Veuliah: sonoridade ainda mais coesa e complexa que antecessor
Resenha - Chaotic Genesis - Veuliah
Por Junior Frascá
Postado em 02 de maio de 2013
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Com um estilo autointitulado de Dark Metal, o sexteto baiano VEULIAH chega agora a seu segundo disco, que acaba de ser lançado no mercado nacional pela MS Metal Records, com uma sonoridade ainda mais coesa e complexa do que seu antecessor.
O som dos caras é bem interessante e variando, mesclando elementos de música progressiva, death metal, folk metal e outras, transitando com facilidade momentos de puro peso e agressividade, com outros mais melódicos, em que os vocais limpos se sobressaem, lembrando em alguns momentos os noruegueses do BORKNAGAR, mas mantendo uma personalidade própria, já que tem uma atmosfera bem mais sombria e obscura.
O instrumental da banda é bem coeso e intrincado, com várias mudanças de andamento que levam o ouvinte a uma verdadeira "viagem" durante toda a audição do disco. Os vocais de Fabio Gouvêa também são excelentes, seja nos momentos mais agressivos e guturais, seja nos mais melódicos.
E tendo em vista toda essas qualidades acima elencadas, fica até difícil escolher destaques no disco, mas caso alguém queira ouvir algumas faixas para ter ideia da qualidade da banda, indico a faixa título, pesadíssima e muito variada, trazendo todos os elementos característicos do som do sexteto; a ótima "United Solitudes", com passagens vocais muito bem elaboradas, e uma estrutura rítmica de fazer cair o queixo; e "Just to be Denied...", com um peso descomunal, e alguns dos melhores riffs do disco.
Destaque também para a produção do disco, a cargo do guitarrista Júlio Gouvêa em parceria com Jera Cravo, e co-produzido pelos demais membros do grupo. A capa do disco também é belíssima, em mais um brilhante trabalho de Gustavo Sazes.
Trata-se, pois, de uma banda muito talentosa, com uma sonoridade riquíssima, que embora seja bem experimental e variada, não deixa jamais o peso e agressividade de lado, muito pelo contrário. Vale muito a pena a aquisição do material, que é mais uma prova que nosso cenário nacional não fica devendo nada para outros países mais conceituados quando o assunto é metal de qualidade!
Chaotic Genesis - Veuliah
(2013 – MS Metal - Nacional)
Formação:
Formação:
Fabio Gouvêa: Vocal
Julio Gouvêa: Guitarra
Ricardo Sanct: Guitarra
Márcio Medeiros: Baixo
Luciano Veiga: Teclados
Ricardo Agatte: Bateria
Thiago Nogueira: Bateria
Tracks:
01. Chaotic Genesis
02. Momentum
03. United Solitudes
04. Just to be Denied…
05. Dark Heart
06. Lost by Time
07. The Edge
08. Resurrection
Outras resenhas de Chaotic Genesis - Veuliah
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
"Aprendam uma profissão, porque é difícil ganhar a vida", diz Gary Holt
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
A banda de rock dos anos 1990 que acabou e não deveria voltar nunca, segundo Regis Tadeu
A lenda do metal nacional cujo apelido veio após arrancarem suas calças
Adrian Smith explica por que não há improviso nos shows do Iron Maiden
A música do Motörhead que tem verso "sacana" e marcou Rob Halford
Peter Criss não escreveu "Beth" e bateria não é instrumento musical, diz Gene Simmons
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Steve Harris revela qual música gostaria de resgatar para os shows do Iron Maiden
O clássico do rock britânico inspirado por Bob Dylan e Frank Sinatra: "Período estranho"
Geezer Butler revela quem é seu baixista favorito: "Eu o mantenho como o meu herói"
A opinião de Luiz Schiavon, do RPM, sobre o ex-patrão Fausto Silva
Quando Erasmo Carlos desdenhou do "poder demoníaco" de Ozzy Osbourne no Rock in Rio

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo



