Scorpions: um mapa preciso das fundações sonoras dos alemães
Resenha - Taken By Force - Scorpions
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 20 de fevereiro de 2013
Último álbum a ser registrado pelo mago ULI JON ROTH , "Taken By Force"(1977) foi o quinto registro de estúdio de uma banda que já havia passado por modificações substanciais – do experimentalismo de "Lonesome Crow"(1972) ao hard cáustico de "Virgin Killer"(1976) - o SCORPIONS contou com formações diferenciadas e caminhos pedregosos até aperfeiçoar a fórmula hard/heavy arena que o consolidou na passagem para os anos 80. Nesse caminho, ROTH sentiu que não dava mais pé - aparentemente não concordava com os rumos musicais da banda - e caiu fora depois de "Tokyo Tapes" (1978).
Ainda que sofra eternas comparações tendenciosas com "In Trance" (1975) e "Virgin", "Taken By Force" é um mapa preciso das fundações sonoras dos alemães: coeso, energético e urgente. "He´s a Woman, She´s a Man" traz todos os elementos que futuramente distinguiriam a NWOBHM de seus antecessores: afiliados aos riffs cortantes do JUDAS, a banda criou um clássico vigoroso e atento às então estruturas contemporâneas do metal. Nesse conceito a tensão presente em "Steamrock Fever" mostrava conceitos próximos à complexidade da estrutura progressiva, desembocando em um refrão livre, mais próximo ao que o SCORPIONS faria a partir de "Lovedrive"(1979).
É inegável que, anteriormente à operação de cordas vocais a qual se submeteu no início dos anos 80, MEINE possuía uma timbragem mais rasgante: as linhas agressivas de "I´ve Got to Be Free" , da épica "Sails of Charon" e, claro, da "heavy-flamenca" "The Riot Of Your Time", caracterizavam uma pegada visceral que, em minha opinião, se repetiram integralmente, e pela última vez em um registro completo, com "Blackout"- curiosamente o primeiro depois da operação do vocalista. Se "Suspender Love" é conduzida com a devida "raiva" dosada na guitarra de RUDOLF SCHENCKER", "We´ll Burn The Sky" é a melhor receita de equalização entre peso e a sutileza – a qual sinceramente sinto muita falta na discografia da banda nos últimos anos. Resumo: vale cada centavo.
Track list (versão original):
1. "Steamrock Fever"
2. "We'll Burn the Sky"
3. "I've Got to Be Free"
4. "The Riot of Your Time"
5. "The Sails of Charon"
6. "Your Light"
7. "He's a Woman - She's a Man"
8. "Born to Touch Your Feelings"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
10 guitarristas impossíveis de serem copiados, conforme o Metal Injection
O álbum que metade do Black Sabbath concordava ser o pior da banda
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
Glenn Hughes passa mal e precisa encerrar show mais cedo em Belo Horizonte
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
Megadeth lança "I Don't Care", faixa de seu próximo - e último - disco de estúdio
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
Quando Duane Allman ficou irritado com Robert Plant no palco; "vou lá e arrebento esse cara"
A "guerra musical" dentro do Guns N' Roses que fez a banda se desmanchar
A banda que Alice Cooper recomenda a todos os jovens músicos
Esposa e filho homenageiam David Coverdale após anúncio de aposentadoria
A pior faixa do controverso "St. Anger", segundo o Heavy Consequence
A morte do rock? O último álbum de guitarra a vender um milhão de cópias na primeira semana
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor do que "Bohemian Rhapsody"
O grande defeito de Jimmy Page, segundo o saudoso Prince

Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Baterista Mikkey Dee (Scorpions, Motörhead) fará turnê tocando Kiss com orquestra
Klaus Meine explica porque a "música do assobio" do Scorpions continua importante até hoje
O guitarrista que poucos dão atenção, mas James Hetfield chamou de "o melhor" na guitarra base
7 bandas que voltaram atrás menos de 5 anos depois da despedida
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman



