Týr: Auge criativo e técnico com maturidade impressionante
Resenha - Lay Of Thrym - Týr
Por Junior Frascá
Postado em 02 de maio de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O TÝR, banda formada nas Ilhas Faroé, chega a seu sexto disco de inéditas, que acaba de ser disponibilizado no mercado nacional, mostrando mais uma vez uma sonoridade única, e atingindo sem dúvidas o seu auge criativo e técnico, criando canções que agradam facilmente o ouvinte, e mostrando uma maturidade impressionante.
Para quem ainda não conhece (está esperando o que?), banda pratica um heavy metal muito diversificado e criativo, com grande influência de música folk, e algo de progressivo, além de possuir uma temática viking bem interessante. Ao contrário do que muitos podem pensar, o som dos caras não possui vocais guturais ou passagens mais brutais, mas não deixam de lado o peso e agressividade das canções, embora optem por algo mais climático, épico e repleto de coros de vozes (que são o grande destaque do material).
Alias, o que mais chama a atenção no material é a qualidade das composições, todas muito bem estruturadas e com arranjos surpreendentes e com uma riqueza de elementos poucas vezes vistas.
Já nas três primeiras faixas do disco, "Flames of the Free", "Shadow of the Swastika" e "Take Your Tyrant", e passando pelas belíssima "Fields of the Fallen" (com riffs espetaculares, e um refrão maravilhoso) e "Ellindur Bóndi a Jadri" somos levados a uma viagem ao passado, com diversos climas bucólicos e épicos de guerra, e trazendo aqueles típicos refrãos para se sair cantando junto já na primeira audição. E o disco segue esta linha até o final, sempre com uma qualidade assustadora.
Cito ainda como destaques o excelente trabalho do produtor Jacob Hansen, que conseguiu trazer à tona todas as qualidades e elementos diversificados do som da banda com brilhantismo, e a bela arte gráfica do material, criada pelo artista Gyula Havancsák, fazendo o disco chamar ainda mais atenção.
Enfim, trata-se de um disco excelente e cativante, daqueles que você ouve incessantemente sem enjoar, e que mostra uma das melhores e mais criativas bandas da atualidade em sua melhor forma. E agora com o lançamento nacional do disco, a aquisição é indicadíssima!
Lay Of Thrym - Týr
(2011 – Die Hard Records/Rock Machine/Rock Brigade/Voice Music –Nacional)
Heri Joensen – Vocal e guitarra
Terji Skibenæs – Guitarra
Gunnar Thomsen – Baixo
Kári Streymoy – Bateria
Track List
1. Flames of the Free (04:17)
2. Shadow of the Swastika (04:23)
3. Take Your Tyrant (03:55)
4. Evening Star (05:04)
5. Hall of Freedom (04:06)
6. Fields of the Fallen (04:59)
7. Konning Hans (04:27)
8. Ellindur Bóndi a Jaðri (03:55)
9. Nine Words of Lore (04:04)
10. The Lay of Thrym (06:48)
Outras resenhas de Lay Of Thrym - Týr
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
O disco do Kiss feito a partir de "quase lixo inutilizável", segundo Paul Stanley
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Helloween cancela shows na Ásia devido a problemas de saúde de Michael Kiske
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
Fernanda Lira desabafa sobre ódio online e autenticidade: "não sou essa pessoa horrível"
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Ihsahn explica por que o Emperor não fará novos álbuns: "não dá para competir com isso"
O álbum de Lennon & McCartney que Neil Young se recusou a ouvir; "Isso não são os Beatles"
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
As diferenças entre CPM 22 e Dead Fish, segundo o vocalista Badauí
A capa de álbum de Metal oitentista criada na base da gambiarra e da preguiça
A resposta de Renato Russo quando tentavam diminuir o Barão Vermelho, segundo Frejat
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



