Lordi: "To Beast or Not to Beast", não se leve tão a sério
Resenha - To Beast Or Not To Beast - Lordi
Por Durr Campos
Postado em 07 de julho de 2013
Nota: 8
Tentei evitar, mas não pude. Como não encaixar de alguma forma um "To Beast or Not to Beast? Eis a questão!" O sexto álbum de estúdio dos monstrengos finlandeses possui um daqueles títulos para lembrarmos por anos. Na verdade eles são craques nisso, haja vista o "The Arockalypse" de 2006. Fala sério, uma boa audição também começa por um nome legal no disco e capa idem. Sendo assim, os vencedores do Eurovision de 2006 chegaram já com tudo, incluindo um track-listing de responsa.
Fã confesso do KISS, a quem atribui a existência de sua banda, Mr. Lordi, vocalista e fundador, não só possui todos os atributos que o faz ser daqueles raros talentos na música pesada, como também mostra-se novamente um compositor de mãos e boca cheias. O supracitado quarteto mascarado nova-iorquino é naturalmente a grande influência nas canções, mas percebo muitos outros elementos que os conectam a outras sonoridades, a exemplo do dark rock característico da década de 80. Ponto para os caras ao nos apresentar algo do quilate de "The Riff", uma música deliciosa de ponta a ponta, cujo vídeo você confere ao fim do texto. Assim como ela, "Something Wicked This Way Comes" mantém a bolachinha uns dois níveis acima do que tem sido lançado no mercado desde o início do ano. Iniciei por elas justamente por terem saltado aos meus ouvidos naquela tão crucial primeira audição. Tente passar ileso ao refrão desta.
Caindo no chamado "horror rock/metal" propriamente dito, citaria "Horrifiction" como a perfeita mostra de um estilo aparentemente complexo de ser explorado. Eu diria que esta faixa foi até bem pensada para servir de ponte a todos os discos deles tamanha precisão de seus arranjos. Àquela altura eu me via procurando dentre meus CDs alguns do The Misfits e The 69 Eyes apenas por precaução, até porque a noite exigia uma continuidade sonora no mesmo universo. Logicamente que só fui capaz de fazer isso após tocar "To Beast or Not to Beast" mais duas vezes! Ao retornar à primeira faixa, "We´re Not Bad for the Kids (We´re Worse)", me perguntei de quem ter surgido aquela ideia sensacional das guitarras cavalgadas, o que supus ter sido do produtor alemão Michael Wagener, "culpado" por itens tipo "Breaker" e "Balls to the Wall" (Accept); "Constrictor" (Alice Cooper); "Fireworks" (Bonfire); "Breaking the Chains" (Dokken); "Tales of Avalon: The Lament" (Dark Avenger); bem como a mixagem de coisas essenciais como o "So Far, So Good...So What!" (Megadeth), "Master of Puppets" (Metallica), "No More Tears" (Ozzy Osbourne), os dois primeiros do Skid Row e por aí vai. Teria como dar errado?
"To Beast or Not to Beast" tem mais peso que seu antecessor, "Babez for Breakfast" (2010), mas não possui o mesmo brilho dos dois primeiros, "Get Heavy" e "The Monsterican Dream", editados em 2002 e 2004, respectivamente. Creio que nem era essa a intenção de Mr. Lordi (vocal), Amen (guitarra), OX (baixo) e dos estreantes Mana (bateria) e Hella (teclado). Lordi é sinônimo de rock and roll festivo e bem-humorado. Se esta não for sua praia, paciência. Só que antes de ignorar algo tão bacana, escute, pelo menos, a já conhecida "SCG (Scarctic Circle Gathering" e não se leve tão a sério.
Shinigami Records – Nacional
Ano de lançamento: 2013
Formação:
Mr. Lordi – Vocal
Amen – Guitarra
OX – Baixo
Mana – Bateria
Hella – Teclado
Faixas:
We're Not Bad for the Kids (We're Worse)
I Luv Ugly
The Riff
Something Wicked This Way Comes
I'm the Best
Horrifiction
Happy New Fear
Schizo Doll
Candy for the Cannibal
Sincerely with Love
SCG6: Otus' Butcher Clinic
Sites Relacionados:
http://www.lordi.fi/
https://www.facebook.com/LordiOfficial
http://www.last.fm/music/Lordi
http://www.myspace.com/lordifan666
http://www.reverbnation.com/lordiband
http://twitter.com/lordiofficial
http://www.youtube.com/Lordiofficial
http://www.shinigamirecords.com.br/
VÍDEO DE THE RIFF mencionado na resenha:
Outras resenhas de To Beast Or Not To Beast - Lordi
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps