Raptores: Do Thrash Metal oitentista ao Speed e Black Metal

Resenha - Age of Fear - Raptores

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Pierre Cortes
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 9


O grupo RAPTORES, formado em 2009, não tinha grandes pretensões no início da carreira. A intenção era, na verdade, se reunir para tocar sem muito comprometimento. Desta forma, os primeiros ensaios foram feitos somente com covers. E foi a partir daí que a banda e as ideias foram se moldando e tomando uma nova forma. O que antes era apenas uma diversão passou a ser encarado com muita seriedade e dedicação.

Ultimate Classic Rock: as filhas mais belas dos rockstarsTop 5 Pantera: About.com elege os cinco melhores álbuns da banda

Oriundos de Ribeirão Preto - São Paulo, este Power trio conta com ex-integrantes de outros nomes do cenário metálico underground. O estilo adotado foi o Thrash Metal oitentista mesclado a gêneros como o Speed e Black Metal.

Em 2010 a banda entra em estúdio para gravar o primeiro registro. Daí surge o EP "Forgotten is not Dead", com um total de 07 composições próprias. Foram feitas poucas cópias deste trabalho e a divulgação não foi tão intensa, fazendo assim com que ele não alcançasse uma repercussão de peso. A partir disso o grupo passou por um pausa, trocou o guitarrista e retomou as atividades no ano seguinte. Chegaram inclusive a ser um quarteto, mas depois fixaram-se novamente como um trio. No início de 2012 voltam aos estúdios para gravar novo material e o resultado é "Age of Fear", o primeiro Full-Length.

Com 11 músicas que somam quase uma hora de audição, o ouvinte irá se deparar com um trabalho de ótimo nível. "Age of Fear", de fato, nos remete ao Thrash Metal dos anos 80, mas não se limita apenas a este gênero. Encontramos aqui um forte flerte com o Heavy Metal deste mesmo período, o que valoriza ainda mais a sonoridade do grupo e traz certa diferenciação para o mesmo.

Nitidamente a parte instrumental é muito bem encaixada, sintonizada e equilibrada. Em geral encontramos os riffs mais rápidos, bateria precisa, solos intensos, baixo forte. Já o vocal segue aquela linha mais grave e ligeiramente rasgada, reforçando a brutalidade sonora, bastante apropriada para o estilo que fazem.

O material é muito bom como um todo, mas fiquem atentos à músicas como "Chains of Desire", que não é rápida e tem um solo que faz a guitarra chorar; "No Pressure No Diamonds" tem variações de ritmos, um baixão bem forte e um refrão legal; "Come...Bleed For Us" tem uma levada bem Heavy Metal e é cheia de paradinhas; "Enhypostatus" é uma instrumental que começa lenta e dedilhada e depois assume um ritmo mais intenso.

Há também uma surpresa. Um bônus como última faixa e que é totalmente cantada em português. "Canção Agalopada" é, na realidade, uma composição de Zé Ramalho, mas aqui adquire uma roupagem pesadona. Ficou ótima e tem um solo repleto de melodia, mas as linhas vocais parecem não combinar muito com o nosso idioma. De qualquer forma, essa última faixa mostra que a banda não é somente boa, mas também OUSADA na proposta.

Certamente o único ponto de melhoria é a arte da capa. Particularmente não me chamou muito a atenção, mas em nada influencia na sonoridade do grupo. Obviamente que uma preocupação maior neste item pode tornar o produto mais atrativo como um todo. De qualquer forma, "Age of Fear" mostra o RAPTORES como uma banda bastante promissora, madura e técnica, apresentando claros sinais de ascensão no cenário do Metal nacional. Confira.

Banda: Raptores
País de Origem: Brasil
Título do álbum: Age of Fear
Ano: 2012
Estilo: Thrash Metal
Gravadora: Independente

Line-up:

Roger Gaulês - Baixo/Vocal
Fábio Grille - Bateria
Zaack Santos- Guitarra

Faixas:

1. Mayhem Unborn
2. Monster Jaw Megalodon
3. Chains of Desire
4. No Pressure No Diamonds
5. Chapel of the Flies
6. Come...Bleed For Us
7. Winds of Doom
8. Flagellation No Escape
9. Enhypostatus
10. Age of Fear
11. Canção Agalopada

Sites:

http://www.raptores.com.br/
http://www.myspace.com/raptoresbrazil
http://www.youtube.com/user/bandaraptores




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Raptores"


Ultimate Classic Rock: as filhas mais belas dos rockstarsUltimate Classic Rock
As filhas mais belas dos rockstars

Top 5 Pantera: About.com elege os cinco melhores álbuns da bandaTop 5 Pantera
About.com elege os cinco melhores álbuns da banda


Sobre Pierre Cortes

Pierre Cortes, paulistano, bacharelado em Publicidade e em Cinema, amante da fotografia e escrita, apreciador do Heavy Metal e todas as suas subdivisões desde o início dos anos 80, colaborador do Whiplash.Net desde 2011, Twitter - @pierrecortes.

Mais matérias de Pierre Cortes no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336