Tedeschi Trucks Band: Um dos maiores nomes da atualidade
Resenha - Made up Mind - Tedeschi Trucks Band
Por Victor Freire
Postado em 23 de agosto de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Não é segredo para os amantes de música que um dos maiores nomes da atualidade é o Tedeschi Trucks Band. Banda formada por Susan Tedeschi e Derek Trucks. O primeiro álbum dessa super banda, Revelator (2011), serviu de trilha-sonora para diversos momentos dos tempos que se passaram. Logo em seguida, veio a versatilidade do ao vivo Everybody's Talkin' (2012). Após essas duas relíquias, não imaginava que mais estava por vir, até que foi anunciado o lançamento de mais um novo álbum.

A expectativa era tamanha pelos primeiros acordes do Made up Mind (2013), novo álbum do Tedeschi Trucks Band. E finalmente esse dia chegou. Comprei a minha edição em vinyl ainda na pré-venda, e já comecei de hoje o dia com um e-mail da banda na minha caixa, com o código para download do álbum.
O cabelo do braço já levanta nos primeiros acordes de "Made up Mind", faixa-título e de abertura do álbum. Guitarra saturada, com uma pegada meio rock'n'roll, seguida do poder da voz de Susan. Pensei que o rock seria o elemento dominante, mas o velho Tedeschi Trucks Band aparece no refrão, com backing vocals e metais, sem contar nos brilhantes solos com o slide, do Derek Trucks. Não poderia ter boas-vindas melhores para esse álbum. "Do I Look Worried" traz uma levada mais lenta, com um pouco de elementos do soul. Gostei do resultado.

A riqueza musical do Tedeschi Trucks Band é indiscutível, mas estava esperando onde as raízes Southern deles apareceriam. "Idle Wind" é a primeira a levantar essa bandeira, com um som meio "caipira", fazendo lembrar até o "Mississipi Kid", do Lynyrd Skynyrd, no início. "Misunderstood" e o single "Part of Me" voltam a levantar o humor do álbum, com sua pegada mais agitada.
A impressão que tive até agora é que o rock foi meio deixado de lado, para dar lugar ao soul e blues. Influência principal do ao vivo Everybody's Talkin' (2012). Mas, que bom que estava enganado. Guitarras distorcidas aparecem novamente em "Whiskey Legs", com uma levada mais pesada. Impressionante como a voz de Susan combina bem com todos os estilos apresentados no álbum. O peso dá sequência a uma balada, "It's so Heavy", no melhor estilo "Until You Remember", do Revelator (2011), puro feeling, seguida da animada "All That I Need".
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | O estilo da banda, definido como "blues", ainda não tinha sido deixado claro no álbum. Aliás, não gosto desses rótulos que colocam nas bandas. Enfim, desabafos à parte. O blues aparece forte and "Sweet and Low", no melhor estilo B.B King, claro que com o vocal mágico de Susan. Sem contar na guitarra de Derek, que parece cantar junto com ela.
Se o humor estava meio baixo, logo o Tedeschi Trucks Band trata de levantar, com um rock'n'roll "riffado" de leve em "The Storm", novamente trazendo o estilo Southern Rock para o álbum. Imaginei na mesma hora como deveria ser essa música ao vivo. Explosão pura. Para encerrar o Made up Mind (2013) vem a profunda "Calling Out to You", contrastando com as boas-vindas energéticas.

O resultado final da audição foi o melhor possível. A banda mostrou que não sentou no sucesso do Revelator (2011), e produziu um álbum bem variado musicalmente. Tirando tudo o que os excelentes músicos da banda oferecem.
Para você que curte essa variação musical, pode escutar sem medo de ser feliz. Você não vai se arrepender.
Track-list:
1. Made up Mind
2. Do I Look Wooried
3. Idle Wind
4. Misunderstood
5. Part of Me
6. Whiskey Legs
7. It's so Heavy
8. All That I Need
9. Sweet and Low
10. The Storm
11. Calling Out to You

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Kiko Loureiro diz que muitos motivos contribuíram para sua saída do Megadeth
Iron Maiden não deve comparecer à cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame
Anette Olzon relembra saída conturbada do Nightwish e recente e-mail enviado para Tuomas
5 bandas dos anos 80 que mereciam ter sido bem maiores, de acordo com a Ultimate Classic Rock
Estrela da WWE gostaria que música do Megadeth fosse seu tema de entrada
Greyson Nekrutman avalia seus dois anos como baterista do Sepultura
Dream Theater toca trecho de clássico do Van Halen em show no Panamá
Bruno Sutter compara Massacration e Crypta por motivo que deveria envergonhar o metal
Ex-Megadeth assume temporariamente a função de baterista do Accept
O que aconteceu em Tabuleiro do Norte (CE) que Aquiles Priester usa de exemplo até hoje
O "Grito Silencioso": Dave Navarro Reacende Teorias sobre Chris Cornell e Chester Bennington
O guitarrista que estava ao lado de Jimi Hendrix num show histórico e depois foi apagado
Músicos do Napalm Death dormiam no chão do estúdio durante gravação do segundo disco
O guitarrista que foi fazer teste sem saber quem eram os caras da banda - e conseguiu a vaga
Músico analisa Angine de Poitrine e diz que duo é "puro marketing e pouca música"
A admiração de Renato Russo por Rita Lee, que chegou a escrever uma música para ela
O ídolo que Brian May nunca conheceu e é autor da maior canção pop adolescente da história
Os três músicos que tocam juntos e que, para Rick Rubin, são o máximo da musicalidade

"Eagles Over Hellfest" é um bom esquenta para o vindouro novo disco do colosso britânico Saxon
Ju Kosso renasce em "Sofisalma" e transforma crise em manifesto rock sobre identidade
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme

