Marcos De Ros: conseguiu fugir do convencional e previsível
Resenha - Sociedade das Aventuras Fantásticas - Marcos De Ros
Por Marco Paim
Postado em 10 de maio de 2013
Como o próprio Marcos De Ros disse recentemente durante em sua apresentação no Festival Brasileiro de Música de Rua: "É um CD duplo instrumental. Pouca gente teria coragem de lançar isso hoje em dia, só o idiota aqui", arrancando risos da platéia com seu bem humorado jeito de ser, que já se tornou uma marca registrada, vide os milhares de vídeos inusitados postados na internet.
Marcos de Ros - Mais Novidades
Pois bem, Marcos De Ros não demonstrou apenas extrema coragem de lançar um álbum neste formato em tempos de digitalização e piratagem, como também mostrou que pode-se fugir do convencional e o previsível, a mais, pode-se sim ainda inovar neste meio quase ingrato que é o da guitarra instrumental.
Para entender melhor, quando você ouve falar que um guitarrista lançou um CD solo, instrumental, logo te vem na cabeça aquela chupação de Steve Vai, Joe Satriani, John Petrucci e etc... e em 90% dos casos, é exatamente isso o que acontece, mas quando você ouve um CD do ou com o De Ros tocando, você escuta apenas Marcos De Ros, isso é muito interessante, é um estilo inconfundível. Talvez por sua versatilidade que vai do clássico, passando pelo rock e os estilos mais brasileiros como o choro.
A temática entorno do "Sociedade da Aventuras Fantásticas" então é algo tão inusitado, impensado, que chega a ser genial! Fantástico! Segundo as próprias palavras de Marcos: "Esse CD é a minha visão de como eu faria as trilhas sonoras de algumas das aventuras fantásticas que marcaram a minha vida, seja em livros, quadrinhos ou filmes!", ou seja, quando alguém te fala em "Super Man" você logo pensa na clássica trilha do filme, já De Ros cria sua própria trilha sonora. Simples assim.
O ponto forte neste álbum é o cuidado com a musicalidade e arranjos das músicas, deixando por vezes a técnica em segundo plano para buscar na simplicidade da melodia uma uniformidade com o todo. Ótimas linhas de orquestrações completando o tema principal em uma compacta massa sonora onde todos os detalhes são imprescindíveis. Há músicas que se deve ouvir mais de uma vez, ás vezes, até 10 vezes para se notar todos os detalhes e linhas de arranjos, como é o caso de "Alice no País das Maravilhas", "Pinóquio", "Canção Para Poliana" e "Don Quixote De La Mancha". E o detalhe é que não enjoa.
Há também as mais pesadas, puxando para ao heavy metal, que nos remetem aos tempos da banda De Ros como "Moby Dick, a Baleia", a enigmática "Aladim", "A Volta ao Mundo em 80 Dias". E as bem progressivas lembrando os tempos de Akashic como "Sherlock Holmes", "O Pequeno Príncipe" e suas belíssimas frases e harmônicos, "Os Doze Trabalhos de Hércules", "Nauticus, das 20000 Léguas Submarinas", a inusitada "Tarzan" que quando eu ouvi pensei "não pode ser.., e não é que o cara faz o grito do personagem com a guitarra!", me surpreendeu! Além de sua já citada versão para o "Hino do Super Homem".
Além do Capitão Marcos De Ros, a Sociedade ainda é formada por Éder Bergozza (ex-Akashic) nos teclados e piano, o holandês Marcel van der Zawn no baixo, e Tiago Caurio (Anaxes / Astafix) na bateria, completando um time de grandes músicos aqui do RS e garantindo a qualidade de um trabalho de primeira linha. Há também a participação de Rafael Gubert (ex-Akashic), e daí você me pergunta, "Em que faixa ele canta?"... Ele não canta, assobia!! Isso mesmo, nas faixas "Moby Dick" e "Nauticus..." ele faz os assobios. E até isso o cara sabe fazer bem feito! Pode?
