Rush: Os 35 anos de "A Farewell To Kings"
Resenha - A Farewell To Kings - Rush
Por Igor Miranda
Fonte: Van do Halen
Postado em 01 de setembro de 2012
O Rush estava bastante estável na entrada do ano de 1977. Seus quatro discos, bem como o álbum ao vivo All The World’s A Stage foram gradualmente sendo muito bem recebidos pelos fãs do gênero. A mistura entre o Hard Rock dignamente setentista e elementos progressivos estava cada vez mais coesa. Mas havia um problema: o reconhecimento não era lá dos maiores, principalmente fora do Canadá. A banda não engatou grande sucesso comercial.
Em A Farewell To Kings, quinto disco de estúdio do grupo, as coisas começaram a mudar. Talvez seja o divisor de águas, mas na discografia do Rush, prefiro enxergar como a evolução natural do antecessor 2112, álbum que peca pelos excessos musicais que podem ser considerados "laboratoriais" para a produção do material posterior.
A abertura com a faixa-título revela que o trio estava cada vez mais afiado. A composição é muito bem construída e evidencia os talentos individuais de cada integrante. "Xanadu", um clássico progressivo, dá sequência com grandiosidade. Seu início climático prepara a audição para a excelente canção que segue. O Rush era mais ousado por soar um pouco mais pesado do que os progs de seu tempo. Não à toa, para 11 de 10 bandas do Metal progressivo oitentista, foram a influência principal.
A excelente balada "Closer To The Heart" segue o play com sua vibe positiva, boa letra e incrível construção melódica. Alex Lifeson já declarou, em entrevistas, que esta é a música derradeira da carreira do Rush, talvez por seu destaque ao ser lançada como single. "Cinderella Man", composição do também bom letrista Geddy Lee, transita mais pelo Hard Rock empregado nos dois primeiros plays.
Para o fechamento do disco, dois extremos: "Madrigal" e "Cygnus X-1 Book I: The Voyage". A simplória "Madrigal" impressiona mesmo com seus 2 minutos e meio de duração. Majoritariamente acústica, tem a voz de Geddy Lee, carregada de feeling, como destaque. Já a complexa "Cygnus X-1 Book I: The Voyage" narra uma viagem pela ficção científica em sua letra. A música, dividida em quatro partes, tem o instrumental mais bem construído de todo o disco. E ainda tem uma continuação de 18 minutos ("Book II: Hemispheres") no álbum sucessor, Hemispheres.
O sucesso comercial começou a aparecer de fato em A Farewell To Kings. O mercado estadunidense, alvo principal dos artistas em geral, recebeu bem o lançamento e foi o primeiro do trio a receber disco de ouro por lá, sendo seguido por disco de platina um tempo depois. Foi o início do reconhecimento comercial de um dos monstros sagrados do Rock progressivo, que se expandiria pelo mundo futuramente.
Rush – "A Farewell To Kings"
Lançado em 1° de setembro de 1977
Geddy Lee (vocal, baixo, guitarra de 12 cordas)
Alex Lifeson (guitarra, violão)
Neil Peart (bateria, sinos, percussão em geral)
Músico adicional:
Terry Brown (voz inicial em 6)
01. A Farewell to Kings
02. Xanadu
03. Closer to the Heart
04. Cinderella Man
05. Madrigal
06. Cygnus X-1 Book I: The Voyage
Outras resenhas de A Farewell To Kings - Rush
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
Andreas Kisser fala sobre planos para o pós-Sepultura e novo EP
A frase profética (e triste) dita por Bon Scott após show no lendário CBGB
Dream Theater inicia tour latino-americana com show no México; confira setlist
A banda portuguesa com o melhor álbum de 2026 até agora, segundo Milton Mendonça
A música "fundamental" que mostrou ao Metallica que a simplicidade funciona
"Dias do vinil estão contados", diz site que aposta no CD como o futuro
As 11 bandas de metal progressivo cujo segundo álbum é o melhor, segundo a Loudwire
"Caught In A Mosh: A Era De Ouro Do Thrash" continua a trilogia do thrash metal em alto nível
Pink Floyd anuncia a coletânea "8-Tracks", que inclui versão estendida de "Pigs On The Wing"
Led Zeppelin: as 20 melhores músicas da banda em um ranking autoral comentado
O produtor que Rick Rubin chamou de maior de todos; "Nem gostava de rock'n'roll"
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Os 5 álbuns que marcaram Poney, do Violator, e a suspensão na escola por tocar metal
Tom Morello comenta seu álbum preferido de sua "banda favorita de todos os tempos"
O rockstar que rejeitou duas vezes a Rainha Elizabeth II
Jimmy Page explica por que cada membro do Led Zeppelin tinha um símbolo

As três bandas de prog que mudaram para sobreviver ao punk, segundo o Ultimate Guitar
O motivo óbvio que impediu Geddy Lee e Alex Lifeson de chamar um Mike Portnoy da vida
Geddy Lee explica por que Rush não quis alguém como Mike Portnoy no lugar de Neil Peart
Como o Rush vai homenagear Neil Peart em cada show da turnê de volta
"Deveríamos nos chamar o que, Iron Maiden?": Geddy Lee explica manutenção do nome Rush
O exagero de John Bonham que Neil Peart não curtia; "Ok, já chega!"
Alex Lifeson diz que primeiros ensaios do Rush com Anika Nilles não funcionaram tão bem
O show do Rush que Geddy Lee não lembra de ter tocado
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



