Walsuan Miterran: Uma ode ao poder da música
Resenha - Feelings Of The Soul - Walsuan Miterran
Por Felipe Cipriani Ávila
Postado em 17 de julho de 2014
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Walsuan Miterran é um guitarrista, violinista e compositor goiano que iniciou os seus estudos musicais aos 14 anos. "Feelings Of The Soul" é o seu segundo trabalho solo, e mostra como a música é, realmente, universal e poderosa, capaz de mexer com os sentimentos mais íntimos e pessoais do ser humano.
Gravado entre janeiro e abril de 2014, "Feelings Of The Soul" foi produzido pelo próprio guitarrista Walsuan Miterran, tendo sido mixado e masterizado por Adair Daufembach. O que temos no álbum em questão é um material que fala por si só, com passagens que transitam entre o peso inerente ao Heavy Metal até outras de uma sofisticação e beleza ímpares.
O trabalho abre com "Beyond The Sky", uma faixa breve, épica e muito emocionante, que logo dá espaço para a rápida e melódica "Heaven Or Hell". Na última citada há belas passagens e solos de guitarra, sendo um tema que logo cativa, não apenas os guitarristas, mas os fãs de música de um modo geral. Vale mencionar o seu final, no qual há um solo bem bonito, reflexivo, aprazível e suave, daqueles em que a guitarra "chora". Seguindo uma linha similar à anterior, no que diz respeito à junção entre passagens mais pesadas e encorpadas a outras mais melódicas e reflexivas, temos "Death Is Not The End", que mostra o quão versátil e criativo é Walsuan Miterran, executando com maestria riffs e solos muito marcantes. Outra que logo chama a atenção, por unir de forma perfeita elementos de música brasileira, como o baião, ao Heavy Metal, é a "MetalBrasil". Em relação aos solos presentes nesta, todos se encaixam muito bem, desde os mais rápidos e técnicos, até os mais melódicos e belos. As próximas duas faixas, "Eternal Love" e "Water Under The Bridge", já são mais emotivas. A primeira mencionada é uma bela balada, daquelas para o ouvinte logo se emocionar. Aqui o guitarrista se mostra, mais uma vez, muito solto e livre, tocando com o coração e alma. É só ouvindo mesmo para compreender essa verdadeira pérola em forma de música. Já a segunda segue uma linha similar, por ser mais suave, melódica e meditativa, nos brindando com passagens belíssimas e muito ricas. Todos os solos de guitarra são de extremo bom gosto, mexendo com os sentimentos do ouvinte do início ao fim. Outro tema que parece seguir a mesma linha no seu início, mas que vai ficando mais pesado no seu decorrer, jungindo muito bem o peso característico do Heavy Metal a passagens mais sinfônicas, é a "God’s Time", com camadas de teclado que complementam muito bem o conjunto geral. Voltando à calmaria, temos "Memories Of You", que é outra grata surpresa. Sendo outra balada, se destaca pela sua delicadeza e poder de logo mexer com o íntimo do ouvinte. Aliás, o trabalho todo está repleto desses momentos, e isso é digno de elogio, sem sombra de dúvida, pois ainda há, infelizmente, pessoas que pensam que música instrumental está ligada apenas à técnica, sendo, desse modo, destinada apenas aos músicos. Ledo engano, e o trabalho em questão mostra isso de forma bem clara e categórica. A faixa de encerramento, já que as outras duas são versões em Playback de "Eternal Love" e "Memories Of You", junge muito bem elementos sinfônicos com o peso da guitarra. "Last Minute" começa bem épica e emocionante, ficando mais enérgica e encorpada no seu decorrer. Os solos, mais uma vez, primam por muita melodia e sofisticação. O guitarrista parece executar o seu instrumento como se não houvesse amanhã, destilando toda a sua emoção e energia e mostrando desenvoltura tanto nos solos mais rápidos, quanto nos momentos mais melódicos.
É, a música é algo universal mesmo. O álbum como um todo comprova que ela e a arte são dotadas de um poder inexplicável e inigualável de mexer com os sentimentos mais íntimos de cada um. Não se engane, sendo guitarrista ou não, corra atrás da sua cópia de "Feelings Of The Soul". Por enquanto, há apenas disponibilidade no formato digital, mas em breve haverá também o físico. Altamente recomendável!
Confira algumas faixas do álbum:
http://www.youtube.com/user/walsuanguitar/videos
Caso queira adquirir o material digitalmente, acesse:
http://www.cdbaby.com/cd/walsuanmiterran
Faixas:
1 – Beyond The Sky
2 – Heaven Or Hell
3 – Death Is Not The End
4 – MetalBrasil
5 – Eternal Love
6 – Water Under The Bridge
7 – God’s Time
8 – Memories Of You
9 – Last Minute
10 – Eternal Love (Playback Version)
11 – Memories Of You (Playback Version)
Outras resenhas de Feelings Of The Soul - Walsuan Miterran
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
Sweden Rock Festival anuncia line-up com Iron Maiden e Volbeat entre os headliners
Músicos se demitem e abandonam dono da banda em um posto de gasolina
5 motivos que podem ter levado o Angra a escolher Alírio Netto como novo vocalista
O refrão do rock nacional com cinco palavras composto no metrô e inspirado em The Who
As "traições do movimento" mais emblemáticas do rock 'n roll
A crítica ao Jethro Tull que mais deixou Ian Anderson entristecido: "Eu era um grande fã dele"
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



