Iron Maiden: A passagem da rudeza às pedras polidas
Resenha - Soundhouse Tapes - Iron Maiden
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 06 de julho de 2012
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Antes da Internet, "velhos" de trinta e cinco anos como eu, dependiam de duas coisas para ter acesso a certas preciosidades: dinheiro ou sorte. Singles, versões ao vivo, vídeos de shows clássicos, resenhas de LESTER BANGS, demos e outras "pequenas alegrias" eram raridades disputadas no tapa. As publicações - salvo honrosas exceções, como as edições especiais da SOMTRÊS e da BIZZ e alguns fanzines - se limitavam à música pop e outras chatices.
Em um desses raros momentos, li uma resenha a respeito de "The Soundhouse Tapes", o EP que primeiro registrou o som do IRON, antes de sua homônima estréia em estúdio. Gravado em dezembro de 1978 nos estúdios Spaceward, em Cambridge, "Soundhouse" foi lançado em novembro do ano seguinte. Originalmente registrado com quatro faixas ("Strange World" - aparentemente recusada por falta de qualidade - também estava no track list original e aparece como bônus em versões posteriores), o EP foi lançado com três canções e entregue ao Dj NEAL KAY – fato definitivo na história da banda, uma vez que essa circunstância fez o MAIDEN ser apresentado a ROD SMALLWOOD - que todo fã da banda sabe quem é.
Muito bem: sabe aquele som que você conhece dos discos do MAIDEN, com guitarras "gêmeas" bem trabalhadas, vocais brilhantes, bateria impecável? Então esqueça! O buraco aqui é bem mais embaixo: o disco foi gravado com apenas um guitarrista- DAVE MURRAY - ADRIAN SMITH foi convidado para ingressar em dezembro de 79, depois da gravação do EP, mas declinou, e no seu lugar entraria DENNIS STRATTON -, o que resulta em uma sonoridade bem diferente daquela que caracterizou a banda depois. No vocal, PAUL Di´ANNO mostrava apenas rudimentos do excelente vocalista que viria se tornar posteriormente; na bateria DOUG SAMPSON - CLIVE BURR só entraria no final de 1979 - e claro, STEVE HARRIS no baixo.
"The Soundhouse" é tão cru quantos os registros punks da época: "Iron Maiden" é "pedra bruta" até dizer chega - introduzida pela solitária guitarra de MURRAY, seu refrão parece algo saído de "Never Mind The Bollocks", tamanha sua "secura" - diferente, mas excelente!!
Na sequência, "Invasion", mostra um pouco mais da faceta metal que caracterizaria a banda; a faixa é uma "coluna" de distorção, com excelente solo de guitarra, repleto de notas modificadas – cortesia das boas alavancadas de MURRAY.
O mesmo não se pode afirmar da desafinadíssima introdução de "Prowler" onde, sinceramente não dá para entender o que MURRAY fez ali. No entanto, na continuidade da faixa só se ouvem acertos, onde se destaca a bateria super bem conduzida - ainda que baixa demais na mixagem - de SAMPSON.
Resumo da ópera: se você é fã da banda você TEM que ouvir esse registro - que mostra a passagem da rudeza às pedras polidas que viriam nos anos seguintes. Agora se você não é fã da banda tudo bem - uma hora dessas, você não está nem lendo esse texto mesmo.
Track list:
1. "Iron Maiden"
2. ."Invasion"
3. "Prowler"
Iron Maiden - The Soundhouse Tapes
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



U2 anuncia quarto e último show no Brasil da Tour The Greatest Show On Earth 2027
Regis Tadeu aponta problema no show do Iron Maiden e explica atitude do atual baterista
Ex-guitarrista do Scorpions, Uli Jon Roth se apresentará em São Paulo em janeiro
A música do Led que parece fantasia, mas nasceu de uma bronca de Robert Plant com a polícia
Lita Ford lança "Dracula", sua primeira música inédita desde 2012
A música do Slayer que produtor Ross Robinson considera tão boa quanto "Angel of Death"
Motionless in White se apresentará no Brasil em março de 2027
Como Kurt Cobain foi a causa do som ruim de um álbum do Black Sabbath
Saxon lança "Medusa", faixa de seu próximo disco de estúdio
A música favorita de Pete Townshend, do The Who; "É tudo o que eu gostaria de fazer"
O sucesso de 1977 que Paul McCartney reconheceu como praticamente cópia de uma música dos Beatles
Bruce Dickinson tocará músicas inéditas em sua próxima turnê, anunciada nesta terça-feira
O disco mais odiado do Metallica que Jimmy Page e Jack White adoraram
A faixa de "Reign in Blood" que é a preferida do baterista Dave Lombardo
Jimmy Page revela suas três músicas preferidas do Led Zeppelin
Sepultura - como uma gravura do dinheiro brasileiro foi parar na capa de Roots?
Max Cavalera: Os motivos que o levaram a sair do Sepultura
A história da gravação de The Soundhouse Tapes, lendária demo do Iron Maiden
Nicko McBrain critica voz atual de Axl Rose e revela tentativa frustrada de reconciliação
A pergunta estranha que Clive Burr teria feito a Nicko McBrain
Nicko McBrain reconhece que Iron Maiden foi injusto com Blaze Bayley
A banda de metal que Gene Simmons dizia que iria tomar o lugar do Kiss
A banda influenciada pelo Iron Maiden que Bruce Dickinson elegeu como sua favorita
Move Concerts pede que fãs do Iron Maiden não levem sinalizadores aos shows
Acender sinalizadores em shows é uma tremenda besteira
"Accident of Birth", de Bruce Dickinson, é lançado em versão remixada
Rod Smallwood desconversa ao ser perguntado sobre planos futuros do Iron Maiden



