadhu Capanema somam-se muito bem à guitarra Khykho Garcia, ao piano de Raphael Rocha e à bateria de Bhydhu Capanema. The Golden Charriot possui uma harmonização nas vozes bem forte e uma presença marcante do órgão. Until I Found You abre espaço para vocais mais rasgados, dentro do feeling do blues. O álbum é bastante rico musicalmente, além dos elementos já citados, músicas como She investem em uma pegada mais clássica dentro do rock, o instrumental Road to Nowhere apresenta uma influência forte do Pink Floyd e Promises traz um estilo balada country, por assim dizer. Senti uma veia "Rush" pulsando em Lazaru’s Feet — uma balada com uma presença forte de riffs — e uma veia "Creedence" em No Coming Back.
Como comentei, as músicas são bastante diversificadas e é realmente muito agradável escutar o álbum em sequência. O trabalho é encerrado pelas complexas Time is Running e On the Judgement Day. Não vou dizer que o Cartoon guardou o melhor para o final, mas a criatividade pulsou mais forte nessas últimas. Time is Running possui uma introdução estilo celta, com elementos de folk e rock — tudo variado muito bem dentro da composição. On the Judgement Day volta a ter uma presença forte do órgão em uma base fincada no rock alternativo. Gostei da junção da sonoridade clássica do rock com os riffs em acordes na guitarra.
Nunca é tarde para falar de boa música, então não estou me sentindo em atraso ao escrever sobre esse álbum. O Unbeatable (2013) é um excelente álbum e (no meu caso) serviu para introduzir a sonoridade do Cartoon aos meus ouvidos. A junção de diversos elementos clássicos e "modernos" marcam a sonoridade da banda. Tudo isso pode ser encontrado no álbum.
#Tracklist:
1.Down on the Road Ahead
2.The Golden Charriot
3.Until I Found You
4.She
5.Bridge to Nowhere
6.Promises
7.Lazaru’s Feet
8.No Coming Back
9.Time is Running
10.On the Judgement Day
Outras resenhas de Unbeatable - Cartoon
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
Steve Harris defende "The X Factor" e reforça o peso emocional do álbum
Cinco obras-primas do Metal mundial, de acordo com Regis Tadeu
As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O brasileiro que andou várias vezes no avião do Iron Maiden: "Os caras são gente boa"
As duas bandas pesadas com mentalidade vencedora, segundo Arnold Schwarzenegger
Vocalista admite vergonha de álbum ao vivo do King Kobra
Vídeo de 1969 mostra Os Mutantes (com Rita Lee) tocando "A Day in the Life", dos Beatles
O motivo do desentendimento de Silas Fernandes com Andreas Kisser, segundo Silas
A sumidade do rock nacional que expulsou Lobão de seu álbum solo
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Os 11 melhores álbuns conceituais de metal progressivo, segundo a Loudwire
Max Cavalera: "Não dou a mínima para o que pensa o pessoal do Korn ou qualquer outro!"
Zakk Wylde conta como quase entrou no Guns N' Roses
Corey Taylor, do Slipknot, já pagou fã para deixar plateia

Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: "Load" não é um álbum ruim e crucificável
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



