O maior vocalista de todos os tempos, segundo o guitarrista Tom Morello
Por Gustavo Maiato
Postado em 16 de janeiro de 2025
Em entrevista à Revolver (via Ultimate Guitar), o guitarrista Tom Morello, do Rage Against the Machine, falou sobre sua experiência ao lado de Chris Cornell no Audioslave e elogiou Zack de la Rocha, vocalista de sua banda principal. Segundo ele, Zack é "o maior frontman de todos os tempos".
Ao ser perguntado sobre sua relação com Cornell, Morello afirmou: "Primeiro de tudo, eu era colega de banda e amigo de Chris, mas nunca deixei de ser fã". Ele relembrou os tempos anteriores ao Rage Against the Machine, quando ouvia incessantemente os primeiros EPs e demos do Soundgarden. "Eu creditava Chris Cornell, talvez com duas ou três bandas... Soundgarden, Jane's Addiction, talvez Living Colour. Eram bandas que abraçavam tudo o que era ótimo no heavy metal – os riffs enormes e sem vergonha – mas as letras eram inteligentes, artísticas e poéticas."
Sobre o processo criativo de Cornell no Audioslave, Morello explicou que o cantor preferia focar em letras e melodias, deixando a composição instrumental para o resto da banda. "Ele tinha essa habilidade de criar melodias bonitas e ferozes do nada. Rick Rubin dizia: 'Você não entende o quão sortudos vocês são. Trabalho com muitos vocalistas, e é difícil criar uma grande melodia. Esse cara está jogando melodias incríveis o tempo todo!'"
Morello citou exemplos como "Like a Stone" e "I Am the Highway", destacando o talento natural de Cornell: "Não importa o que jogássemos para ele – o acorde mais simples ou o riff pesado mais complicado –, ele apenas sentava com um cigarro e dizia: 'Tudo bem, isso parece uma ótima música. O que vem depois?'"
Ao falar sobre Zack de la Rocha, Morello não economizou elogios: "Na minha opinião, ele é o maior frontman de todos os tempos. Ele é o James Brown do punk rock. Não há ninguém na história da música ocidental com esse nível de compromisso espiritual no palco e no estúdio." Morello também destacou o intelecto e a musicalidade de Zack: "É uma combinação inacreditável. Me sinto sortudo por estar em uma banda com ele."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps