Kiss: um clássico analisado pelo Rock Station

Resenha - Creatures of the Night - Kiss

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Renato Alves
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Lançado em 1982, “Creatures of the Night”, é 10º álbum de estúdio do Kiss e foi um resgate para a própria banda, que vinha de problemas internos com seu guitarrista Ace Frehley, um disco muito criticado pelos fãs o “Music From ‘The Elder’” e a queda na popularidade em sua terra natal.
3842 acessosPaul Stanley: "guitarristas não aprendem a fazer base"5000 acessosPantera: o surreal e constrangedor funeral de Dimebag Darrell

Com a saída de Ace antes mesmo das gravações do álbum, o Kiss contrata Vinnie Vicent, que toca no disco, é co-autor de algumas faixas, sai em turnê com a banda, e mesmo assim não teve seu rosto estampado na capa original do LP, que ainda trazia a imagem do ex-guitarrista Ace Frehley, que também aparece no vídeo clip de “I Love It Loud”.

“Creatures of the Night” foi considerado como o melhor disco do Kiss desde “Destroyer” de1976, quarto disco da banda, mas não repetiu o sucesso de vendagens dos primeiros registros, fazendo com que a estratégia fosse ir para lugares onde nunca haviam tocado, como no caso da América do Sul.

No Brasil o Kiss se tornou muito popular, e “I Love It Loud” era um hit, e essa popularidade obtida na época fez com que a banda levantasse voo e se apresentasse no país pela primeira vez, em 3 shows. O primeiro no Maracanã - RJ (18 de junho de 1983), onde as estimativas bateram a casa de 200 mil espectadores, no Mineirão - MG (23 de junho de 1983) e no estádio do Morumbi -SP (25 de junho de 1983), último show onde foram utilizadas as mascaras, até a reunião que ocorreria anos mais tarde, e onde na ocasião “I Love It Loud” foi tocada 2 vezes.

Após os shows no Brasil, o Kiss se sentiu revigorado e cheio de moral, e era hora de um reposicionamento no mercado, então com a ocasião do álbum “Lick It Up”, em 1983, a banda decide abandonar as tradicionais maquiagens. Mas isso é outra história...

“Creatures of The Night” tem ao todo 9 músicas, 38 minutos e 50 segundos, muitos músicos adicionais, uma sonoridade pesada e hits como o já citado "I Love It Loud", "War Machine", I" Still Love You" e a faixa título. Todas estas já fizeram parte dos set lists do Kiss em algum período.

Falando em músicos adicionais, muito se fala nos bastidores sobre a não participação dos membros efetivos do Kiss nas gravações dos seus discos, e em “Creatures of the Night” não foi diferente, além de Paul, Gene, Vicent e Eric, tocam também no disco Bob Kulick (guitarra música 5), Robben Ford (guitarra música 4 e 7), Steve Farris (guitarra música 1),Mike Porcaro (baixo música 1) e Jimmy Haslip (baixo música 5).

As faixas do disco são:

1. "Creatures of the Night" (Paul Stanley, Adam Mitchell)
o Vocal Principal - Paul Stanley
Um petardo de abertura que dá nome ao disco e é de extrema energia. Destaque para a pegada de bateria, Eric Carr mostra desde a primeira faixa a que veio.

2. "Saint And Sinner" (Gene Simmons, Mikel Japp)
o Vocal Principal - Gene Simmons
Música mais pesada e lenta que sua antecessora, cantada por Gene e com um belo solo.

3. "Keep Me Comin'" (Paul Stanley, Adam Mitchell)
o Vocal Principal - Paul Stanley
Mais uma vez quem abre a música é Eric Carr, em seguida Paul Stanley exibe grande forma vocal, o que também poderia ser vistoem I Still Love You

4. "Rock and Roll Hell" (Gene Simmons, Bryan Adams, Jim Vallance)
o Vocal Principal - Gene Simmons
O peso é característica desta outra faixa cantada por Gene Simmons.

5. "Danger" (Paul Stanley, Adam Mitchell)
o Vocal Principal - Paul Stanley
Mais uma rápida com Stanley nos vocais.

