Kiss: um clássico analisado pelo Rock Station

Resenha - Creatures of the Night - Kiss

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Seguir Whiplash.Net

Por Renato Alves
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Lançado em 1982, “Creatures of the Night”, é 10º álbum de estúdio do Kiss e foi um resgate para a própria banda, que vinha de problemas internos com seu guitarrista Ace Frehley, um disco muito criticado pelos fãs o “Music From ‘The Elder’” e a queda na popularidade em sua terra natal.

1264 acessosGene Simmons: "Eu amo o som da minha voz"5000 acessosFotos de Infância: Evanescence

Com a saída de Ace antes mesmo das gravações do álbum, o Kiss contrata Vinnie Vicent, que toca no disco, é co-autor de algumas faixas, sai em turnê com a banda, e mesmo assim não teve seu rosto estampado na capa original do LP, que ainda trazia a imagem do ex-guitarrista Ace Frehley, que também aparece no vídeo clip de “I Love It Loud”.

“Creatures of the Night” foi considerado como o melhor disco do Kiss desde “Destroyer” de1976, quarto disco da banda, mas não repetiu o sucesso de vendagens dos primeiros registros, fazendo com que a estratégia fosse ir para lugares onde nunca haviam tocado, como no caso da América do Sul.

No Brasil o Kiss se tornou muito popular, e “I Love It Loud” era um hit, e essa popularidade obtida na época fez com que a banda levantasse voo e se apresentasse no país pela primeira vez, em 3 shows. O primeiro no Maracanã - RJ (18 de junho de 1983), onde as estimativas bateram a casa de 200 mil espectadores, no Mineirão - MG (23 de junho de 1983) e no estádio do Morumbi -SP (25 de junho de 1983), último show onde foram utilizadas as mascaras, até a reunião que ocorreria anos mais tarde, e onde na ocasião “I Love It Loud” foi tocada 2 vezes.

Após os shows no Brasil, o Kiss se sentiu revigorado e cheio de moral, e era hora de um reposicionamento no mercado, então com a ocasião do álbum “Lick It Up”, em 1983, a banda decide abandonar as tradicionais maquiagens. Mas isso é outra história...

“Creatures of The Night” tem ao todo 9 músicas, 38 minutos e 50 segundos, muitos músicos adicionais, uma sonoridade pesada e hits como o já citado "I Love It Loud", "War Machine", I" Still Love You" e a faixa título. Todas estas já fizeram parte dos set lists do Kiss em algum período.

Falando em músicos adicionais, muito se fala nos bastidores sobre a não participação dos membros efetivos do Kiss nas gravações dos seus discos, e em “Creatures of the Night” não foi diferente, além de Paul, Gene, Vicent e Eric, tocam também no disco Bob Kulick (guitarra música 5), Robben Ford (guitarra música 4 e 7), Steve Farris (guitarra música 1),Mike Porcaro (baixo música 1) e Jimmy Haslip (baixo música 5).

As faixas do disco são:

1. "Creatures of the Night" (Paul Stanley, Adam Mitchell)
o Vocal Principal - Paul Stanley
Um petardo de abertura que dá nome ao disco e é de extrema energia. Destaque para a pegada de bateria, Eric Carr mostra desde a primeira faixa a que veio.

2. "Saint And Sinner" (Gene Simmons, Mikel Japp)
o Vocal Principal - Gene Simmons
Música mais pesada e lenta que sua antecessora, cantada por Gene e com um belo solo.

3. "Keep Me Comin'" (Paul Stanley, Adam Mitchell)
o Vocal Principal - Paul Stanley
Mais uma vez quem abre a música é Eric Carr, em seguida Paul Stanley exibe grande forma vocal, o que também poderia ser vistoem I Still Love You

4. "Rock and Roll Hell" (Gene Simmons, Bryan Adams, Jim Vallance)
o Vocal Principal - Gene Simmons
O peso é característica desta outra faixa cantada por Gene Simmons.

5. "Danger" (Paul Stanley, Adam Mitchell)
o Vocal Principal - Paul Stanley
Mais uma rápida com Stanley nos vocais.

