Cranberries: A triste história da letra de "Zombie"
Por Roberto Rillo Bíscaro
Fonte: BBC Brasil
Postado em 18 de janeiro de 2018
Zombie foi lançada em 1994 como um single. Escrita por Dolores O'Riordan, é um lamento aos conflitos envolvendo a rixa entre católicos e protestantes, na Irlanda do Norte. O riff é bem pesado, comparado a outros singles da banda. Ficou em primeiro lugar nas paradas da Austrália, Bélgica, Dinamarca e Alemanha.
Em termos de inspiração, mais especificamente, Zombie foi inspirada na morte de Tim Parry, de 12 anos, e Johnathan Ball, de 3, vítimas da explosão de duas bombas colocadas pelo grupo armado IRA em lixeiras de uma área comercial de Warrington, na Inglaterra, no dia 20 de março de 1993.
O Exército Republicano Irlandês foi a principal organização armada católico-republicana da Irlanda do Norte, que durante décadas utilizou a violência para tentar que esse território deixasse de formar o Reino Unido e se incorporasse à República da Irlanda.
Dolores O'Riordan canta: "Em sua mente, em sua mente, eles estão lutando. Com seus tanques e suas bombas. E suas bombas e suas armas, em sua mente. Em sua mente eles estão chorando". Outro trecho, clara referência ao atentado, diz: "O coração partido de outra mãe é tomado. Quando a violência causa silêncio, devemos estar enganados".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps