Attomica: Ainda referência na música pesada nacional
Resenha - Attomica 4 - Attomica
Por Junior Frascá
Postado em 27 de junho de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Finalmente, depois de mais de 21 anos de espera, é colocado no mercado o tão aguardado novo disco do ATTOMICA, uma das bandas mais importantes da história do metal nacional. Formada em 1985, na cidade de São José dos Campos, a banda teve uma carreira curta no final dos anos 80 e início dos anos 90, mas marcou uma geração de bangers com seus discos e shows fantásticos, e até hoje é referência na música pesada nacional.
Iniciando suas atividades com um thrash metal mais ríspido e direto, como se percebe no seu debut, e depois evoluindo para algo mais trabalhado, principalmente no clássico "Disturbing the Noise", o ATTOMICA sempre esbanjou competência e paixão pelo estilo. E neste seu quarto disco de estúdio, que sugestivamente leva apenas o nome de "Attomica 4", a banda mostra que mesmo com essa extensa parada em suas atividades, não esqueceu nada, lançando um material excelente, digno de sua discografia, mesclando com perfeição o thrash metal old school com hardcore e crossover, no melhor estilo anos 80.
Todos os elementos característicos do som da banda estão presentes: riffs de guitarras destruidores e precisos, que são o carro chefe de todas as faixas; baixo marcante e bateria técnica e precisa, aliados aos excelentes vocais de Alex Rangel (que substituiu Laerte Perr, vocalista original da banda), que varia entre tons graves e agudos com muita precisão, e sempre exalando fúria e agressividade, como pede o estilo.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Portanto, estamos diante de um daqueles discos que todos os fãs de thrash metal oitentista irão escutar e se deliciar, tendo aquela sensação de que os velhos tempos estão de volta, e tudo isso agora com uma excelente qualidade de gravação, que soube deixar o som atual mas sem excessos de modernidade.
O disco merece uma audição completa, sendo que todas as faixas são excelentes e irão fazer estragos em pescoços mundo afora, mas caso o ouvinte queira ter uma ideia de quão bom é o material, escute as três primeiras faixas do disco, "Blood Bath", "Black Death" e "Yakuza", além de "Down the Drain", para perceber que este retorno da banda é muito mais do que bem vindo!
É cedo para dizer que "Attomica 4" é o melhor disco do ATTOMICA, mas desde já é perceptível que, no mínimo, está no mesmo nível dos lançamentos anteriores da banda. Trata-se, pois, de um disco historio e indispensável na coleção de qualquer fã de metal! Vamos torcer para que a banda continue ativa, e não demore mais 21 anos para soltar outro material. Sem dúvida um dos grandes discos de thrash metal de 2012!
Attomica 4 - Attomica
(2012 – Oversonic - Nacional)
Track List:
1. Blood Bath
2. Black Death
3. Yakuza
4. Night Killer
5. Wanted
6. Down the Drain
7. Mysterious Lady
8. Hurt n Scared
9. Amen
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música de prog metal lançada a cada ano, de 1985 até 2025
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
O músico que para James Hetfield representava a própria América
Filha de vocalista do Poison começa a vender "pack do pezinho"
10 músicas de metal internacional que estão na memória afetiva do brasileiro
Baterista responde a reclamações dos fãs sobre o Anthrax tocar sempre o mesmo setlist
Os cinco maiores álbuns da história do rock progressivo
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
Ex-Queensryche, Geoff Tate confirma dois shows no Brasil para 2027
Os 10 maiores baixistas de todos os tempos, segundo a Rolling Stone
Steve Harris aponta a música ideal para apresentar o Iron Maiden a quem nunca ouviu a banda
Masters of Voices reúne quatro gerações do rock e heavy metal na América do Sul e no Brasil
Europe lança "The Cult of Ignorance", faixa de seu próximo disco de estúdio
"Consigo tocar a maioria das músicas do Sabbath com dois dedos", disse Tony Iommi
Qual o melhor guitarrista que tocou com Ozzy Osbourne? Madman responde
As cinco bandas que Bob Dylan confessou que queria ter feito parte
A inesperada maneira como pai de Chester descobriu abuso que filho sofria na infância


Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
Draconian - "In Somnolent Ruin" reafirma seu espaço de referência na música melancólica
Espera de quinze anos vale cada minuto de "Born To Kill", o novo disco do Social Distortion
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR
O Ápice de uma Era: Battle Beast e a Forja Implacável de "Steelbound"
"Acústico MTV" do Capital Inicial: o álbum que redefiniu uma carreira e ampliou o alcance do rock
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes

