The Soundhouse Tapes: a mal contada história do Iron Maiden

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ricardo Lira, Fonte: Consultoria do Rock
Enviar correções  |  Comentários  | 

"The Soundhouse Tapes", a primeira demo comercializada do IRON MAIDEN, começou a ser gravada ao final de 1978 quando Paul Di'Anno ainda era um novato na donzela. A história oficial (referida na biografia oficial "Run to the Hills", escrita por Mick Wall) conta que Paul entrara em novembro de 1978 e o MAIDEN, então com 4 integrantes - Di'Anno, Harris, Murray e o baterista Doug Sampson - logo ensaiava e entrava no Spaceward Studios para a gravação da demo. Não havia muito dinheiro na época, e a banda, após 2 sessões, se recolhera para que dentro de algumas semanas de trabalho e shows, voltasse com dinheiro para a produção final das faixas. Como se sabe, a master foi apagada e a demo só saiu porque alguém (acredito que Harris) guardou uma cópia do material original em fita!

55 acessosHeavy Metal: os 10 melhores riffs dos anos noventa5000 acessosRobert Plant: "quase saí do Led quando meu filho morreu"

Ouvindo atentamente as gravações percebi uma segunda guitarra nada usual ao tradicional som da banda, mas, como os fãs podem notar, não há um segundo guitarrista creditado além de Dave Murray. Então quem seria o guitarrista não creditado?

Tudo começou com uma pequena interrogação e terminou com uma revelação de fato, uma notícia que é parte da história do IRON MAIDEN. Poucos ouvintes realmente atentos podem perceber nas gravações a guitarra ou entender a importância dessa notícia, mas essa revelação sempre esteve disponível aos ouvidos de todos e está devidamente "não registrada" na história da banda.

Devo dizer que algumas passagens de integrantes na história do MAIDEN são frustrantes de tão pouca informação divulgada oficialmente. No DVD "Early Days" todos eles parecem flashes tão insignificantes como Paul Todd e sua uma semana de ensaio; Thunderstick, um baterista que durou apenas um show, entre outros.

A história oficial não é necessariamente a verdade (e posso comentar melhor sobre isso no futuro), tanto é que o próprio Thunderstick quase conseguiu o posto no MAIDEN de volta ao invés de Clive Burr!

Voltando ao guitarrista misterioso, a história conta que logo no início de 1979 a banda teria um segundo guitarrista para complementar Murray, um escocês de nome Paul Cairns (de apelido "Mad Mac").

Paul Cairns durou de cinco a seis meses na banda. Será que ele foi apenas um guitarrista que, desentusiasmado no palco, precisou ser demitido? Não haveria alguma coisa aí que a história do Maiden cismou em não contar (ou ocultar)?

Há algumas semanas, ouvindo a coletânea "Best of the Beast", coloquei para tocar a faixa "Strange World", quando alguma coisa "clicou" em mim aos 3 minutos e meio de música. Tive que voltar e ouvir de novo. E de novo...

Percebi que o jeito que o segundo solo foi tocado nada tinha a ver com qualquer coisa que Murray já tivesse feito. Não eram os dedos nervosos dele contrapondo notas, mas um desconhecido pegando uma guitarra e ajeitando notas calmas para a faixa. Era estranho e resolvi mandar um e-mail para um conhecido na Inglaterra, perguntando sobre um possível quinto membro tocando guitarra na demo. Esse conhecido mantém contato com Keith Wilfort (ex-presidente do fã-clube oficial), e quando Keith respondeu, a confusão em sua resposta me assustou. Disse que lembrava dos 4 integrantes gravando a demo, mas não tinha certeza de um quinto. Sugeriu que, pelo tipo de som, de repente Harris tivesse arriscado uma guitarra na faixa.

Quem precisa de Harris solando quando exatamente se tem Murray?

A história - com imagens - prossegue no blog Consultoria do Rock:
http://consultoriadorock.blogspot.com/2011/01/soundhouse-tap...

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Iron MaidenIron Maiden
Show do Ghost é melhor, diz reportagem

55 acessosHeavy Metal: os 10 melhores riffs dos anos noventa431 acessosIron Maiden: Iron Maiden Ex Libris aborda as letras da donzela412 acessosThunderstick: ex-batera do Samson e Iron Maiden lançará novo disco0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Iron Maiden"

Iron MaidenIron Maiden
Assista jam histórica com o Deep Purple em 2002

Bruce DickinsonBruce Dickinson
"A fama é o excremento da criatividade!"

Iron MaidenIron Maiden
Ouvir Eagles significou a saída de Dennis Stratton

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Iron Maiden"

Robert PlantRobert Plant
"Quase saí do Led quando meu filho morreu!"

Black SabbathBlack Sabbath
O dia em que Tony Iommi quase matou Bill Ward

Cê tá de brincadeira?Cê tá de brincadeira?
Quando grandes nomes vacilam

5000 acessosFotos de Infância: Steven Tyler, do Aerosmith5000 acessosMarilyn Manson: "Sou o monstro do Lago Ness! Sou o Bicho Papão!"5000 acessosSlayer: fãs hardcore dão (literalmente) o sangue pela banda5000 acessosCinema + Rock, uma dupla dinâmica5000 acessosOzzy Osbourne: os álbuns do madman listados do pior para o melhor5000 acessosKiss: Paul Stanley conta como perdeu a sua virgindade

Sobre Ricardo Lira

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online