Fenícia: Pop Rock de classe e com personalidade
Resenha - Consciência Desafinada - Fenícia
Por Vitor Franceschini
Postado em 13 de junho de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Para quem não conhece, a banda Fenícia é oriunda de Descalvado/SP e está na estrada há 7 anos. Este é o segundo trabalho do grupo, sendo que gravaram um álbum auto-intitulado em 2006. Depois de diversas apresentações pelo Brasil afora, dividindo o palco com nomes como Made In Brazil e Titãs, o grupo entrou em estúdio no ano passado e soltou este trabalho "Consciência Desafinada".
O principal diferencial de "Consciência Desafinada" para o primeiro trabalho é o amadurecimento da banda. Além da evolução musical e a identidade da banda ficar mais evidente, as letras estão soando mais complexas e inteligentes. A produção, a cargo de Eduardo Loja (Toka Produtora de Áudio) ficou excelente, com todos os instrumentos bem timbrados e nítidos.
O interessante, principalmente para quem acompanhou de perto a banda, foi a já citada busca pela identidade própria. Não que a banda não estivesse atrás disso no primeiro trabalho, mas aqui isso fica mais claro e aqueles que procurarem (ainda) comparar a banda com alguns ícones do Rock Nacional irá dar com os burros n’água. Tudo isso com o mérito de não seguir nenhuma tendência, mantendo-se a fazer um Pop Rock de classe e com personalidade.
As guitarras de Teuzinho Rocks continuam sendo um show a parte, com riffs bem elaborados, sem chances para virtuose barata. A cozinha, formada pelos estreantes Pazotto (baixo) e Mafu (bateria) seguram a onda dando o peso necessário para a música que se propõem a fazer. Os vocais de Ninne deixaram de lado aquele lado angelical, que dava o ar ‘light’ ao som da banda e passou a ser mais impositivo e agressivo, o que colaborou e muito para a evolução natural do grupo. A tudo isso acrescente densidade e arranjos sombrios.
Sem dúvidas a faixa título, que também é música de trabalho e já possui um excelente vídeo clipe, é o grande destaque do grupo. Com toques de rock clássico e acentuação pop, a música transita entre diversas emoções, principalmente pela quebrada no refrão. É claro que o álbum não se restringe a isso, sendo que Onde Vou Te Encontrar? é uma ótima balada.
A magnífica e pesada De Repente, que conta com toques de ritmo nordestino, surpreende não só pelos belos arranjos, riffs sujos e uma cozinha bem agressiva, mas também pela ótima letra. Para os fãs matarem a saudade do primeiro disco, a faixa que mais se aproxima deste é O Canto, que é bem direta e rápida. Isso sem contar o restante do trabalho que não fica muito atrás do que foi citado. Sem dúvidas "Consciência Desafinada" é mais um grande passo para a Fenícia, que está no caminho certo.
http://www.bandafenicia.com.br
8,0
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
O gênero musical que nunca será tão relevante quanto o rock, segundo Gene Simmons
Left To Die retornará ao Brasil em setembro tocando clássicos do Death
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
Masters of Voices, que reúne Edu Falaschi e Tim Ripper, anuncia tour sul-americana
A banda que tinha música, tinha talento... mas não tinha o "pacote" do Led Zeppelin
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
Nova perícia privada contesta suicídio e diz que Kurt Cobain pode ter sido assassinado
Mille Petrozza (Kreator) admite que ficaria entediado se fizesse um álbum 100% thrash metal
Rage confirma três shows no Brasil em maio
A música do Metallica que deveria ter solo do Kirk, mas ele não apareceu e Cliff resolveu
A banda que Joey Ramone disse que mais o inspirava; "Uma experiência de corpo e mente"
Os 5 discos que Regis Tadeu levaria para ilha deserta, incluindo brasileiro pouco famoso
A faixa que não foi incluída em álbum dos Beatles após ser rejeitado mais de 100 vezes
Scott Ian conta como foi o dia que Dave mustaine foi demitido do Metallica


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



