Brainchild: magia das guitarras com intrumentos de sopro
Resenha - Healing Of The Lunatic Owl - Brainchild
Por Leonardo M. Brauna
Postado em 03 de janeiro de 2013
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Pouco se sabe sobre essa espetacular banda de 'Jazz Rock' e 'Progressive Rock' que em 1970 lançou o seu "filho único", "Healing Of The Lunatic Owl". Antes de ouvi-lo pela primeira vez na casa do meu brother e "garimpeiro musical", Victor Hugo Severo, pensava não existir algo que aproximava tanto a magia das guitarras com os instrumentos de sopro tornando tudo tão simples e maravilhoso. Vamos aos fatos comprovados por BRAINCHILD!
Os britânicos começam "queimar lenha" com "Autobiography" e de cara já expõem a sua proposta com os metais surgindo de mancinho acompanhados de uma guitarra sem efeitos distorcidos que geram a base para a música. A parada para a parte cadenciada é magnânima e os solos de Trompete e Saxofone enriquecem mais ainda o conteúdo.
A faixa título vem em seguida com uma execução voltada quase 100% para o 'Jazz' e com uma batida ritmada que lembra até mesmo a nossa 'Bossa Nova'. É uma música que lhe deixa relaxado após um dia intenso de trabalho, por exemplo.
A terceira faixa, "Hide From The Dawn", é outra das que acalmam a alma, tem um som de baixo muito definido e a guitarra segue o tom da canção junto com o vocalista. Um exemplo perfeito de entrosamento e magia. Se quiser ouvi-la inteira, é melhor que não esteja sonolento.
Outra das minhas preferidas é "She's Learning", essa música tem um acompanhamento "tímido" de um órgão "Hammond" e isso é o que me chama mais atenção, pois sou um grande apreciador desse "monstrengo". Essa música até que poderia ter servido para trilha sonora em seriados de ação dos anos 70. Perfeita!
"A Time For A Place" é a de maior duração e a técnica aplicada para essa execução empolga os ouvidos mais fechados, aqui atabaques, baixo, guitarra, metais, o grande Harmmond B3 e principalmente as viradas "lunáticas" de bateria fazem a festa sem precedentes.
Em "Two Bad Days" temos mais um show de sopros com belíssima interpretação do vocalista que também se encarrega das passagens de baixo fazendo a harmonia necessária para os companheiros mostrarem a segunda parte da arte.
"Sadness Of A Moment" como o próprio título sugere, é uma faixa que beira a "tristeza". É tocada com muita calmaria só com voz, violão e flauta. Um bom momento para quem procura tranqüilidade e um veneno para quem sofre a "dor de cotovelo".
O "Grand Finale" fica por conta de "To B". Um 'Jazz instrumental' que foi escolhido para "fechar as cortinas" desse espetáculo. Assim a banda termina o seu "unigênito" deixando esse grande registro cheio de maravilhas musicais que você, se ainda não conhece, deve procurar e abrir 2013 com extremo bom gosto. Até a próxima!
Lançamento:
A & M Records (1970);
Second Harvest (remasterizado: 2008).
Line Up:
HARVEY COLES – baixo, vocal;
BILL EDWRDS – guitarra, vocal;
DAVE MULLER – bateria;
CHRIS JENNIGS – órgão, piano;
BRIAN WILSHAW – saxofone, flauta;
LLOYD WILLIAMS – trompete.
Track List:
01 - Autobiography 3:47
02 - Healing Of The Lunatic Owl 5:22
03 - Hide From The Dawn 7:13
04 - She's Learning 4:24
05 - A Time For A Place 9:18
06 - Two Bad Days 4:08
07 - Sadness Of A Moment 4:18
08 - To B 4:01
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air divulga as primeiras atrações da edição 2027
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
Anika Nilles conta como aprendeu partes de Neil Peart para turnê com o Rush
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
Vocalista do Moonspell sobre tradução literária: "É mal pago, mas adoro"
As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
Iron Maiden e tietagem: Steve Harris posa com membros de três bandas de metal sinfônico
Mikkey Dee conta como conheceu e passou a tocar com King Diamond
Após revelar primeiras atrações, Bangers Open Air abre venda de ingressos; veja os preços
O ícone dos anos 1990 que Bob Dylan admirava: "Eu adoraria fazer um disco como o dele"
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Como Max Cavalera aprendeu inglês tendo abandonado a escola aos 12 anos de idade
Jimmy Page explica por que cada membro do Led Zeppelin tinha um símbolo
Gordo revela valor do cachê que recusou da Pepsi: "Queriam que eu fosse Papai Noel azul"


Tarja Turunen: Frisson Noir - o álbum que os fãs sempre quiseram ouvir
Immolation anuncia a rápida e iminente autodestruição da humanidade no ótimo "Descent"
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR



