Iron Maiden: veja alguns detalhes sobre The Soundhouse Tapes
Por Mateus Ribeiro
Fonte: Metal Injection
Postado em 12 de maio de 2019
A primeira vez que Paul Di´Anno viu o Iron Maiden foi em 1978, no lendário pub londrino Cart & Horses, local onde o baixista Steve Harris tocava constantemente com suas antigas bandas. Naquela época,a formação do Iron Maiden contava com o vocalista Dennis Wilcock, ex-Smiler, outro projeto de Steve Harris.
O então vocalista se preocupava em manter uma performance chocante no palco, e usava maquiagem parecida com Alice Cooper, cuspia sangue falso, além de enfiar espadas na boca. O Iron Maiden também usava pirotecnia em seus shows, e apesar daquilo tudo ser uma "atitude metal", Paul Di´Anno não entendeu nada a primeira vez que presenciou um show da banda:
"Fui ver a banda no Cart & Horses, e o vocalista tinha essa espada idiota e sangue falso escorrendo pela sua boca. Aquilo irritou eu e meu companheiro. Quando fui apresentado ao Steve Harris, e ele me convidou para uma audição, pensei 'eu não gosto de andar por aí com uma espada', e de fato eu não queria nem saber".
Apesar da primeira impressão que teve, Paul substituiu Wilcock em setembro de 1978. O baterista Dennis Sampson relembra como foi a audição de Paul para entrar na banda:
"Ficamos chocados com a audição de Paul. A partir do momento que fez o teste, ele virou o vocalista da banda. Ouvimos uma voz fenomenal que realmente se adequou à banda naquele momento em particular, foi uma ligação diferente, Di'Anno elevou o nível, e conseguiu o emprego, obviamente".
Nos dois últimos dias do ano, o Iron Maiden foi até o estúdio Spaceward para gravar a lendária "The Soundhouse Tapes". A sonoridade do trabalho lembra o punk rock, principalmente por conta de Paul Di´Anno, que sempre gostou do estilo, ao contrário de Steve Harris. Apesar da influência punk, Paul Di´Anno tinha uma veia headbanger, fruto de uma das únicas bandas de heavy metal que gostava, o Judas Priest.
Já Steve Harris, segundo as palavras de Bruce Dickinson, não é lá muito fã do estilo, tampouco do primeiro trabalho do Maiden:
"Se você olhar para todas as velhas entrevistas de Steve Harris - ele odeia o punk rock. Ele odeia esse álbum. O primeiro vocalista (Paul Di'Anno) deu um pouco desse tipo de vibe, mas a coisa punk foi pregada na banda pela imprensa. A banda absolutamente odiava, pois o Iron Maiden não era uma banda punk nem remotamente".
O livro "Killers: The Origins of Iron Maiden, 1975-1983", de 1985, fala sobre os primeiros dias do Maiden. Um dos assuntos abordados pelo autor Neil Daniels é a participação do guitarrista Paul Cairns nas gravações. Apesar da ausência do nome de Paul nos créditos, há provas fotográficas de que o guitarrista (e seu cachorro Nelson, que ele levou) estava em um pub muito perto do local de gravação. Paul Di´Anno disse que também tem memórias claras como o dia da presença do guitarrista no estúdio Spacewood.
As sessões de gravação foram rápidas, já que grande parte do álbum foi gravado em um take. O valor das sessões ficou em 200 dólares. Foram prensadas apenas 5000 cópias do disco, e graças à raridade das versões originais, o disco foi amplamente pirateado, o que já enganou muitos colecionadores. Caso você queira adquirir uma cópia, o ideal é visitar o site The Soundhouse Tapes.net, onde Kenny Maxymowich, fã da banda, e possivelmente dono da maior coleção de itens da banda no mundo, explica como diferenciar uma cópia falsa e uma original.
Iron Maiden - The Soundhouse Tapes
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rafael Bittencourt explica atual relação com Edu Falaschi e possibilidade de novos shows
Testament, Overkill e Destruction confirmam turnê conjunta em 2026
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Sharon explica o que a fez desistir de pacto firmado com Ozzy
Rafael Bittencourt explica por que Fabio Lione saiu do Angra
Lynyrd Skynyrd fará shows em Curitiba, Rio de Janeiro e Porto Alegre
A resposta de Rafael Bittencourt sobre possibilidade de Bruno Valverde deixar a banda
Por que Angra escolheu Alírio Netto como vocalista, segundo Rafael Bittencourt
O dia que Rob Halford viu Ozzy Osbourne peladão e curtindo a vida adoidado
As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026
Brasileira Marina La Torraca é anunciada como nova vocalista do Battle Beast
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
Jimmy Page faz post e comenta atual opinião sobre show do Led Zeppelin em 2007
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
A primeira banda de rock dos anos 1960 que acertou em cheio, segundo Robert Plant

A história da gravação de The Soundhouse Tapes, lendária demo do Iron Maiden
Os ícones do heavy metal que são os heróis de Chuck Billy, vocalista do Testament
As duas únicas bandas de metal entre maiores turnês do milênio, segundo a Pollstar
Show do Iron Maiden em São Paulo será no dia do segundo turno das eleições
Alter Bridge abrirá para o Iron Maiden apenas no Brasil
Steve Harris e Bruce Dickinson comentam tour do Iron Maiden pela América Latina
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
Adrian Smith comenta mudança de cenários físicos para telas digitais na nova turnê do Maiden
Pollstar divulga lista dos 25 artistas que mais venderam ingressos no século atual