Destaque também para a ótima produção sonora e mixagem de Juliano Boz em parceria com Marcos De Ros, eles conseguiram deixar o som pesado, consistente, onde tudo é muito bem audível e agradável, apesar dos inúmeros arranjos. A arte gráfica também não fica para trás, com créditos para Alex Milesi, que também é responsável pelos videos clipes, não só do De Ros, mas de muitos artistas aqui da região, como Hammer 67, Torvo e até Almah. Além das excelentes fotografias de grande Maurício Concatto, que conseguiu captar toda a essência por trás do projeto.
Enfim, uma verdadeira obra prima, um dos melhores lançamentos não só do metal ou instrumental, mas da música brasileira. Uma fonte onde novos e até velhos guitarristas deveriam beber e rever os seus conceitos quanto ao instrumento. Original e Genial! Vale a pena!
--------------------------------------------
"Sociedade das Aventuras Fantásticas"
Ano: 2013
Independente / Pelo Financiarte
Tracklist CD01
01 Era Uma Vez
02 As Aventuras do Capitão Jack Sparrow
03 Alice no País das Maravilhas
04 Moby Dick, a baleia
05 Aladim
06 O Pequeno Príncipe
07 Pinóquio
08 Sherlock Holmes
09 A Volta ao Mundo em 80 Dias
Tracklist CD02
01 Os Doze Trabalhos de Hercules
02 Os 3 Mosqueteiros
03 Nauticus, das 20000 Léguas Submarinas
04 Peter Pan
05 Hino do Super Homen
06 Tarzan
07 Canção Para Poliana
08 Don Quixote de La Mancha
Marcos de Ros - guitarra
Éder Bergozza - teclados
Marcel van der Zwam -baixo
Thiago Caurio - bateria
-------------------------------------------
LINKS
Canal no Youtube:
http://www.youtube.com/user/marcosderos?feature=watch
Site oficial:
http://www.deros.com.br/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Após cancelamento de turnê do Deep Purple, Ian Gillan passa por procedimento
A pergunta de Nicko McBrain sobre os Beatles que nem Ringo Starr soube responder
Músicos falam sobre emoção de retornar aos palcos com o Nevermore
O álbum clássico do Metallica que não trazia as melhores músicas da banda e sim as únicas
Tarja descobre fenômeno de "Então é Natal" no Brasil e reage: "Você me deu um desafio"
O único ex-colega do Deep Purple que David Coverdale considera um irmão
Sepultura se aproxima do último show - banda prepara despedida após mais de 40 anos de história
Namorada de Vince Neil é presa sob acusação de agressão ao vocalista do Mötley Crüe
Baterista John Tempesta anuncia sua saída do The Cult
Resurrection Fest anuncia primeiras 72 atrações para edição 2027
De Black Sabbath a Gojira, 10 músicas que começam com riffs de guitarra inesquecíveis
O hábito que custou o lugar de Clive Burr no Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Como James Hetfield lida com uma gafe no palco do Metallica: "Vem essa onda de vergonha"
Os três melhores discos do Black Sabbath, de acordo com a Classic Rock
Cinco shows imperdíveis que rolarão no Bangers Open Air 2027, por Mateus Ribeiro
Mark Knopfler: quando "Sultans of Swing" estourou ele ainda continuou sem dinheiro
A dica de Stevie Wonder que fez Eric Clapton cantar bem melhor, segundo o próprio
Stairway to Heaven: o maior hit do Led Zeppelin


Lost Society conclui sua transformação em "Hell Is a State of Mind"
A Riqueza da maturidade - Yes entrega elegância e musicalidade em "Aurora"
Gladenfold aposta no Power Metal em "Soulbound"
Raimundos - há 26 anos, o "MTV Ao Vivo" registrava uma das fases mais intensas da banda
Lorna Shore cria obra que desafia os limites do ouvinte
Wings of Steel novamente acerta com "Winds of Time"
Queens of The Stone Age volta com álbum longe de ser "Perfecth"
Corrosion of Conformity encara perdas e mudanças em "Good God / Baad Man"
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
Voivod - Música mutante para um futuro mutante
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



