Ribozyme: Power trio noruegues com feeling setentista
Resenha - Presenting the Problem - Ribozyme
Por Marcos Garcia
Postado em 16 de março de 2012
Fazer o bom e velho Rock com jeitão de anos 70, ou seja, aquele estilo cheio de psicodelia e peso crus, ainda é um grande desafio aos nossos tempos modernos, já que muitas tentativas dão em erros crassos, pois parece muitas vezes que o estilo pertence àquela época em especial. Não basta usar instrumentos antigos, o velho Hammond, equipamento de estúdio analógico ou outros recursos se não há feeling setentista por trás de tudo, aquele jeito de só mesmo um fã do estilo consegue fazer. É, não é algo muito simples...
Mas da Noruega, um país conhecido por bandas de estilos mais extremados, vem uma surpresa e tanto no power trio RIBOZYME, que consegue fazer um som que é híbrido do Rock vintage dos anos 70 com aspectos modernos muito bem encaixados e uniformes, que cativa o ouvinte em seu novo CD, ‘Presenting the Problem’, que nos chega por meio da gravadora Indie Recordings, sendo que esta tem sido um oásis para as bandas novas e ousadas.
A produção visual é bem estilão dos anos 70, sem muitas firulas ou excessivo preciosismo. No tocante a sonorização (feita por Rune Langhelle e pela própria banda) é bem densa, pesada, com aquela gravação cuja sonoridade nos dá a impressão de ter uma ‘nuvem de fumaça’ por cima, essencial para o estilo, mas pode-se ouvir cada instrumento simultaneamente sem estar embaralhado ou algum deles se sobressaindo em detrimento aos outros.
As músicas são bem elaboradas, mas sem muitas firulas, em um disco nivelado por cima, mas não se pode deixar de destacar faixas como a elétrica e densa ‘Presenting the Problem’, que embala o ouvinte e o leva a balançar a cabeça; a grudenta e hiper ‘hardssíva’ ‘Lending a Fever’, onde belas guitarras e vocais muito melodiosos dão a tônica com um andamento cativante; ‘Leverage’, mais direta e ‘in your face’; ‘Over the Galvanized’, ora crua e direta, ora mais vintage e emotiva, com vocais ótimos e a base rítmica (que baixo gorduroso!) dando uma aula, seja nos momentos mais diretos ou amenos; ‘Downside Advantage’, com certo ‘q’ de Industrial e recheada de variações sonoras muito interessantes, especialmente no vocal; ‘Rewatched’, outra faixa em que toques modernos surgem misturados ao Rock vintage em uma mistura muito bem feita; e ‘The Bricks Went Flying’, uma semi-balada melodiosa e soturna, com pianos e teclados capazes de levar o ouvinte a uma autêntica viagem setentista sem esforços.
Em suma: um bom disco desta banda que antes era privilégio de poucos, mas que agora, com o devido suporte, chegará a um público maior, e que não só vale a ouvida atenta, mas o investimento nele. Recomendado a todos.
Tracklist:
01. Presenting the Problem
02. Lending a Fever
03. Leverage
04. Over the Galvanized
05. Caskets
06. Downside Advantage
07. Scale of Values
08. Rewatched
09. Paid in Graves
10. The Bricks Went Flying
Formação:
Kjartan Ericsson – Vocais e guitarras
Bård Bøge – Baixo e vocais
Cato Olaisen – Bateria
Contatos:
http://www.ribozyme.no
http://www.facebook.com/ribozyme
http://www.myspace.com/ribozymenorway
http://www.youtube.com/ribozymenorway
http://www.twitter.com/ribozymenorway
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Dave Lombardo comenta lenda dos 33 minutos de "Reign in Blood"
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
Classic Rock ranqueia discografia do Bon Jovi do pior ao melhor álbum
Live anuncia cancelamento de shows no Brasil
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
Iron Maiden se manifesta sobre apagão em show de Paris
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"
Queen + Adam Lambert acabou? O próprio vocalista responde
A música dos anos sessenta em que Ozzy Osbourne ouviu o começo do metal
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
O clássico que quase foi para o lixo por ser "pop" e parecer música de parque de diversões
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
Tarja Turunen explica por que é difícil morar nos países nórdicos
O lendário guitarrista que deixou Rod Stewart cheio de medo de dividir o palco
A canção do Led Zeppelin que é "uma piada" mas ensina os jovens a gostar de Rock

Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



