Iron Maiden: veja alguns detalhes sobre The Soundhouse Tapes

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Mateus Ribeiro, Fonte: Metal Injection, Tradução
Enviar Correções  

A primeira vez que Paul Di´Anno viu o Iron Maiden foi em 1978, no lendário pub londrino Cart & Horses, local onde o baixista Steve Harris tocava constantemente com suas antigas bandas. Naquela época,a formação do Iron Maiden contava com o vocalista Dennis Wilcock, ex-Smiler, outro projeto de Steve Harris.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O então vocalista se preocupava em manter uma performance chocante no palco, e usava maquiagem parecida com Alice Cooper, cuspia sangue falso, além de enfiar espadas na boca. O Iron Maiden também usava pirotecnia em seus shows, e apesar daquilo tudo ser uma "atitude metal", Paul Di´Anno não entendeu nada a primeira vez que presenciou um show da banda:

"Fui ver a banda no Cart & Horses, e o vocalista tinha essa espada idiota e sangue falso escorrendo pela sua boca. Aquilo irritou eu e meu companheiro. Quando fui apresentado ao Steve Harris, e ele me convidou para uma audição, pensei 'eu não gosto de andar por aí com uma espada', e de fato eu não queria nem saber".

Apesar da primeira impressão que teve, Paul substituiu Wilcock em setembro de 1978. O baterista Dennis Sampson relembra como foi a audição de Paul para entrar na banda:

"Ficamos chocados com a audição de Paul. A partir do momento que fez o teste, ele virou o vocalista da banda. Ouvimos uma voz fenomenal que realmente se adequou à banda naquele momento em particular, foi uma ligação diferente, Di'Anno elevou o nível, e conseguiu o emprego, obviamente".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Nos dois últimos dias do ano, o Iron Maiden foi até o estúdio Spaceward para gravar a lendária "The Soundhouse Tapes". A sonoridade do trabalho lembra o punk rock, principalmente por conta de Paul Di´Anno, que sempre gostou do estilo, ao contrário de Steve Harris. Apesar da influência punk, Paul Di´Anno tinha uma veia headbanger, fruto de uma das únicas bandas de heavy metal que gostava, o Judas Priest.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Já Steve Harris, segundo as palavras de Bruce Dickinson, não é lá muito fã do estilo, tampouco do primeiro trabalho do Maiden:

"Se você olhar para todas as velhas entrevistas de Steve Harris - ele odeia o punk rock. Ele odeia esse álbum. O primeiro vocalista (Paul Di'Anno) deu um pouco desse tipo de vibe, mas a coisa punk foi pregada na banda pela imprensa. A banda absolutamente odiava, pois o Iron Maiden não era uma banda punk nem remotamente".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O livro "Killers: The Origins of Iron Maiden, 1975-1983", de 1985, fala sobre os primeiros dias do Maiden. Um dos assuntos abordados pelo autor Neil Daniels é a participação do guitarrista Paul Cairns nas gravações. Apesar da ausência do nome de Paul nos créditos, há provas fotográficas de que o guitarrista (e seu cachorro Nelson, que ele levou) estava em um pub muito perto do local de gravação. Paul Di´Anno disse que também tem memórias claras como o dia da presença do guitarrista no estúdio Spacewood.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

As sessões de gravação foram rápidas, já que grande parte do álbum foi gravado em um take. O valor das sessões ficou em 200 dólares. Foram prensadas apenas 5000 cópias do disco, e graças à raridade das versões originais, o disco foi amplamente pirateado, o que já enganou muitos colecionadores. Caso você queira adquirir uma cópia, o ideal é visitar o site The Soundhouse Tapes.net, onde Kenny Maxymowich, fã da banda, e possivelmente dono da maior coleção de itens da banda no mundo, explica como diferenciar uma cópia falsa e uma original.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


Iron Maiden - The Soundhouse Tapes

Iron Maiden: A história da gravação de The Soundhouse TapesIron Maiden
A história da gravação de The Soundhouse Tapes

The Soundhouse Tapes: a mal contada história do Iron Maiden

Iron Maiden: A passagem da rudeza às pedras polidas

Em 09/11/1979: Iron Maiden lança The Soundhouse Tapes

Paul Cairns: a história do guitarrista de "The Soundhouse Tapes"

Iron Maiden: Como reconhecer o Soundhouse tapes original?

Doug Sampson: Maiden, Soundhouse Tapes e reunião com Paul Di'Anno

Todas as matérias sobre "Iron Maiden - The Soundhouse Tapes"




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Treta: Zakk Wylde cuspiu cerveja em James Hetfield?Treta
Zakk Wylde cuspiu cerveja em James Hetfield?

Ozzy Osbourne: O Rio de Janeiro é uma porra duma merda!Ozzy Osbourne
"O Rio de Janeiro é uma porra duma merda!"


Sobre Mateus Ribeiro

Fanático por Ramones, In Flames e Soilwork. Limeirense com muito orgulho (e sotaque).

Mais matérias de Mateus Ribeiro no Whiplash.Net.

Goo336 GooInArt Cli336 Goo336 Goo336 Cli336 Goo728 Goo336