George Israel conta como foram últimos dias de Cazuza: "Acompanhei essa época de perto"
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de outubro de 2024
George Israel, ex-Kid Abelha e parceiro de composição de Cazuza, revelou detalhes tocantes sobre os últimos dias de seu amigo, com quem manteve uma relação próxima e colaborativa até o fim. A entrevista foi ao canal MPB Bossa.
Cazuza - Mais Novidades
Israel relembra a energia que o cantor ainda demonstrava, apesar da grave doença que o debilitava. "Ele me enviava letras, e trabalhamos juntos em músicas como ‘Burguesia’, ‘Eu Agradeço’ e ‘Nabucodonosor’. Mesmo naquela situação, ele conseguia extrair uma energia fora do comum para escrever, gravar e cantar", afirmou.
Um dos momentos mais marcantes para Israel foi o seu casamento, no final de 1988, quando Cazuza, após uma transfusão de sangue, participou da festa e cantou por cerca de 20 minutos. "Acho que foi uma das últimas vezes que ele conseguiu fazer algo assim. Depois disso, ele começou a ficar cada vez mais fragilizado", relembrou.
Cazuza faleceu em julho de 1990, mas manteve-se ativo socialmente até os momentos finais, mesmo usando cadeira de rodas. Israel recorda que, em 1989, o cantor compareceu ao Prêmio Sharp, já muito debilitado, para receber um troféu. "Mesmo fraco, ele fez questão de estar lá", comentou.
Nos dias que antecederam sua morte, Israel esteve com o amigo em São Paulo. "Eu o vi uma semana antes dele falecer. Foi um choque, embora estivéssemos nos acostumando com seu declínio. O espírito dele, no entanto, permanecia forte.
Ele ainda queria estar rodeado de pessoas, recebendo visitas, participando das conversas", contou. Cazuza, segundo Israel, prolongou sua conexão com os amigos e a vida social até onde pôde, tornando seus últimos momentos intensos e profundamente marcantes.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Chris Cornell integraria se convidassem; "Ele nunca me chamou"
Manowar tocará "Kings of Metal" e "Fighting the World" na íntegra em shows de 2027
As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
Jason Newsted diz que Metallica é, na prática, uma dupla de James Hetfield e Lars Ulrich
O maior riff de guitarra de todos os tempos, segundo Tony Iommi do Black Sabbath
Max Cavalera explica o que fez o Sepultura mudar o som em "Chaos A.D."
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Edu Falaschi conta como a reaproximação com Angra o levou ao Masters of Voices
Os roqueiros da Seleção Brasileira na História das Copas do Mundo
Zakk Wylde contesta Gene Simmons sobre mercado da música: "Seja como Jimmy Page"
Os dois melhores bateristas do rock de todos os tempos, segundo John Bonham
Nocturno Culto explica por que o Darkthrone nunca mais tocou ao vivo
Edu Falaschi lamenta vazamento: "Qualidade horrível, o cara captou do jeito que pôde"
As 15 melhores músicas do Slayer, segundo o Loudwire



10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Os dois letristas brasileiros que Paulo Ricardo venera: "Estão no Top 5 daqui com certeza"
A banda argentina que teve um cover de Cazuza como primeiro sucesso
Morre Guto Graça Mello, produtor de Cazuza, Rita Lee e trilhas do cinema brasileiro
O álbum do Cazuza que Regis Tadeu odeia: "Esse disco é horroroso, não tem condição"
O dia que Faustão alfinetou Barão Vermelho e Cazuza no programa Perdidos na Noite


