Scorpions: um mapa preciso das fundações sonoras dos alemães
Resenha - Taken By Force - Scorpions
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 20 de fevereiro de 2013
Último álbum a ser registrado pelo mago ULI JON ROTH , "Taken By Force"(1977) foi o quinto registro de estúdio de uma banda que já havia passado por modificações substanciais – do experimentalismo de "Lonesome Crow"(1972) ao hard cáustico de "Virgin Killer"(1976) - o SCORPIONS contou com formações diferenciadas e caminhos pedregosos até aperfeiçoar a fórmula hard/heavy arena que o consolidou na passagem para os anos 80. Nesse caminho, ROTH sentiu que não dava mais pé - aparentemente não concordava com os rumos musicais da banda - e caiu fora depois de "Tokyo Tapes" (1978).
Ainda que sofra eternas comparações tendenciosas com "In Trance" (1975) e "Virgin", "Taken By Force" é um mapa preciso das fundações sonoras dos alemães: coeso, energético e urgente. "He´s a Woman, She´s a Man" traz todos os elementos que futuramente distinguiriam a NWOBHM de seus antecessores: afiliados aos riffs cortantes do JUDAS, a banda criou um clássico vigoroso e atento às então estruturas contemporâneas do metal. Nesse conceito a tensão presente em "Steamrock Fever" mostrava conceitos próximos à complexidade da estrutura progressiva, desembocando em um refrão livre, mais próximo ao que o SCORPIONS faria a partir de "Lovedrive"(1979).
É inegável que, anteriormente à operação de cordas vocais a qual se submeteu no início dos anos 80, MEINE possuía uma timbragem mais rasgante: as linhas agressivas de "I´ve Got to Be Free" , da épica "Sails of Charon" e, claro, da "heavy-flamenca" "The Riot Of Your Time", caracterizavam uma pegada visceral que, em minha opinião, se repetiram integralmente, e pela última vez em um registro completo, com "Blackout"- curiosamente o primeiro depois da operação do vocalista. Se "Suspender Love" é conduzida com a devida "raiva" dosada na guitarra de RUDOLF SCHENCKER", "We´ll Burn The Sky" é a melhor receita de equalização entre peso e a sutileza – a qual sinceramente sinto muita falta na discografia da banda nos últimos anos. Resumo: vale cada centavo.
Track list (versão original):
1. "Steamrock Fever"
2. "We'll Burn the Sky"
3. "I've Got to Be Free"
4. "The Riot of Your Time"
5. "The Sails of Charon"
6. "Your Light"
7. "He's a Woman - She's a Man"
8. "Born to Touch Your Feelings"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu explica por que o Slipknot deve agradecer de joelhos a Eloy Casagrande
A canção que Renato Russo escreveu e a Legião Urbana preferiu esconder do público
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
De 40 mil para 9 mil lugares: Sepultura poderia ter evitado choque de realidade?
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
O melhor álbum de hard rock de cada ano dos anos 2000, segundo a Loudwire
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
A canção que Axl Rose gravou sob efeito de cogumelos e que deixou o Guns N' Roses furioso
Os dois guitarristas britânicos que dominaram o blues, segundo Slash
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 1983 e 1985, segundo a Metal Hammer
De AC/DC a ZZ Top, os 20 melhores discos lançados em 1981, segundo a Louder
Jimmy Page relembra capa de 1973 que o fez expulsar designer da sala: "Insulto"
A música que coloca Elton John no topo do Rock in Rio 2026, segundo Estadão
Descubra quais bandas de rock e metal melhor representam o seu signo
A opinião de Andre Matos sobre "Rebirth", primeiro álbum do Angra sem a sua voz
King Diamond conta o que comprou com a grana que ganhou do Metallica

O "Smoke on the Water" do Scorpions, segundo Rudolf Schenker
Por que o Scorpions não tocou na despedida do Black Sabbath, segundo Klaus Meine
12 bandas que já adiaram ou cancelaram shows por motivo de saúde em 2026
Os 10 melhores discos do metal alemão, de acordo com a Metal Hammer
O melhor disco do Scorpions, segundo o guitarrista Rudolf Schenker
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?



