Scibex: já temos um bom representante do Black Metal atual
Resenha - Path To Omors - Scibex
Por Vitor Franceschini
Postado em 13 de agosto de 2013
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Se deixarmos levar pela capa (bem feinha, por sinal) não iríamos nunca distinguir a sonoridade praticada pelos mineiros do Scibex. Mas, como diz o ditado ‘nunca julgue um livro pela capa’, seguimos a recomendação e o som, que é o que realmente importa, não decepciona.
Formado em 2012 por Diego Bald (vocal), Thales Valente e Lennon Oliveira (guitarras), João Paulo (baixo) – a banda ainda não conta com um baterista e não foi creditado quem gravou o instrumento no álbum – este é o primeiro full length do grupo, que antes havia lançado um single e um EP no mesmo ano de fundação.
O som do Scibex surpreende e, apesar de estar em evidência no cenário europeu, por aqui tem sido bem difícil encontrar bandas apostando no gênero. Afinal, não me vem à mente alguma banda brasileira que invista em um Avant-gard Black Metal com fortes influências de Progressivo e até um pouco de Space Metal.
Referências seriam bandas como Arcturus, Borknagar e Vintersorg. Mas a banda possui suas particularidades investindo em algo mais orgânico e apostando mais nas bases e riffs de guitarra, o que faz a sonoridade soar mais pesada. Os vocais de Diego alternam limpos e os rasgados lembram os de Nagash, do falecido Covenant.
Músicas complexas, longas e com variação rítmica cheia de quebradas dão o tom do trabalho. Apesar de dinâmicas, as composições não possuem velocidade exacerbada e algumas passagens são até viajantes, além de possuírem melodia na medida certa. Destaque para Cryptic Confort Zone, Embrace Of Silicon, Being e Heralds Of Noosphere.
Não podemos deixar de mencionar a ótima produção, a cargo da banda e Rodrigo Nepomuceno (a mixagem ficou por conta do renomado Brendan Duffey, no Norcal Studios), que contribuiu muito para a estrutura das músicas. Já temos um bom representante do Black Metal atual, ótimo disco.
http://www.facebook.com/scibexomors
https://soundcloud.com/diogo-vilela-1
Outras resenhas de Path To Omors - Scibex
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Corpos dos Mamonas Assassinas serão cremados para homenagem póstuma
Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
O que já mudou no Arch Enemy com a entrada de Lauren Hart, segundo Angela Gossow
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Como foi a rápida conversa entre Kerry King e Jeff Hanneman que originou o Slayer
Arch Enemy, o mistério em torno da nova vocalista e os "detetivões" do metal
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Wacken Open Air anuncia evento oficial no Brasil; confira as atrações
A melhor música da história do punk, segundo o Heavy Consequence
Lobão faz ranking com seus cinco melhores bateristas de todos os tempos
Rede Globo: em 1985, explicando o que são os metaleiros
O último álbum de rock que vendeu 1 milhão de cópias em uma semana


"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