6. "I Love It Loud" (Gene Simmons, Vinnie Vincent)
o Vocal Principal - Gene Simmons
O grande hit do disco, figurinha fácil nas rádios do Brasil em 1982/1983. Destaque para a co-autoria de Vinnie Vicent e o refrão que grudou na cabeça de todo roqueiro que um dia já ouviu esta música.

7. "I Still Love You" (Paul Stanley, Vinnie Vincent)
o Vocal Principal - Paul Stanley
Uma balada com mais de seis minutos pra dar um refresco, aqui Paul Stanley impressiona nos vocais, mostrando ótima forma. Mais uma vez Vicent escreve para o Kiss.

8. "Killer" (Gene Simmons, Vinnie Vincent)
o Vocal Principal - Gene Simmons

9. "War Machine" (Gene Simmons, Bryan Adams, Jim Vallance)
o Vocal Principal - Gene Simmons
Estas duas faixas com Gene nos vocais encerram o disco com o peso que foi a base de Creatures of the Night. Principalmente War Machine, com um riff inconfundível e um solo sensacional de Vinnie Vicent.

Difícil falar de um disco quando há uma relação afetiva com o mesmo. Sim, gosto do Creatures diga o que disserem, pois este foi meu primeiro disco em toda minha vida, através dele que eu conheci o Rock, há muitos anos atrás. Mas não se pode negar que da primeira à última faixa o álbum mantém a pegada pesada graças a Eric Carr, um grande baterista, que parecia ser muito querido por todos também, que faleceu em 1991. O timbre da bateria, sua mixagem e o “casamento” com os outros instrumentos foi, se não perfeito, próximo disso, para a proposta que a banda tinha para o disco. Proposta já colocada na capa, sombria e surpreendente, tendo em vista as capas anteriores do Kiss, como a de “Unmasked” por exemplo.

Fica a dica para um bom álbum de Rock ‘n Roll, um clássico que tem um ar Heavy Metal e faz parte da discografia de uma das bandas mais bem sucedidas da história do Rock, quer você queira ou não.

Track List:
Creatures Of The Night
Saint and Sinner
Keep Me Commin’
Rock and Roll Hell
Danger
I Love It Loud
I Still Love You
Killer
War Machine

Mais em:

ROCK STATION
Desde 2005 com muito Rock Pra Você!
programarockstation.blogspot.com
No You Tube: http://www.youtube.com/programarockstation

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Outras resenhas de Creatures of the Night - Kiss

2521 acessosKiss: Um novo início para novos tempos3976 acessosKiss: os trinta anos de "Creatures Of The Night"3184 acessosResenha - Creatures of the Night - Kiss5000 acessosTradução - Creatures Of The Night - Kiss

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Paul StanleyPaul Stanley
"Guitarristas não aprendem a fazer base"

457 acessosAce Frehley: "Anomaly" ganha versão deluxe; ouça música inédita752 acessosKiss: bicicleta de triathlon em edição limitada0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Kiss"

KissKiss
Nunca gostei da ideia de ser um outro personagem, diz Tommy

KissKiss
Peter Criss toca guitarra no Carnaval de São Paulo?

Alice in ChainsAlice in Chains
Comentários sobre turnê de 1996 com o Kiss

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Kiss"

PanteraPantera
O surreal e constrangedor funeral de Dimebag Darrell

Heavy MetalHeavy Metal
"Cristãos podem aprender muito com o gênero"

Top 5Top 5
Os roqueiros mais chatos da história

5000 acessosKiss: vídeo com Gene Simmons em cena de sexo?5000 acessosA importância da revista Playboy na vida de alguns rockstars5000 acessosDiscórdia: alguns dos maiores insultos entre artistas3949 acessosSlayer: "Nunca tentamos ser algo que não somos"5000 acessosAerosmith: banda tem outro vocal na coxia para cantar por Tyler?5000 acessosJason Newsted: o Metallica vive em seu próprio mundo

Sobre Renato Alves

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online