6. "I Love It Loud" (Gene Simmons, Vinnie Vincent)
o Vocal Principal - Gene Simmons
O grande hit do disco, figurinha fácil nas rádios do Brasil em 1982/1983. Destaque para a co-autoria de Vinnie Vicent e o refrão que grudou na cabeça de todo roqueiro que um dia já ouviu esta música.

7. "I Still Love You" (Paul Stanley, Vinnie Vincent)
o Vocal Principal - Paul Stanley
Uma balada com mais de seis minutos pra dar um refresco, aqui Paul Stanley impressiona nos vocais, mostrando ótima forma. Mais uma vez Vicent escreve para o Kiss.

8. "Killer" (Gene Simmons, Vinnie Vincent)
o Vocal Principal - Gene Simmons

9. "War Machine" (Gene Simmons, Bryan Adams, Jim Vallance)
o Vocal Principal - Gene Simmons
Estas duas faixas com Gene nos vocais encerram o disco com o peso que foi a base de Creatures of the Night. Principalmente War Machine, com um riff inconfundível e um solo sensacional de Vinnie Vicent.

Difícil falar de um disco quando há uma relação afetiva com o mesmo. Sim, gosto do Creatures diga o que disserem, pois este foi meu primeiro disco em toda minha vida, através dele que eu conheci o Rock, há muitos anos atrás. Mas não se pode negar que da primeira à última faixa o álbum mantém a pegada pesada graças a Eric Carr, um grande baterista, que parecia ser muito querido por todos também, que faleceu em 1991. O timbre da bateria, sua mixagem e o “casamento” com os outros instrumentos foi, se não perfeito, próximo disso, para a proposta que a banda tinha para o disco. Proposta já colocada na capa, sombria e surpreendente, tendo em vista as capas anteriores do Kiss, como a de “Unmasked” por exemplo.

Fica a dica para um bom álbum de Rock ‘n Roll, um clássico que tem um ar Heavy Metal e faz parte da discografia de uma das bandas mais bem sucedidas da história do Rock, quer você queira ou não.

Track List:
Creatures Of The Night
Saint and Sinner
Keep Me Commin’
Rock and Roll Hell
Danger
I Love It Loud
I Still Love You
Killer
War Machine

Mais em:

ROCK STATION
Desde 2005 com muito Rock Pra Você!
programarockstation.blogspot.com
No You Tube: http://www.youtube.com/programarockstation

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Seguir Whiplash.Net

Outras resenhas de Creatures of the Night - Kiss

2562 acessosKiss: Um novo início para novos tempos4124 acessosKiss: os trinta anos de "Creatures Of The Night"3355 acessosResenha - Creatures of the Night - Kiss5000 acessosTradução - Creatures Of The Night - Kiss


Gene SimmonsGene Simmons
Músico reúne Ace Frehley, Bruce Kulick e Eric Singer

1264 acessosGene Simmons: "Eu amo o som da minha voz"793 acessosKiss: homem é preso suspeito de roubar relíquias da banda3909 acessos1978: 70 discos de rock e metal lançados há 40 anos295 acessosGene Simmons: reality show "Family Jewels" pode voltar, diz ele916 acessosGene Simmons: Saiba todas as 166 faixas do box "The Vault"0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Kiss"

KissKiss
O encontro inusitado com o Pato Howard

Barry LevineBarry Levine
"Yngwie Malmsteen é um idiota!"

Paul StanleyPaul Stanley
"Psycho Circus foi como um câncer"

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Kiss"


Fotos de InfânciaFotos de Infância
Amy Lee, do Evanescence, muito antes da fama

ÁfricaÁfrica
Conheça 13 bandas de metal tradicional do continente

Guns N RosesGuns N' Roses
Axl desafina guitarra de Slash e pede desculpas

5000 acessosKing Diamond: O que significa ser Satanista?5000 acessosKiko Loureiro: foto pagando mico em karaokê com Dave Mustaine5000 acessosQuem ouve Heavy Metal ouve apenas Heavy Metal?5000 acessosMetallica: incrível cover de "Unforgiven" por drives de disquete5000 acessosOs Trapalhões: uma homenagem ao Heavy Metal em 19855000 acessosFrontman: quando o original não é a melhor opção

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.


Sobre Renato Alves

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.