Scibex: já temos um bom representante do Black Metal atual
Resenha - Path To Omors - Scibex
Por Vitor Franceschini
Postado em 13 de agosto de 2013
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Se deixarmos levar pela capa (bem feinha, por sinal) não iríamos nunca distinguir a sonoridade praticada pelos mineiros do Scibex. Mas, como diz o ditado ‘nunca julgue um livro pela capa’, seguimos a recomendação e o som, que é o que realmente importa, não decepciona.
Formado em 2012 por Diego Bald (vocal), Thales Valente e Lennon Oliveira (guitarras), João Paulo (baixo) – a banda ainda não conta com um baterista e não foi creditado quem gravou o instrumento no álbum – este é o primeiro full length do grupo, que antes havia lançado um single e um EP no mesmo ano de fundação.
O som do Scibex surpreende e, apesar de estar em evidência no cenário europeu, por aqui tem sido bem difícil encontrar bandas apostando no gênero. Afinal, não me vem à mente alguma banda brasileira que invista em um Avant-gard Black Metal com fortes influências de Progressivo e até um pouco de Space Metal.
Referências seriam bandas como Arcturus, Borknagar e Vintersorg. Mas a banda possui suas particularidades investindo em algo mais orgânico e apostando mais nas bases e riffs de guitarra, o que faz a sonoridade soar mais pesada. Os vocais de Diego alternam limpos e os rasgados lembram os de Nagash, do falecido Covenant.
Músicas complexas, longas e com variação rítmica cheia de quebradas dão o tom do trabalho. Apesar de dinâmicas, as composições não possuem velocidade exacerbada e algumas passagens são até viajantes, além de possuírem melodia na medida certa. Destaque para Cryptic Confort Zone, Embrace Of Silicon, Being e Heralds Of Noosphere.
Não podemos deixar de mencionar a ótima produção, a cargo da banda e Rodrigo Nepomuceno (a mixagem ficou por conta do renomado Brendan Duffey, no Norcal Studios), que contribuiu muito para a estrutura das músicas. Já temos um bom representante do Black Metal atual, ótimo disco.
http://www.facebook.com/scibexomors
https://soundcloud.com/diogo-vilela-1
Outras resenhas de Path To Omors - Scibex
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Masters of Voices, que reúne Edu Falaschi e Tim Ripper, anuncia tour sul-americana
O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
A música subestimada do Metallica que Lars diz ser um enrosco pra tocar ao vivo
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
A banda que Joey Ramone disse que mais o inspirava; "Uma experiência de corpo e mente"
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
Por que Kurt Cobain detestava Phil Collins, Axl Rose e o Grateful Dead
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
O álbum do rock nacional dos anos 1980 que Prince adorou quando ouviu
Como Angela Gossow se juntou ao Arch Enemy, de acordo com Michael Amott
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
O gênero musical que nunca será tão relevante quanto o rock, segundo Gene Simmons
As músicas dos Beatles que Eric Clapton não suportava ouvir
O disco clássico que fez Steve Vai começar a tocar guitarra
A sensata visão de Marcelo Barbosa sobre a crise entre Edu Falaschi e o Angra
O "álbum mais completo" do Pink Floyd, na opinião de David Gilmour
O que significa "poeira se escondendo pelos cantos" cantado em "Teatro dos Vampiros"


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



