A banda liderada por mulheres que foi "o Led Zeppelin americano" segundo Chris Cornell
Por André Garcia
Postado em 09 de fevereiro de 2025
Por seu cabelo cacheado, sua pinta de galã e seu vocal agudo cortante, em Seattle Chris Cornell já foi muito comparado a Robert Plant. Não tanto quanto Steven Tyler foi comparado a Mick Jagger, mas era.
Curiosamente, a banda de Seattle que para ele era o equivalente estadunidense ao Led Zeppelin não era sua banda, o Soundgarden, e sim o Heart — das irmãs Ann e Nancy Wilson.
Conforme publicado pela Rock and Roll Garage, em entrevista de 2000 para o especial Greatest Artists of Hard Rock da VH1, Cornell disse que "eu não diferenciava em nada [o Heart] das bandas que eu ouvia. Para mim, eles eram como uma versão americana do Led Zeppelin".
Anos depois, em 2013, quando o Heart foi introduzido ao Rock and Roll Hall of Fame, Chris Cornell foi o encarregado do discurso:
"Estou aqui esta noite para apresentar uma banda incrível, e que ainda tem as heroínas da minha cidade natal: uma banda chamada Heart. Vamos agora celebrar as irmãs Ann e Nancy Wilson […] mulheres que autenticamente se fizeram notar em um mundo dominado por homens."
"Lá estava uma banda […] que bebia na fonte do [Led] Zeppelin e exibia uma extensão surpreendente. Quando digo extensão, não estou falando só da voz épica e cheia de alma de Ann Wilson. Me refiro ao que eles eram capazes de fazer musicalmente."
"Devo dizer que o vocal da Ann Wilson é uma força da natureza sem igual. Eu já me sentei na sala de estar com Ann, Nancy e uns violões. Posso dizer que foi um dos melhores vocais ao vivo que já ouvi em toda a minha vida."
"Como vocalista, ela se destaca como um dos poucos em que sigo como modelo. [Quando ouço ela eu] penso 'Uau, é possível melhorar com a idade!'"
Heart foi formado em Seattle muito antes do surgimento do grunge, em 1973, e permaneceu na ativa até depois que muita banda do gênero já tinha acabado, em 1998. Eles se reuniram de 2002 a 2016, em 2019, e desde 2023.
Sua discografia é composta por 15 álbuns de estúdio e 9 ao vivo. Seu trabalho mais recente é "Beautiful Broken" (2016), lançado um ano antes da morte de Chris Cornell.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps