Scibex: já temos um bom representante do Black Metal atual
Resenha - Path To Omors - Scibex
Por Vitor Franceschini
Postado em 13 de agosto de 2013
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Se deixarmos levar pela capa (bem feinha, por sinal) não iríamos nunca distinguir a sonoridade praticada pelos mineiros do Scibex. Mas, como diz o ditado ‘nunca julgue um livro pela capa’, seguimos a recomendação e o som, que é o que realmente importa, não decepciona.
Formado em 2012 por Diego Bald (vocal), Thales Valente e Lennon Oliveira (guitarras), João Paulo (baixo) – a banda ainda não conta com um baterista e não foi creditado quem gravou o instrumento no álbum – este é o primeiro full length do grupo, que antes havia lançado um single e um EP no mesmo ano de fundação.
O som do Scibex surpreende e, apesar de estar em evidência no cenário europeu, por aqui tem sido bem difícil encontrar bandas apostando no gênero. Afinal, não me vem à mente alguma banda brasileira que invista em um Avant-gard Black Metal com fortes influências de Progressivo e até um pouco de Space Metal.
Referências seriam bandas como Arcturus, Borknagar e Vintersorg. Mas a banda possui suas particularidades investindo em algo mais orgânico e apostando mais nas bases e riffs de guitarra, o que faz a sonoridade soar mais pesada. Os vocais de Diego alternam limpos e os rasgados lembram os de Nagash, do falecido Covenant.
Músicas complexas, longas e com variação rítmica cheia de quebradas dão o tom do trabalho. Apesar de dinâmicas, as composições não possuem velocidade exacerbada e algumas passagens são até viajantes, além de possuírem melodia na medida certa. Destaque para Cryptic Confort Zone, Embrace Of Silicon, Being e Heralds Of Noosphere.
Não podemos deixar de mencionar a ótima produção, a cargo da banda e Rodrigo Nepomuceno (a mixagem ficou por conta do renomado Brendan Duffey, no Norcal Studios), que contribuiu muito para a estrutura das músicas. Já temos um bom representante do Black Metal atual, ótimo disco.
http://www.facebook.com/scibexomors
https://soundcloud.com/diogo-vilela-1
Outras resenhas de Path To Omors - Scibex
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
As 11 melhores bandas de metalcore progressivo de todos os tempos, segundo a Loudwire
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
As melhores músicas de todos os tempos, segundo Dave Gahan do Depeche Mode
Por que a voz de Bruce Dickinson irrita o jornalista Sérgio Martins, segundo ele mesmo
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Tygers of Pan Tang anuncia show extra para São Paulo
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
A música dos Beatles que ganhou elogios de George Martin; "uma pequena ópera"
A inesperada música que Dave Mustaine considera uma das melhores do Megadeth
Bruce Dickinson conta como foi estranha reunião com Harris que definiu volta ao Maiden
Cinema: o melhor e o pior dos rockstars em filmes



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



