Iron Maiden: veja alguns detalhes sobre The Soundhouse Tapes

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Mateus Ribeiro, Fonte: Metal Injection, Tradução
Enviar correções  |  Ver Acessos

A primeira vez que Paul Di'Anno viu o Iron Maiden foi em 1978, no lendário pub londrino Cart & Horses, local onde o baixista Steve Harris tocava constantemente com suas antigas bandas. Naquela época,a formação do Iron Maiden contava com o vocalista Dennis Wilcock, ex-Smiler, outro projeto de Steve Harris.

Axl Rose: a primeira ficha policial aos 18 anosPreços: quanto custa para contratar a sua banda favorita

O então vocalista se preocupava em manter uma performance chocante no palco, e usava maquiagem parecida com Alice Cooper, cuspia sangue falso, além de enfiar espadas na boca. O Iron Maiden também usava pirotecnia em seus shows, e apesar daquilo tudo ser uma "atitude metal", Paul Di'Anno não entendeu nada a primeira vez que presenciou um show da banda:

"Fui ver a banda no Cart & Horses, e o vocalista tinha essa espada idiota e sangue falso escorrendo pela sua boca. Aquilo irritou eu e meu companheiro. Quando fui apresentado ao Steve Harris, e ele me convidou para uma audição, pensei 'eu não gosto de andar por aí com uma espada', e de fato eu não queria nem saber".

Apesar da primeira impressão que teve, Paul substituiu Wilcock em setembro de 1978. O baterista Dennis Sampson relembra como foi a audição de Paul para entrar na banda:

"Ficamos chocados com a audição de Paul. A partir do momento que fez o teste, ele virou o vocalista da banda. Ouvimos uma voz fenomenal que realmente se adequou à banda naquele momento em particular, foi uma ligação diferente, Di'Anno elevou o nível, e conseguiu o emprego, obviamente".

Nos dois últimos dias do ano, o Iron Maiden foi até o estúdio Spaceward para gravar a lendária "The Soundhouse Tapes". A sonoridade do trabalho lembra o punk rock, principalmente por conta de Paul Di'Anno, que sempre gostou do estilo, ao contrário de Steve Harris. Apesar da influência punk, Paul Di'Anno tinha uma veia headbanger, fruto de uma das únicas bandas de heavy metal que gostava, o Judas Priest.

Já Steve Harris, segundo as palavras de Bruce Dickinson, não é lá muito fã do estilo, tampouco do primeiro trabalho do Maiden:

"Se você olhar para todas as velhas entrevistas de Steve Harris - ele odeia o punk rock. Ele odeia esse álbum. O primeiro vocalista (Paul Di'Anno) deu um pouco desse tipo de vibe, mas a coisa punk foi pregada na banda pela imprensa. A banda absolutamente odiava, pois o Iron Maiden não era uma banda punk nem remotamente".

O livro "Killers: The Origins of Iron Maiden, 1975-1983", de 1985, fala sobre os primeiros dias do Maiden. Um dos assuntos abordados pelo autor Neil Daniels é a participação do guitarrista Paul Cairns nas gravações. Apesar da ausência do nome de Paul nos créditos, há provas fotográficas de que o guitarrista (e seu cachorro Nelson, que ele levou) estava em um pub muito perto do local de gravação. Paul Di'Anno disse que também tem memórias claras como o dia da presença do guitarrista no estúdio Spacewood.

As sessões de gravação foram rápidas, já que grande parte do álbum foi gravado em um take. O valor das sessões ficou em 200 dólares. Foram prensadas apenas 5000 cópias do disco, e graças à raridade das versões originais, o disco foi amplamente pirateado, o que já enganou muitos colecionadores. Caso você queira adquirir uma cópia, o ideal é visitar o site The Soundhouse Tapes.net, onde Kenny Maxymowich, fã da banda, e possivelmente dono da maior coleção de itens da banda no mundo, explica como diferenciar uma cópia falsa e uma original.


Iron Maiden - The Soundhouse Tapes

Iron Maiden: A história da gravação de The Soundhouse TapesIron Maiden
A história da gravação de "The Soundhouse Tapes"

The Soundhouse Tapes: a mal contada história do Iron Maiden

Iron Maiden: A passagem da rudeza às pedras polidas

Em 09/11/1979: Iron Maiden lança The Soundhouse Tapes

Paul Cairns: a história do guitarrista de "The Soundhouse Tapes"

Iron Maiden: Como reconhecer o Soundhouse tapes original?

Doug Sampson: Maiden, Soundhouse Tapes e reunião com Paul Di'Anno

Todas as matérias sobre "Iron Maiden - The Soundhouse Tapes"




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Iron Maiden - The Soundhouse Tapes"Todas as matérias sobre "Iron Maiden"


Axl Rose: a primeira ficha policial aos 18 anosAxl Rose
A primeira ficha policial aos 18 anos

Preços: quanto custa para contratar a sua banda favoritaPreços
Quanto custa para contratar a sua banda favorita

Fotos de Infância: Steven Tyler, do AerosmithFotos de Infância
Steven Tyler, do Aerosmith

Separados no nascimento: Robert Plant e Patrícia PillarSeparados no nascimento
Robert Plant e Patrícia Pillar

Fotos de Infância: Amy Lee, do Evanescence, muito antes da famaFotos de Infância
Amy Lee, do Evanescence, muito antes da fama

Tradução: O clássico Heaven And Hell, do Black SabbathTradução
O clássico Heaven And Hell, do Black Sabbath

Haja pente: os músicos mais cabeludos e barbudos do RockHaja pente
Os músicos mais cabeludos e barbudos do Rock


Sobre Mateus Ribeiro

Fanático por Ramones, In Flames e Soilwork. Limeirense com muito orgulho (e sotaque).

Mais matérias de Mateus Ribeiro no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336