Tedeschi Trucks Band: Um dos maiores nomes da atualidade
Resenha - Made up Mind - Tedeschi Trucks Band
Por Victor Freire
Postado em 23 de agosto de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Não é segredo para os amantes de música que um dos maiores nomes da atualidade é o Tedeschi Trucks Band. Banda formada por Susan Tedeschi e Derek Trucks. O primeiro álbum dessa super banda, Revelator (2011), serviu de trilha-sonora para diversos momentos dos tempos que se passaram. Logo em seguida, veio a versatilidade do ao vivo Everybody's Talkin' (2012). Após essas duas relíquias, não imaginava que mais estava por vir, até que foi anunciado o lançamento de mais um novo álbum.
A expectativa era tamanha pelos primeiros acordes do Made up Mind (2013), novo álbum do Tedeschi Trucks Band. E finalmente esse dia chegou. Comprei a minha edição em vinyl ainda na pré-venda, e já comecei de hoje o dia com um e-mail da banda na minha caixa, com o código para download do álbum.
O cabelo do braço já levanta nos primeiros acordes de "Made up Mind", faixa-título e de abertura do álbum. Guitarra saturada, com uma pegada meio rock'n'roll, seguida do poder da voz de Susan. Pensei que o rock seria o elemento dominante, mas o velho Tedeschi Trucks Band aparece no refrão, com backing vocals e metais, sem contar nos brilhantes solos com o slide, do Derek Trucks. Não poderia ter boas-vindas melhores para esse álbum. "Do I Look Worried" traz uma levada mais lenta, com um pouco de elementos do soul. Gostei do resultado.
A riqueza musical do Tedeschi Trucks Band é indiscutível, mas estava esperando onde as raízes Southern deles apareceriam. "Idle Wind" é a primeira a levantar essa bandeira, com um som meio "caipira", fazendo lembrar até o "Mississipi Kid", do Lynyrd Skynyrd, no início. "Misunderstood" e o single "Part of Me" voltam a levantar o humor do álbum, com sua pegada mais agitada.
A impressão que tive até agora é que o rock foi meio deixado de lado, para dar lugar ao soul e blues. Influência principal do ao vivo Everybody's Talkin' (2012). Mas, que bom que estava enganado. Guitarras distorcidas aparecem novamente em "Whiskey Legs", com uma levada mais pesada. Impressionante como a voz de Susan combina bem com todos os estilos apresentados no álbum. O peso dá sequência a uma balada, "It's so Heavy", no melhor estilo "Until You Remember", do Revelator (2011), puro feeling, seguida da animada "All That I Need".
O estilo da banda, definido como "blues", ainda não tinha sido deixado claro no álbum. Aliás, não gosto desses rótulos que colocam nas bandas. Enfim, desabafos à parte. O blues aparece forte and "Sweet and Low", no melhor estilo B.B King, claro que com o vocal mágico de Susan. Sem contar na guitarra de Derek, que parece cantar junto com ela.
Se o humor estava meio baixo, logo o Tedeschi Trucks Band trata de levantar, com um rock'n'roll "riffado" de leve em "The Storm", novamente trazendo o estilo Southern Rock para o álbum. Imaginei na mesma hora como deveria ser essa música ao vivo. Explosão pura. Para encerrar o Made up Mind (2013) vem a profunda "Calling Out to You", contrastando com as boas-vindas energéticas.
O resultado final da audição foi o melhor possível. A banda mostrou que não sentou no sucesso do Revelator (2011), e produziu um álbum bem variado musicalmente. Tirando tudo o que os excelentes músicos da banda oferecem.
Para você que curte essa variação musical, pode escutar sem medo de ser feliz. Você não vai se arrepender.
Track-list:
1. Made up Mind
2. Do I Look Wooried
3. Idle Wind
4. Misunderstood
5. Part of Me
6. Whiskey Legs
7. It's so Heavy
8. All That I Need
9. Sweet and Low
10. The Storm
11. Calling Out to You
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
A cantiga infantil sombria dos anos 1990 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil
Baterista do Matanza Ritual e Torture Squad é dopado e roubado após show do AC/DC
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
A joia cearense que gravou um clássico do rock nos anos 1970, segundo Regis Tadeu
Moonspell anuncia título do próximo álbum de estúdio, que sai em julho
Terra do Black Sabbath, Birmingham quer ser reconhecida como "Cidade da Música"
A música do Thin Lizzy que sempre deixa James Hetfield de bom humor
Jack Osbourne expõe "banda gigante" que exigiu quantia absurda no último show de Ozzy
A profissão pós-Megadeth que Mustaine gostaria de seguir, e até cortaria o cabelo para tal
O melhor guitarrista dos anos 1980, segundo Ritchie Blackmore: "Ele é absurdo"
O pior músico com quem Eddie Van Halen trabalhou; "eu tinha que ensinar todas as partes"
Geezer Butler revela porque o Kiss foi "banido" de abrir show para o Black Sabbath
A "Hora da Ave Maria": o método de Cazuza para manter a disciplina no trabalho
"Pelo menos não estamos tocando trap ou hip-hop!", diz baixista do Maneskin


Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia
"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Iron Maiden: Em 1992 eles lançavam Fear Of The Dark



