Doug Sampson: Maiden, Soundhouse Tapes e reunião com Paul Di'Anno
Por Carol Maiden
Fonte: Bravewords
Postado em 18 de setembro de 2017
O ex-baterista do IRON MAIDEN, Doug Sampson, fez parte do lendário The Soundhouse Tapes, o primeiro 'registro' da banda, um EP utilizado para apresentar o trabalho deles na árdua luta por um lugar no mundo da música. Esse EP é uma obra cultuada pelos fãs e é um marco importante pois a cara do que viria a ser o Iron já começava a ser moldada ali. Doug não foi o primeiro baterista do Maiden. Em 1976, quando o pontapé inicial foi dado na história da banda, o baterista era Ron Matthews, que foi substituido mais tarde por Barry Graham (conhecido como Thunderstick). 'Barry' passou pela fase mais 'crítica' da banda, que enfrentava problemas com a formação e acabou por se tornar um trio no começo de 1978. Doug Sampson entrou no lugar de Thunderstick, sendo o terceiro baterista a integrar o Maiden (embora a formação 'oficial' venha a ser considerada a partir do primeiro disco gravado em 1980, sendo Clive Burr o 'primeiro' baterista a gravar um álbum oficial com o Maiden). Com a entrada de Paul Di'Anno (ainda em 78), eles decidiram gravar o EP, no final de 1978 porém lançado em Novembro de 1979.
Durante uma entrevista ao site canadense The Metal Voice, Doug Sampson falou um pouco sobre essa fase, os primórdios do Iron. Comentando sobre a audição de Di'anno, ele disse:
"Nós fomos nocauteados pela audição do Paul Di'Anno. A partir daquele minuto, nós ouvimos uma voz fenomenal que realmente se adequava à banda naquela fase em particular, essa era uma 'liga' diferente, Di'Anno levou a banda para outro nível."
Quando perguntado sobre suas memórias da gravação do The SoundhouseTapes, ele disse:
"Se não me engano, não fizemos nenhum show naquele momento. Steve Harris disse que realmente precisavamos fazer uma demo juntos. Todos nós juntamos dinheiro e pagamos para ir a um lugar chamado Spaceward Studios, na véspera de Ano Novo. Foi ótimo, foi a primeira vez que eu e Steve estivemos em um estúdio. Dave já havia feito umas gravações antes, eu e Harris nunca havíamos pisado em um lugar daqueles. Minha maior memória é sobre ter gravado 'Strange World'; minhas memórias pessoais disso são tão assustadoras que quando eu ouço, ainda parecem recentes as memórias daquela sessão de gravação". A faixa foi rejeitada para o EP pois a banda julgava não ter qualidade suficiente para ser apresentada, e mais tarde ela foi incluída no primeiro álbum da banda, devidamente melhorada. A composição dela é atribuída somente a Steve Harris mas, o vocalista Paul Day, que fez parte do início da banda em 76 (bem antes de pensarem em gravar o EP) diz ter escrito a música em parceria com Steve ja naquela época.
Falando sobre suas memórias das gravações das faixas Sanctuary e Wrathchild para a compilação Metal for Muthas de 1980 (uma compilação que abrangeu bandas do NWOBHM), ele disse:
"Essa foi a primeira vez que fomos ao estúdio da EMI. Esse foi o primeiro trabalho 'de verdade' mesmo, em um estúdio apropriado. Lembro de ter ficado ali até amanhecer. Paul e Dave acabaram de gravar e ficaram ali no corredor do estúdio, dormiram no chão. Os produtoresdo estúdio não podiam acreditar no que estavam vendo."
Quando perguntado se ele consideraria trabalhar novamente com Paul Di'Anno ou com outros membros anteriores do Iron Maiden:
"Existe uma possibilidade de realmente fazer algo com Paul Di'Anno. Seria uma honra trabalhar com o Paul novamente. Nada confirmado ainda. Isso pode ser algo futuro, então, dedos cruzados (risos). Dianno é o cara, espero que tudo de certo, realmente desejo muito"
Jimmy Kay (o repórter do Metal Voice que entrevistou Doug) também falou recentemente com Paul Di'anno, que anunciou sua nova banda Angels Of Chaoz. O músico falou sobre seu atual estado de saúde, sobre uma reunião do Battlezone (banda criada por Paul Di'anno em 1985) e se gostaria de uma reunião dos vocalistas do Iron Maiden.
Falando sobre sua atual situação de saúde:
"Eu tive alguns problemas com minhas pernas nos últimos anos. Tive uma infecção causada pelo liquido que estava causando problema no joelho, causou um abcesso, que me obrigou a fazer alguns shows na cadeira de rodas. Entrei em colapso, desmaiei várias vezes, quase morri por isso mesmo. Fiquei hospitalizado por 8 meses, essa merda era enorme e estava ferrando minha clavícula, meu peito. Eu tomava uns 40 comprimidos por dia durante os oito meses no hospital. Não conseguia me mexer. Eles disseram que tudo partiu da infecção causada pelo líquido no joelho, mas poderia ter sido outra coisa que eu peguei viajando na América do Sul, na Índia, igual aconteceu com Steve Grimmett (Grim Reaper). Então, agora eu terei que consertar meus joelhos. Estão fazendo a prótese que preciso pro joelho, terei que pagar 86.000 libras. Eu descobri também através do meu dentista que graças a todas as pílulas que estou tomando, elas podem fazer minhas gengivas encolherem e vou perder todos meus dentes também se eu não tiver cuidado. Nos próximos meses, eles irão remover completamente meu joelho direito e colocar essa tal prótese, obviamente, o melhor cirurgião do país esta ocupado com outros pacientes então eu tenho que esperá-lo."
Questionado sobre a possibilidade de fazer um show com os vocalistas que já passaram pela banda, ele conta:
"Sim, se surgir a oportunidade, acho que algo bom pode sair disso. Seria bom ver os caras novamente"
Falando sobre 'ressuscitar' sua antiga banda Batttlezone:
"Estamos em negociações no momento, isso não é nenhum segredo. Estamos tentando contato com John Wiggins (guitarrista) mas meu antigo baixista Colin Riggs estará presente."
Comente: Doug Sampson tem algo a dizer ou é apenas um verbete na história do Maiden?
Iron Maiden - The Soundhouse Tapes
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps