A música do Led Zeppelin que Noel Gallagher escolheu como uma das melhores de todos os tempos
Por Bruce William
Postado em 22 de abril de 2025
Noel Gallagher nunca escondeu sua devoção pelos Beatles, influência que moldou a identidade musical do Oasis desde o início. Em entrevistas, ele chegou a dizer que John Lennon e Paul McCartney estão em um nível acima de todos os demais compositores da cultura pop.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Ainda assim, sua admiração por grandes nomes do rock não termina por aí, e inclui até o Led Zeppelin. Apesar da diferença de estilo entre as músicas grandiosas do Oasis e o som cru e pesado do Zeppelin, Noel já revelou que é fã de algumas faixas da banda de Jimmy Page e Robert Plant. Quando foi convidado a listar suas músicas favoritas de todos os tempos, incluiu nada menos que "Rock And Roll", lançada em 1971 no álbum Led Zeppelin IV.
A escolha chama atenção não só pela energia explosiva da faixa, mas também pela estrutura. Baseada em um blues de 12 compassos, "Rock And Roll" é uma das músicas mais diretas da banda e já foi apontada por críticos como um tributo ao rock das origens. Coincidentemente - ou não - esse mesmo padrão rítmico foi utilizado em diversas composições do próprio Oasis, aponta a Far Out.
Noel não comentou publicamente os motivos da escolha, mas sua inclusão da faixa na lista mostra como ele reconhece a força das raízes do rock britânico. Mesmo sem o experimentalismo dos Beatles ou o refinamento melódico de outras influências suas, "Rock And Roll" tem uma pegada que parece agradar em cheio o ex-guitarrista do Oasis.
Com isso, Noel demonstra ser bem mais eclético do que muitos imaginam. E quando até o Zeppelin entra em sua lista, fica claro que o gosto musical dele vai além dos refrões cantaroláveis: envolve atitude, som marcante e guitarras no volume máximo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
Rush volta aos palcos e inicia a turnê "Fifty Something"; confira setlist
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Fabio Lione homenageia Andre Matos e alfineta: "ninho de cobra que conhecemos bem"
A banda brasileira infiltrada entre hits do rock na trilha sonora do novo filme do He-Man
Veja a performance completa de Anika Nilles no primeiro show com o Rush
O dia que Iggor Cavalera descobriu sobre Max e Gloria: "O que está acontecendo aqui?"
Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
Kerry King queria que o Slayer encerrasse as atividades com a formação original
Mike Portnoy exalta performance de Anika Nilles em sua estreia no Rush
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Ian Gillan explica o que faz de "Splat!" o álbum mais pesado do Deep Purple em anos
Falso Angine de Poitrine excursiona pela Rússia enganando fãs


A música do Led Zeppelin que a própria banda preferia esquecer
O trabalho desajeitado de Jimmy Page na guitarra que conquistou Robert Plant
O grande problema de se apegar a guitarras como a de Jimmy Page, segundo Tosin Abasi
Os solos de guitarra em que Jimmy Page sentiu que estava se desafiando
A decepção de Dave Mustaine com álbum do Led Zeppelin: "Ele não estava tocando bem"
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
A música em que o Led Zeppelin tentou dar uma resposta aos punks, mas era tarde demais
O dia que Jimmy Page quase estragou o solo de "Aqualung" - clássico do Jethro Tull


