Buffalo Springfield: os talentosos Stills, Young e Furay

Resenha - Buffalo Springfield Again - Buffalo Springfield

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rafael Vieira
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


O fim precoce do Buffalo Springfield não ofuscou o brilho do trabalho desta grande banda estadunidense. O grupo apresentou dois grandes nomes da música mundial: Neil Young e Stephen Stills. Em 1966, o primeiro álbum denominado "Buffalo Springfield" trouxe o sucesso "For What it's Worth" e outras boas canções, com influências do rock inglês. O segundo álbum, "Buffalo Springfield Again", traz composições mais maduras, apesar dos constantes desentendimentos entre seus integrantes, com seguidas ausências de Young e a prisão do baixista Bruce Palmer.

Postura: 12 coisas que você nunca deve dizer a um músicoPor que o Whiplash.Net republica matérias?

Stills é responsável por quatro canções. "Everydays" é uma prévia do estilo que o compositor adotaria em sua carreira, versatilidade e mescla de ritmos, neste caso com traços de jazz e soul. A poética "Hung Upside Down" lembra o estilo "beatle" do primeiro álbum, adicionado um poderoso solo de guitarra. Stills divide os vocais com Richie Furay nesta canção. "Rock and Roll Woman" conta com a participação de David Crosby nos vocais de apoio (não aparece nos créditos), pouco tempo depois formariam o trio Crosby, Stills e Nash. Folk-rock bem produzido, tanto nos violões e solos bem tocados, quanto nos vocais que se tornariam marca registrada do trio. "Bluebird" é a principal canção do compositor no álbum, apresenta eletrizantes solos de guitarra, complementados com excelentes solos e riff"s no violão. Stills abusa o poder de sua voz. O último minuto da canção é levado à base do banjo, trecho bem característico do country. Neil Young assina três canções. A explosiva " Mr. Soul", que traz um riff estilo "Rolling Stones", virou figura marcada nos shows de Young. A reflexiva "Broken Arrow" começa com um trecho de "Mr. Soul" ao vivo, é uma ótima canção, especialmente sua letra. "Expecting to Fly" foi produzida juntamente com Jack Nitzsche, mostra o lado experimental do músico, a sua melhor canção no álbum. Completam o álbum, três canções de Richie Furay, que não tinha o mesmo talento dos outros dois compositores, mas contribuiu com boas canções. Começa com o divertido folk-rock "A Child's Claim to Fame". "Good Time Boy" é um rock estilo anos 50, cantando pelo baterista Dewey Martin, com a participação de Norris Badeaux, no saxofone. A triste "Sad Memory" encaixa perfeitamente na bela voz de Furay, nesta canção, somente Young participou da gravação. A banda lançaria mais um álbum apenas: "Last Time Aronud" (1968). Em 2011, os três compositores se reuniram e fizeram uma turnê pelos EUA, relembrando os clássicos da época, sem Palmer e Martin, que faleceram em 2004 e 2009, respectivamente.

"Mr. Soul"
"A Child's Claim to Fame"
"Everydays"
"Expecting to Fly"
"Bluebird"
"Hung Upside Down"
"Sad Memory"
"Good Time Boy"
"Rock & Roll Woman"
"Broken Arrow"




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Buffalo Springfield"


Rock and Roll: brigas internas que serviram como inspiração para clássicos (Parte I)Rock and Roll
Brigas internas que serviram como inspiração para clássicos (Parte I)


Postura: 12 coisas que você nunca deve dizer a um músicoPostura
12 coisas que você nunca deve dizer a um músico

Por que o Whiplash.Net republica matérias?Por que o Whiplash.Net republica matérias?
Por que o Whiplash.Net republica matérias?

Slayer: Gary Holt é realmente um cara mal-agradecidoSlayer
Gary Holt é realmente um cara mal-agradecido

Megadeth: "Magia negra arruinou minha vida", diz MustaineStairway to Heaven: o maior hit do Led ZeppelinUnisonic & Edguy: Michael Kiske trollando Tobias SammetGuns N' Roses: "último show foi em 1990", diz ex-empresário

Sobre Rafael Vieira

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.