Spaghetti Incident: O disco "esquecido" do Guns N' Roses
Resenha - Guns N' Roses - Spaghetti Incident
Por Igor Hidalgo
Postado em 18 de março de 2014
Na contracapa do disco The Spaghetti Incident?, uma frase simbólica: "A great song can be found anywhere. Do yourself a favor and go find the originals" ("Uma grande canção pode ser encontrada em qualquer lugar. Faça um favor e encontre os originais"). O próprio Axl Rose já deixa claro que nada é tão bom quanto as versões originais de músicas rock n’ roll e punk. Palavras do frontman que tinha conseguido a proeza de dar uma roupagem pra lá de especial a grandes ‘petardos’ como "Live And Let Die" (PAUL MCCARNEY) e "Knocking On’ Heaven’s Door" (BOB DYLAN).
Guns N' Roses - Mais Novidades
É compreensível que a imensa maioria dos fãs do GUNS N’ ROSES acabe lembrando apenas de Appetite for Destruction ou dos dois discos Use Your Illusion, mas não se pode subestimar o disco Spaguetti Incident, que em 2013 completou 20 anos de lançamento. Trata-se de um registro histórico e emblemático, que retratou os caminhos distintos dos então membros do grupo, que tentavam sobreviver às agruras da fama mundial e do ego cada vez maior de seus integrantes.
Para se compreender melhor o contexto em que Spaghetti foi lançado, basta lembrar que em 1993 o movimento ‘grunge’ estava no auge e deixara o hard rock em segundo plano. Ao mesmo tempo iniciava um novo e tímido levante punk, com bandas como GREEN DAY e OFFSPRING. Quem conviveu de perto com Axl Rose e sua trupe garante que o disco contendo as covers de músicas punk era para ter sido lançado antes dos Illusions (em 1991), mas acabou postergado e saiu justamente em um período de desunião absoluta do GN’R.
Críticos musicais apontam que um fator essencial para prejudicar a aceitação do álbum foi a idade dos fãs, novos demais na época para se recordarem das versões originais das músicas contidas em Spaghetti – são músicas datadas de anos como 1958, 1973, 74, 75, 77 e 78, por exemplo. Sob este prisma, entende-se que a jovial galera embalada pela popularidade do GUNS não tinha, na ocasião, bagagem musical suficiente para apoiar a pegada ‘old school’ do álbum.
Houve também outros motivos para a baixa vendagem do álbum, como a não realização de uma turnê para promover o mesmo, sem falar que a maioria dos integrantes da banda estavam envolvidos em projetos paralelos. Apenas três singles foram lançados, sendo duas versões para rádios. Enfim, há todo um quadro desfavorável e que fez sucumbir o experimento musical gunner.
Na opinião do jornalista inglês Paul Stenning, que escreveu livros sobre grandes bandas da história do rock como AC/DC, METALLICA, IRON MAIDEN e o próprio GUNS N’ ROSES, "foi uma vergonha o Spaguetti Incident ter se tornado um álbum tão negligenciado no catálogo do GN’R". É o típico registro musical que a passagem do tempo deveria trazer o reconhecimento devido, mas não é o que ocorreu – pelo menos até os dias atuais.
VOLTA ÀS RAÍZES?
Podia até mesmo soar irônico o fato do GUNS voltar às suas raízes, deixando de lado orquestras e backing vocals femininos – da turnê dos Illusions – para se concentrar mais em guitarra, baixo, bateria e vocal. Stenning analisa que parte dos fãs não curtiu o trabalho em estúdio feito com os dois músicos que substituíram o baterista Steven Adler e o (seminal) guitarrista-base e cofundador da banda, Izzy Stradlin: Matt Sorum e Gilby Clarke.
Parodiando o título da biografia completa não autorizada lançada por Stenning ("A Banda Que O Tempo Esqueceu"), Spaghetti Incident parece ser o ‘disco que o tempo esqueceu’. Talvez por refletir a desunião e o quanto surreal se tornara o GUNS N’ ROSES, tanto que seria o último registro completo conjunto em estúdio de Axl Rose, Slash e Duff McKagan, que comandavam a banda em seu período mais conturbado. Havia muita discordância entre os diversos pontos de vista e o álbum-tributo acabou sendo mais cômodo de lançar por não envolver disputas por composição e direitos autorais em músicas.
"Since I Don’t Have You", do grupo THE SKYLINERS, abre o disco com uma pegada leve e descontraída. É a que alcançou maior sucesso comercial, incluindo a produção de um clipe até bem-sucedido. O baixista Duff ‘King Of Beers’ McKagan evidencia as raízes punk com "New Rose" (THE DAMNED) e "Attitude" (THE MISFITS). Muito boas! "Down On The Farm", da banda THE UK SUBS, ganhou uma excelente versão e foi uma das poucas tocadas ao vivo.
Outra arrebatadora é "Hair Of The Dog", do grupo NAZARETH, contando com a formação completa do GUNS N’ ROSES na época – W. Axl Rose, Slash, Gilby Clarke, Duff McKagan, Matt Sorum e Dizzy Reed. Já "Black Leather", dos SEX PISTOLS, foi elevada a outro nível pelas mãos de Axl e companhia. Mas além da polêmica "Look at Your Game Girl", do assassino Charles Manson (escondida ao final do disco), outras canções regravadas não foram tão dignas de nota assim. Enfim, no geral é um excelente registro, apesar do ecletismo excessivo.
Ao mesmo tempo em que ocorreram as baixas vendas do álbum Spaguetti se deu a pior época na vida pessoal de Rose, que era processado por ex-mulheres. Tudo isso culminou no período da separação definitiva de alguns dos principais membros originais (Axl, Slash e Duff), que poderiam ter levado adiante a banda caso tivessem sobrevivido a essa tormenta. O restante da história os fãs já conhecem...
Igor Hidalgo, 30, é jornalista e mora em Nova Odessa/SP (região de Campinas)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
A música do Van Halen que Eddie dizia ser a mais difícil de tocar ao vivo
Mayara Puertas quebra silêncio e fala pela primeira vez do rumor envolvendo Arch Enemy
"Ouvi e achei muito interessante": lenda do rock aprova o Sleep Token
Dois anos após lançamento, guitarrista reflete sobre álbum mais recente do Pearl Jam
Alex Skolnick (Testament) lembra audição para o Spin Doctors
Vocal do Lamb of God diz que antigo logo da banda parecia cardápio de restaurante
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
"Não havia uma única mulher na plateia": o começo estranho de uma lenda do rock
A música do Queen que Brian May diz resumir o que a banda era "de verdade"
Baterista explica o que fez o Winger agendar novos shows em 2026
Arch Enemy posta vídeo em colaboração com Angela Gossow e fãs especulam retorno


Tour manager do Guns N' Roses fala sobre emoção de Axl ao conhecer Ozzy Osbourne
O melhor álbum solo de cada membro do Guns N' Roses, segundo o Loudwire
Slash revela onde acontece a democracia - que não é a chinesa - no Guns N' Roses
Por que Kurt Cobain detestava Phil Collins, Axl Rose e o Grateful Dead
Lzzy Hale relembra conversa inusitada com Axl Rose nos bastidores de último show de Ozzy
A ligação de Brian May com o Guns N' Roses que Slash desconhecia; "se eu soubesse..."
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
O cara que, com David Bowie, fazia a dupla ser como Axl Rose e Slash
Veja Post Malone cantando "War Pigs" em homenagem a Ozzy no Grammy 2026 com Slash e Chad Smith
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


