Steve Harris: trabalho mais "leve" de Steve até hoje
Resenha - British Lion - Steve Harris
Por Junior Frascá
Postado em 24 de setembro de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Desde que Steve Harris, o mestre por trás do IRON MAIDEN, anunciou que iria lançar um disco solo, a imensa maioria dos fãs da música pesada foi pega de surpresa, pois imaginaram que haveria algum problema interno em sua banda principal. Mas, após desmentidos esses rumores, outra pergunta ficou impregnada na cabeça dos fãs: qual seria o caminho musical seguido neste disco solo, que não poderia figurar em um disco do MAIDEN, que extravasa o talento de Steve há décadas?
Pois bem, agora com o lançamento de "British Lion" temos a resposta para essa indagação, e, como era de se supor, o material é bem diferente de tudo que a Donzela já lançou ao longo de toda sua carreira, e faz referência às influências musicais de Steve. O disco trilha por caminhos mais experimentais e com grande influência de hard rock setentista e de música progressiva e ambiental, e embora não deixe totalmente de lado o peso, sem dúvida é o trabalho mais "leve" de Steve até hoje.
E tudo isso, principalmente, graças à performance do vocalista Richard Taylor, que tem uma voz bem suave e marcante, e até certo ponto mais "comercial". O trabalho de guitarras também é muito interessante e diversificado, assim como as linhas de baixo de Mr. Harris, que usa de uma sonoridade diferente da utilizada no MAIDEN, com o baixo soando mais grave, mas não menos presente. Além disso, as faixas são todas muito bem estruturadas, com belos arranjos e harmonias. Ou seja, com o padrão Steve Harris de qualidade.
Dentre os destaques do disco, cito "This is My God", repleta de groove, e com um peso bem interessante, que contrasta com os vocais calmos e limpos de Richard, de forma orgânica; "Karma Killer", com um clima mais hard rock, contando com ótimos riffs; "The Chosen Ones", que mescla influências de hard rock dos anos 70 e 80, com outras mais modernas, e é uma das melhores do disco; "Judas", com toques de metal clássico, mas sem tanto peso; e "These Are the Hands", com altas doses de melodia, e um clima mais experimental.
Portanto, trata-se de um material bem diversificado e até certo ponto inesperado, embora os fãs já tinham ideia de que o disco viria bem diferente da linha do IRON MAIDEN, apenas não sabiam o quanto. E sem dúvida muitos não irão curtir o material, tendo essa diversidade mencionada, mas, no geral, "British Lion" é um trabalho bem legal e, caso você esteja preparado para algo diferente, sem qualquer comparação com o MAIDEN, com certeza terá momentos de muita diversão durante sua audição.
PS - O lançamento oficial do disco está previsto para dia 24 de setembro, mas o mesmo já se encontra para audição completa no site abaixo, ficando disponível até o dia 23 de setembro. Confira.
http://www.ironmaiden.com/steve-harris-british-lion---hear-the-album-thursday-20th.html
British Lion – Steve Harris
(2012)
Formação:
Steve Harris - Bass
Richard Taylor - Vocals
David Hawkins - Guitar, Keyboards
Grahame Leslie - Guitar
Simon Dawson - Drums
Track List:
1. This is my God
2. Lost Worlds
3. Karma Killer
4. Us Against the World
5. The Chosen Ones
6. A World without Heaven
7. Judas
8. Eyes of the Young
9. These are the Hands
10. The Lesson
Outras resenhas de British Lion - Steve Harris
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu explica morte dos Mamonas Assassinas: "Imprensa não contou"
Regis Tadeu explica por que Blackmore voltou ao palco com o Deep Purple após 33 anos
O maior vocalista da história, de acordo com a ciência
Andi Deris diz que o Helloween ainda consegue cantar todas as músicas no tom original
Agora é oficial: Slipknot anuncia demissão de Sid Wilson
As 5 melhores músicas do Yes de acordo com o guitarrista Steve Howe
Geddy Lee fala sobre importância de ainda cantar as músicas do Rush nos tons originais
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire
As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
Os 10 discos essenciais do nu metal, segundo a Louder
Roger Glover não quer que Deep Purple faça show de despedida
5 clássicos do rock nacional cujas letras envelheceram mal
5 bandas clássicas do prog rock que não têm mais nenhum membro original
O hit do Metallica em que James Hetfield se revolta sobre como sua mãe morreu
O dia que Ronnie James Dio fez lenda do metal extremo chorar
A música do Kiss escrita por Gene Simmons que Paul Stanley não gosta
Freddie Mercury: um espírito livre, criativo, generoso, cheio de energia e talento



10 vezes em que o Iron Maiden deixou metal de lado e mergulhou no prog sem medo
"Comemore a felicidade, mas não pense que você a merece", diz ex-Iron Maiden
A banda jovem que superou expectativas de Slash: "Não sabia onde iam parar"
Blaze Bayley diz que compor com Steve Harris supera show em São Paulo
Blaze Bayley sobre o documentário: "Não era um filme do Iron Maiden feito por eles"
A música do Nightwish que conquistou Steve Harris, líder do Iron Maiden
O álbum mais subestimado de Iron Maiden, Metallica e Slayer, de acordo com a Metal Hammer
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Os 10 momentos "mais prog" da carreira do Iron Maiden segundo a Classic Rock



