Symmetrya: mais uma esperança para o metal nacional
Resenha - Darkest Love - Symmetrya
Por Samuel Coutinho
Postado em 23 de junho de 2014
Estamos passando por uma época de grandes lançamentos do metal nacional este ano. O Brasil tem um catálogo incrível de bandas de heavy metal, que facilmente poderia ser considerado o país do metal. Pena que algumas vezes essas bandas não conseguem muito espaço na divulgação. Mas a união faz a força, a mídia vem cedendo cada vez mais espaço na divulgação de bandas que são o futuro no nosso metal.
Falarei aqui nesta resenha sobre o novo trabalho de uma banda que já é conhecida por grande parte do sul do país. Mais uma banda de lá, a região sul do Brasil está mais forte do que nunca no cenário. A banda SYMMETRYA, formada em meados de 2001, já está indo para quase 15 anos de carreira, e está prestes a lançar o seu segundo álbum, intitulado "Last Dawn".
Mas por enquanto esta resenha é dedicada ao single digital do grupo, "Darkest Love". A faixa que leva o título do single foi a primeira música de trabalho divulgada pelo grupo de Joinville. A música é a primeira faixa do single, que já deixa aquela vontade de ouvir o disco todo, um ótimo aperitivo. Já nesta música temos a percepção da boa qualidade dos músicos. Jurandir Junior, Milton Maia, Alexandre Lamim, Marcos Vinícius e Jacson Luís, estão fazendo um ótimo trabalho. "Darkest Love" é uma balada muito bem reproduzida, temos aqui um trabalho muito bem feito desses músicos catarinenses. Com este novo single podemos ter uma idéia da evolução da banda em relação ao álbum de estréia, "Eternal Search". Os instrumentos estão cada vez mais entrosados e bem regulados.
Seguindo a sequência, temos a segunda faixa (o single é composto por 4 músicas). Com o prazer de ouvir em primeira mão, "In The Blink Of An Eye" apresenta uma sonoridade incrível, mais uma vez reforçando a qualidade das músicas que teve uma ótima produção. Os riffs estão mais precisos e muito bem executados, Alexandre Lamim está empenhando muito bem o papel de guitarrista da banda. Os teclados agradáveis de Milton Maia estão bem presentes na música, muito bem encaixados nas partes que exigem melodia. Os vocais de Jurandir nesta música estão matadores, um vocalista com um grande diferencial, em algumas partes chega a lembrar Sebastian Bach. Que refrão! Mais uma vez podemos perceber aqui como as músicas estão bem feitas, o Symmetrya consegue muito bem se manter sem soar repetitivo, uma grande vantagem que esta banda possui.
A próxima faixa do single se chama "To Live Again", e é a primeira música do single com um pouco mais de velocidade. Os vocais de Jurandir estão muito bem executados e mantendo a sua agressividade, mais um motivo para tirar o chapéu para este vocalista. A banda segue com maestria com uma performance digna. Os teclados mais uma vez marcando presença se encaixando perfeitamente na música. A cozinha se mantém bem estável, com a bateria sempre técnica de Marcos Vinícius e o baixo de Jacson Luís. O solo de Lamim, repleto de escalas, faz com que o ouvinte fique com vontade de assistir ao vivo. Um power metal muito bem feito.
A última faixa do single é a já conhecida do primeiro disco, "Learn To Live" (do álbum "Eternal Search"). Só que aqui temos uma performance ao vivo da banda, em um show gravado em 2008 na cidade de Blumenau/SC. "Learn To Live" é umas das faixas do primeiro trabalho a ganhar um video clipe, apresentando ainda a formação anterior da banda. Nesta faixa ao vivo podemos ouvir a qualidade igualmente presente no álbum de estúdio. O que chama a atenção são os riffs completamente ímpares que o Symmetrya tem em suas músicas. Pelo que pude ouvir nas canções, a banda conta com três fatores únicos e particulares em seu som, os solos de guitarras, as melodias de teclado e os vocais de Jurandir Junior.
Track-list "Darkest Love" (single):
01. Darkest Love
02. In The Blink Of An Eye
03. To Live Again
04. "Learn To Live" (live)
O Symmetrya divulgará seu novo álbum de estúdio "Last Dawn" em breve. Alguns shows já estão sendo agendados, inclusive uma turnê pela américa latina. O novo álbum contará com 11 músicas e uma faixa bônus. A faixa "Something In The Mist" conta com a participação do guitarrista do ANGRA, Rafael Bittencourt. Um disco muito bem produzido e com uma capa que ficou a cago do renovado artista gráfico, Gustavo Sazes. A banda já vem se apresentando na mídia televisiva, mostrando o que está por vir.
Track-list "Last Dawn":
01. Sensory (intro) - 1:28
02. Something In The Mist - 5:37
03. In The Blink Of An Eye - 5:48
04. Darkest Love - 4:55
05. To Live Again - 5:35
06. Caught In A Dream - 7:23
07. 711 - 4:41
08. Stormy Winds - 7:29
09. Past Life Trauma - 5:01
10. Nature Of The Witch - 6:11
11. Athena´s Legacy - 9:24
Faixa bônus:
12. Shark Paddle - 4:26
Symmetrya é:
Jurandir Junior (Vocal)
Milton Maia (Teclado)
Alexandre Lamim (Guitarra)
Marcos Vinícius (Bateria)
Jacson Luís (Baixo)
http://www.symmetrya.com
http://www.facebook.com/symmetrya
http://www.myspace.com/symmetrya
http://www.twitter.com/symmetrya
http://www.youtube.com/symmetryaofficial
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps