Rinoceronte: Se passarem por aí, não perca tempo, vá vê-los
Resenha - Nasceu - Rinoceronte
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 27 de fevereiro de 2012
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A pacata cidade catarinense de Rio Negrinho se torna um verdadeiro refúgio aos rock´n´rollers e doidões de plantão que evitam o Carnaval, graças ao Movimento Psicodália, evento cultural que vem dando um verdadeiro exemplo de competência na seleção de bandas e, principalmente, organização. E foi lá que este escriba conheceu o Rinoceronte, que representou a faceta mais pesada do gênero e deixou o público pasmo com toda a energia sobre os palcos – e não deu outra, o ‘mais um’ foi tão insistente que tiveram que voltar ao público após o término programado do show!
O Rinoceronte é um Power trio que iniciou suas atividades no finalzinho de 2007 em Santa Maria (RS) e, após dois anos, liberou um EP auto-intitulado caprichadíssimo e que já mostrava o potencial de sua música. Desde então, tiveram a oportunidade de tocar em inúmeros estados deste Brasilzão, indo do Rio Grande do Sul, seguindo para Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e São Paulo. Ou seja, o palco dos caras é a estrada, o que explica toda sua coesão ao vivo.
E "Nasceu" é seu primeiro álbum completo, gravado longe das terras gaúchas, mais precisamente no Estúdio Rocklab de Goiânia (GO) e distribuído pela Monstro Discos. E como é gratificante observar que o Rinocerante conseguiu transferir para o disco exatamente a mesma energia que transmite ao vivo. O estilo é basicamente o Heavy Rock setentista, direto na jugular, com algumas passagens lisérgicas e (muito bem) cantado na língua portuguesa, onde cada um dos instrumentistas evita cair na mesmice e desempenha um papel fundamental na construção das canções.
E que fique claro que uma banda pode – e deve! – ter personalidade sem soar como novidade. E este atributo o debut "Nasceu" possui de sobra. Canções como a abertura "O Choque", com influências ‘mezzo’ sabbathicas; "Espelhos" ou "Furacão" mostram a capacidade de o Rinoceronte oferecer canções diversificadas, pesadíssimas e com melodias de extremo bom gosto. O repertório é simplesmente incrível.
Ok, a imagem da capa com tendências psicodélicas infelizmente peca por não retratar fielmente o poder de fogo que é "Nasceu", mas é só o disquinho começar a girar que esse pequeno detalhe rapidamente deixa de ser um incômodo. Isso é Rock´n´Roll de primeira linha, não deixem de conferir e, considerando que o Rinoceronte tomou gosto por tocar por tantos estados, o leitor que fique atento: se passarem por aí, não perca tempo, vá vê-los!
Contato:
http://www.myspace.com/rinoceronterock
http://www.rinoceronterock.blogspot.com
Formação:
Paulo Noronha - voz e guitarra
Vinicius Brum - baixo
Luiz Henrique - bateria
Rinoceronte – Nasceu
(2010 / Monstro discos – nacional)
01. O Choque
02. Caminhos
03. Espelhos
04. Montanha
05. Chaves e segredos
06. Nasceu
07. Furacão
08. Regras do Jogo
09. E Eu que não Queria
10. Anda no Ar
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
O dia que Bruno Sutter abordou Gastão doidão: "Não fumem maconha!"
Manowar se manifesta após anúncio da morte de Ross the Boss
Ouça e leia a letra de "Ozzy's Song", homenagem de Zakk Wylde a Ozzy Osbourne
Rock and Roll Hall of Fame inclui Blaze Bayley entre os indicados pelo Iron Maiden
Green Day emplaca sua quinta música no "Clube do Bilhão" do Spotify
Morre Ross "The Boss", membro fundador e ex-guitarrista do Manowar
Como a mais autêntica banda de rock da América gravou o pior álbum feito por uma grande banda
O dia em que guitarrista do Motörhead usou jornais para atrapalhar show do Heaven and Hell
Guitarrista e produtor mantém esperança de que álbum do King Diamond sairá em breve
Alissa White-Gluz aponta hipocrisia de fãs de metal sobre vocais limpos
A banda das antigas que guitarrista do Korn não curtia; "Qualquer um podia tocar o que eles tocavam
Os 10 piores músicos que passaram por bandas de rock clássicas
O riff de guitarra que Tony Iommi considera o maior de todos os tempos - alguém discorda?
A música lado b do Metallica que Lars Ulrich não quer ouvir nunca mais
John Lennon acreditava que uma reunião dos Beatles seria possível, mas Paul não concordava


A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



